Floyd Mayweather vs. Conor McGregor: o impossível se concretizou

O combate foi oficialmente anunciado para 26 de agosto, em Las Vegas. Discrepâncias técnicas à parte, a expectativa é que seja gerado muito dinheiro entre a lenda do boxe e o ícone do MMA.

Não se pode duvidar de mais nada neste mundo. Quando Floyd Mayweather e Conor McGregor começaram a se provocar, a hipótese de uma luta era tratada como escárnio – inclusive por mim. Porém, nesta quarta-feira, o que era tido como patacoada ganhou data e local.

Mayweather e McGregor se enfrentarão num ringue de boxe no dia 26 de agosto, na T-Mobile Arena, em Las Vegas. A luta será disputada em 12 assaltos, embora sem valer título mundial, no peso médio-ligeiro (ou super meio-médio), com limite até 154 libras, cerca de 69,9 quilos. O acordo prevê utilização de luvas de 10 onças e exames antidoping organizados pela USADA.

 

O combate vai juntar o maior fazedor de dinheiro da história de qualquer esporte com o sujeito que mais fez os dólares rolarem no MMA. Esta é a principal sustentação – na verdade, a única – para justificar uma luta de tamanha disparidade técnica e de experiência. A venda de pay-per-view nos Estados Unidos ficará a cargo do canal Showtime, que detinha um contrato para as seis últimas lutas da carreira de “Money”. Há a expectativa de que o espetáculo seja o único capaz de rivalizar com o histórico combate entre Mayweather e Manny Pacquiao, a luta mais rica de todos os tempos.

Estima-se que cada um embolsará US$100 milhões. Para Mayweather, seria seu segundo maior ordenado, contando apenas bolsa garantida. Para McGregor, uma dinheirama que talvez ele nem tivesse tempo para arrecadar em toda a carreira no MMA. Porém, os vencimentos do americano irão além da bolsa, já que o combate será promovido pela Mayweather Promotions. Acredito que não haverá divisão de pay-per-view nem de publicidade, ambos cabendo apenas ao americano, mas não há ainda uma divulgação oficial a este respeito (e acho que sequer haverá).

Dana White deve estar esfregando as mãos, já que parte da grana que caberá a McGregor cairá na conta bancária do presidente do UFC, que é dono do contrato profissional do irlandês. Por outro lado, é bom que White já esteja providenciando a disputa do cinturão interino-que-vai-virar-linear do peso leve do UFC entre Khabib Nurmagomedov e Tony Ferguson. Eu duvido que McGregor volte a pisar no octógono depois de embolsar uma centena de milhões numa única noite. McGregor precisaria de umas 10 lutas no UFC para igualar este montante. E ele cansou de dizer que não pretende lutar por tanto tempo.

Essa quantidade nababesca de dinheiro envolvido tem um motivo. Floyd e Conor são os mais bem-sucedidos trash-talkers da história das lutas, em relação à capacidade de reverter o falatório em dinheiro. Eles já vêm se provocando e promovendo a luta desde 2015, quando Mayweather abandonou o boxe após igualar o icônico cartel de 49-0 de Rocky Marciano. Ambos são tão bons nisso que certamente o irlandês fará muitos acreditarem que pode vencer o combate e o americano deixará outros muitos irritados com sua arrogância, amealhando a tradicional torcida contra. Junte as duas situações e teremos um mar de gente em todo o planeta disposto a gastar dinheiro para assistir ao combate.

 

THE FIGHT IS ON.

Uma publicação compartilhada por Conor McGregor Official (@thenotoriousmma) em

Não vou mentir, eu também quero assistir. Não só pela obrigação profissional para com meus leitores, mas porque acho que essa luta vai acabar sendo divertida. Só não confundam divertida com competitiva. McGregor não é azarão por largas margens à toa. O irlandês jamais competiu na nobre arte, nem mesmo como amador, e vai encarar o maior boxeador do nosso tempo, um dos maiores gênios já vistos em cima de um ringue, por muito tempo o número um peso por peso e campeão mundial em cinco categorias de peso. Uma discrepância tão gritante que a Comissão Atlética de Nevada jamais sancionaria o combate se não fosse render tanto dinheiro ao estado.

Há quem acredite que, aos 40 anos e há dois sem lutar, Mayweather estaria numa situação perigosa a ponto de cometer um deslize que mancharia para sempre sua reputação esportiva. Há quem também acredite que o notável poder de nocaute mostrado por McGregor no octógono será suficiente para finalmente reprovar um dos sistemas defensivos mais sólidos da história do boxe.

