Por Danilo Gustavo | 01/06/2013 01:51

Floyd Mayweather Jr já tem adversário definido para sua próxima luta. Trata-se do mexicano Saúl “Canelo” Álvarez, campeão unificado (CMB e AMB) da categoria dos médios-ligeiros (até 69,9 quilos) e que também ostenta cartel invicto (44-0-1, com 30 nocautes). Depois da bem sucedida defesa do cinturão CMB da categoria dos meio-