Toda a avaliação técnica terá espaço no MMA Brasil em seu devido tempo, com direito até a uma coluna Choque de Titãs. Até lá, vou pegar a pipoca para acompanhar as tretas que se intensificarão a partir de hoje.

  • Rodrigo Siqueira

    Só fica uma pergunta: E se McGregor ganhar?

    • O que tem?

    • Gabriel Carvalho II

      Não, ele não vai.

    • Lero

      A Internet explode. E depois Conor vai ter luta contra Lesnar no WCW, conquistando três “esportes” diferentes.

    • Marcos E

      Eita. Ainda tenho planos para o futuro, cara! O mundo não pode acabar em 2017!

    • A luta será disputada em 12 assaltos, embora sem valer título mundial, no peso médio-ligeiro (ou super meio-médio), com limite até 154 libras, cerca de 69,9 quilos. O acordo prevê utilização de luvas de 10 onças e exames antidoping organizados pela USADA.

  • Lero

    Sem importar o resultado, O Conor já ganhou na vida.
    Acredito que ele volta sim (pra o UFC), já que ele tem o espirito de lutador que vai fazer ele treinar novamente. Aquela voz interior que não deixa o BJ Penn se sossegar no Hawaii.

    • Ricardo Sedano

      A diferença entre BJ Penn e Conor é que o primeiro nunca lutou pelo dinheiro e sim pelo prazer de lutar. Já o segundo sempre disse que estava nesse negócio para fazer dinheiro e sair enquanto ainda era jovem, exatamente para aproveitar o dinheiro e ter uma velhice saudável…
      SE ele voltar, acho que fará mais uma luta e só… E acho que seria desafiando o campeão do meio médio para tentar fazer história e não defendendo o cinturão, pois isso não traria tanta visibilidade.

      • Lero

        Conor luta pelo dinheiro mas também pelo reconhecimento

        • Ricardo Sedano

          Reconhecimento ele já conseguiu, primeiro campeão simultaneo em duas categorias, conseguiu essa luta com maywheather, destronou um campeão dominante em 13 segundos, virou personagem de video game… Ele já é reconhecido…
          A única coisa que aumentaria o reconhecimento dele seria ganhar um terceiro cinturão, por isso que acho que ele só volta ao UFC para isso. Ele sempre falou que queria se aposentar novo, isso somado a postura dele com a própria carreira, dúvido que ele almeje recorde de defesa de cinturão ou qualquer coisa do genero… Ou seja, o que resta para ele no UFC?

          • Exatamente. Os números de PPV dele falam do reconhecimento.

          • Lero

            Isso mesmo, terceiro cinturão, luta contra o GSP ou fechar a trilogia contra o Nate.
            Ou vai que de repente daqui a alguns anos chege um novo fenômeno de marketing pra o UFC e faz ele voltar.

      • Isso.

    • Que nada, o McGregor é muito diferente do BJ nesse ponto. Ele mesmo já disse que não vai lutar até velho, por isso se preocupou em fazer o máximo de dinheiro agora.

      • Lero

        Sim, mas vai que depois de dois, três anos longe dos holofotes ele precisa de atenção…

        • McGregor tá nisso por dinheiro. Ele tem talento pra atrair atenção de outras maneiras.

      • Também acho, Connor curti muito mais a zoeira do que a luta em si. Ele é lutador, mas como diz na internet , estilo nutella, BJ penn é raiz. hehehe

  • Weslei Alvarenga

    Minha dúvida fica do além obvio perca mercadológica dos dois PPV’s que o UFC terá sobre essa luta ( UFC 214 em 29/07 e UFC 215 em 19/08 ), mas sobre também o quanto essa luta afetará no marketing e venda de PPV de Alvarez x GGG que será no mês seguinte, dia 16.

    Mesmo a galera fã hardcore de luta sabendo da diferença abissal de técnica ( eu me incluo ), ainda dá uma pequena curiosidade como a peleja vai rolar, isso é o mais impressionante.

    E também na moral, esse irlandês TEM que ser estudado estudado daqui a alguns anos sobre gerenciamento de carreira e marketing pessoal, o que esse cara fez/e está fazendo é sanacagem !

    • Essa luta vai dar uma escurecida forte em GGG-Canelo. Eu estava pensando nisso ontem e acabei esquecendo de colocar nesta matéria. Era um ponto que eu queria ter discutido. Enfim, eu acho que o Mayweather vai atrapalhar a vida do Oscar de la Hoya mais uma vez. E mais uma vez o De la Hoya vai ficar puto e falar um monte de merda pra um monte de desavisado cair no papo furado dele.

      • Que luta é essa?? vai rolar na época também? eheheh… vai ser engraçado tudo isso.

  • Ricardo Sedano

    É complicado acreditar que um sujeito que já enfretou boxeadores habilidosos e experientes como Canelo Álvarez, Miguel Cotto, Juan Manuel Marquez vá cair no que o McGregor tem a oferecer… Com um sistema defensifo que foi testado a exaustão contra lutadores de altissimo calibre da nobre arte e sempre funcionou muito bem, não consigo achar que o McGregor trará algo novo para o Maywheater.

    O próprio poder de nocaute do irlandes pode não se mostrar o mesmo com as 6 onças de difereça das luvas, assim como – salvo engano – a diferença na dinâmica de controle de gás e o peso das luvas podem fazer uma diferença considerável a cada round que o combate se prolongue.

    O único jeito que imagino para o Conor ter alguma chance é, de fato, a idade cobrar o preço do Maywheather… E mesmo assim, acho isso uma possibilidade bem pequena.

    • McGregor agora vai disputar uma luta que terá 11 minutos a mais do que uma disputa de cinturão de MMA. Ainda que tenha mais tempo de descanso, é mais tempo de luta, mais um ponto que favorece o Mayweather.

      • Ricardo Sedano

        Era diferença positiva para o Maywhather mesmo, que esta mais acostumado com luta nesse estilo, nesse tempo e com esse peso de luva.

        • Mayweather só tem feito lutas de 12 assaltos há quase 20 anos. Ele fez uma luta de 10 em 2000 e a última tinha sido em 1998. McGregor tinha 10 anos de idade.

  • Ricardo Sedano

    O UFC não pode levar uma parte do PPV, ao invés do Conor? Se não, qual é a vantagem do UFC na luta? Uma parte do pagamento do McGregor e exposição da marca? Se for só isso, vale a pena?

    • Se não valesse, você tenha certeza que eles não teriam se metido nisso. Mas pode ter certeza absoluta.

    • UFC deve levar muito mais de $20mi e sem fazer ou gastar nada, apenas liberando o atleta… isso deve ser lucro maior que a maioria dos eventos.

    • UFC deve levar uma parte da bolsa do McGregor. Vão nem ver sombra do PPV.

      • Marco antônio

        Será que o UFC se contentaria apenas com uma parte da bolsa do McGregor? Acho muito difícil, praticamente impossível. O UFC pode até não estar ganhando com PPV, mas duvido que não esteja ganhando no mínimo o dobro do que Conor esteja ganhando, para liberar ele pra essa luta.

  • Anderson Cachapuz

    Acho que a chave para a vitória do Conor está em aproximar com cautela, chegar ao clinch, trabalhar as joelhadas e depois forçar um double leg e trabalhar o ground and pound.. ou quiçá uma finalização, já que o Floyd não foi testado nessa área ainda…

    Mas não… pera…. ihhh rapaz… se acalme!rs

    • O contrato prevê multa pesada se o McGregor lançar alguma coisa que não seja boxe.

  • Alan Freire

    Eu sei que o dinheiro e a visibilidade instantânea para o MMA vão ser o máximo, mas talvez não seja ruim para a imagem do UFC se o Conor for humilhado pelo Mayweather?

    • Gabriel Carvalho II

      Eu acredito que não. O futsal não ficou com uma imagem ruim depois que o Falcão foi pro São Paulo e fez absolutamente nada. São modalidades diferentes, quem tem o minimo de bom senso sabe que a derrota do McGregor é completamente normal.

    • Acho que não. Seria ruim se ele fosse humilhado no MMA. Boxe é um esporte muito diferente e ele sempre terá a desculpa de não ter experiência alguma contra um dos maiores de todos os tempos.

      • Mcgregor ainda vai humilhar todo mundo com a grana que tem e dizer que é quem comanda o mundo das lutas e falar para todos calarem. hehehehe Como já faz.

    • Dan Mendes

      O Connor é franco atirador. Qualquer coisa que ele fizer ta de bom tamanho.

  • Idonaldo Gomes Assis Filho

    Que pena, o MMA perdeu um dos lutadores mais interessantes, Conor não tem cardio direito nem pra disputa de cinturão do UFC, nessa luta de boxe, ainda mais soltando (isso se a luta durar alguma coisa), um monte de golpe no vácuo, vai cansar rapidão.

    Não conhecia esses caras do boxe, dei uma olhada num video de highlight da defesa do Mayweather, eu que tinha como referência do uso da esquiva e defesa o Anderson Silva, praticamente fiquei sem palavras, o cara é literalmente invisível… daquele que estuda as regras pra ver o que pode, e o que não pode fazer pra seu favor.

    Acho que se voltar pro UFC é contra um GSP da vida, que dá algum dinheiro, mas nada comparado a essa luta de boxe.

    • Gabriel Carvalho II

      Mayweather talvez é top 3 em sistema defensivo da história do boxe, só ficando atrás de Willie Pep e Nicolino Loche. Só pra você ter uma ideia, ele fez 49 lutas profissionais e NUNCA tomou um knockdown. Não vai ser agora, ainda mais com um cara de zero experiência profissional na nobre arte.

      • Nunca tomou um knockdown oficialmente, porque há quem diga que o Zab Judah meteu um. Mas eu concordo com você.

      • Ele já deu uma ajoelhadinha para tomar fôlego e o juiz contou.

        O legal que ele vai ficar na defensiva e vai fazer a luta durar mais tempo. Isso ajuda a quem pagar o PPV. Imagina, pagar R$320 para 3min. de luta??

    • Melhor o McGregor treinar o condicionamento físico, porque ele vai precisar…

  • James sousa

    porque o mayweather vai ser sujeitar a uma parada dessas ?

    • Gabriel Carvalho II

    • Manja cem milhões de dólares? Eu nem sei contar até lá.

    • Olha o nome da equipe dele e vc vai entender. hehehe

  • Pedro Vytor

    Vale um mega elogio aos promotores de boxe, que diferente dos de MMA: fazem as Dream Matches, ouvem o que os fãs querem!

    Diferente de alguns que deixam GSP vs Anderson para o PlayStation e Wanderlei vs Sonnen para o concorrente fazer.

    • A única coisa que não entendo é porque caralhos tanta gente quer ver essa luta. Mas você tá certo.

      • Vinicius Maia

        Preferiria ver May x Pac 2 que essa luta contra o Conor. Porra. Vai ser vergonhoso mano. Eu acho que até o pai do Mayweather numa luta de boxe surra o Mc Gregor…. kkkkk. Acho que exagerei kkk

  • Franklin Stein

    Só acho q eles deviam colocar PPV já nas coletivas de imprensa ahahaha Talvez tenha algum acordo entre o UFC e o McGregor pra garantir pelo menos uma luta no UFC após o Mayweather… o UFC é o irmão pobre nessa promoção (como se fosse pouco rs) assim compensaria ter “cedido” o McGregor e o controle promocional para o Mayweather, mas garantiria um futuro PPV gigantesco tendo controle total, se beneficiando do alcance absurdo dessa luta de boxe… to só especulando :)

    • Quanto mais coletivas abertas rolarem, mais pacotes de PPV e ingressos serão vendidos.

      Também acho que o Dana meteu uma luta no UFC no acordo com o McGregor.

      • Franklin Stein

        Com certeza, brinquei sobre o PPV das coletivas pq provavelmente o verdadeiro show vai ser ali e não na luta.

  • Lucas Natan

    “Dana White deve estar esfregando as mãos, já que parte da grana que caberá a McGregor cairá na conta bancária do presidente do UFC, que é dono do contrato profissional do irlandês.”

    Não entendi muito bem isso, Alexandre. Dana é tipo um empresário do McGregor?

  • Gabriel Fareli

    Eu confesso que preferia ver o McGregor enfrentando Ferguson, Nurma, e os melhores da categoria dos leves em grandes eventos do UFC.
    Mas já que fecharam isso, quero muito ver no que vai dar, não serei louco de ignorar essa baita diversão.

  • Bizarro essa luta. Só será boa se a gente entrar na MATRIX mesmo. Ou Connor mostrar algo nunca antes visto an história da humanidade. A diferença de tecnica no boxe é brutal.

    Floyd:

    Connor:

    • Malk Suruhito

      O Floyd tem momentos que parece que está dando cotoveladas no meio daquela posição de defesa.

  • Rafael Maia

    Dúvida: há algum histórico de coisa semelhante? Por exemplo, um campeão do K1 lutando boxe…

    • Sim, vários. Mas o kickboxing está mais perto do boxe do que o MMA. Além disso, nenhum kickboxer enfrentou um boxeador do naipe do Floyd Mayweather.

  • Marcos E

    Ok. Acho que a pergunta é: essa luta é interessante apenas do ponto de vista de entretenimento? Fora as coletivas de imprensa, que vao ser históricas. Fora a curiosidade mórbida de ver a maior figura do MMA em atividade lutar o boxe puro contra o maior ícone do boxe em atividade (que até pouco tempo estava aposentado)… o que nos resta?

    Gosto da comparação que o Alexandre sempre faz dos maiores Triatletas versus os maiores maratonistas. (Ou algo assim). Mas, no caso de um esporte de combate, o lado mais fraco pode acertar um golpe e mudar todo o cenário. PODE. Mas qual é a probabilidade disso acontecer? O que McGregor teria que fazer para ganhar essa luta???? Além de um milagre.

    • A comparação é entre um decatleta e um especialista em uma das 10 provas do decatlo.

      Sobre mudar o cenário, o Canelo Alvarez entrou com essa expectativa e só fez passar vergonha . Se o Canelo, com 40 lutas profissionais e 40 vitórias, não conseguiu, por que o McGregor, que nunca lutou boxe na vida, conseguiria?

      • Será que pode rolar um bizarrice do tipo Kimbo slice e Dada 5000?? Aquela coisas nada haver?

      • Rafael Alves

        SObre a comparação, a falta do que fazer do domingo me fez comparar os melhores resultados, na rio 2016, do decathlon com as respectivas provas individuais.

        1 – 1500m – O campeão da prova fez 3:50. No decathlon o melhor tempo foi 4:14 (o pior tempo registrado na Olimpiada foi de 4:11, numa das eliminatorias para a final)
        2 – Arremesso de dardo – O campeão da prova fez 90,30m, o melhor arremesso do decathlon fez 72,32m (o que seria a 36a posição olímpica)
        3 – Salto com vara – 6,03m do campeão contra 5,40 no decathlon (equivalente a um 35a posição geral)
        4 – Arremesso de disco – 68,37m na prova contra 53,24 no decathlon (34 posição)
        5 – 110 com barreira – 13,05 contra 13,58 (13:58 passaria da primeira mas nao passaria de nenhuma das segundas eliminatórias, terminando em algo como 28 colocado)
        6 – 400m – 43:03 contra 46:07 (tempo que nao o classificaria em nenhuma das 7 primeiras eliminatórias)
        7 – Salto em altura – 2,38m contra 2,19 (que deixaria em 18 em qualquer uma das duas eliminatorias da prova, portanto em 36 geral)
        8 – Arremesso de peso – 22,52m contra 15,76 (o que seria 2m a menos que o pior arremesso olímpico)
        9 – Salto em distância – 8,38m contra 7,94 (seria o décimo melhor salto olímpico)
        10 – 100m rasos – 9,81 contra 10:30 (que daria um dos priores tempos das 8 eliminatorias…. acho que contei uns 20 piores só, então chutaria algo como 40o)

        O detalhe que peguei apenas os melhores resultados do decathlon e não os resultados do campeão (que foi o melhor em duas provas, 4 em outras duas e mediano no restante). Salto em distância foi meio fora da curva (foi uma das duas provas em que o campeão foi o melhor, nela o segundo colocado foi mais de 30cm pior) mas ainda assim chegaria nem perto do podium. A média eu diria é que os melhores resultados de um decatleta de ponta em uma prova serem o equivalente a algo entre o 30 e o 40 especialista do mundo. Seria Mcgregor um dos 30 melhores boxeadores do mundo, ou nem isso?

        • Marcos E

          Bacana a pesquisa!

    • Joe Tob

      caramba! o floyd perdeu mesmo esta luta! kkkkkkkkkkkkk

      • Não.

      • Vinicius Maia

        Perdeu não veio. Veja a luta toda. Apesar do Maidana ter lutado bem ele perdeu ambas as lutas por decisão unanime incontestável.

    • Malk Suruhito

      Essa imagem (tirada aos 3:10 desde vídeo) explica mais do que este highlight tenta se fazer acreditar: https://uploads.disquscdn.com/images/ba450ea26d24a2b597b3208ddf09378ab140b6034f45a59c8f62d959fea16107.jpg

    • Você não estaria querendo dizer que o McGregor pode dar pro Mayweather o mesmo trabalho que o Maidana deu, né?

      • Muito pelo contrário! Eu quero dizer, se Maidana fez isso, quem é Mcgregor para fazer qualquer coisa. Apesar que nesta exata luta foi quase mais para o Maidana, perdeu meio no grito. Mas foi equilibrado.

        Mas veja como Floyd luta com um agressor no calibre do Maidana. Então, é ruim pro Connor em…

      • Matheus Araujo

        kkkkkkkkkkkkk

  • R13

    Pra quem acompanha o mundo do Boxe sabe que o McGregor vai passar MUITA vergonha, o Money fez o Canelo parecer um mero iniciante, ganhou do Pacman facilmente e venceu uma leva de outros boxeadores da elite sem muito problemas… O McGregor só vai lutar pelo dinheiro mesmo, porque ele vai parecer que está tentando pegar vento durante a luta, isso se o Mayweather for bonzinho e permitir que a luta se estenda em prol do espetáculo.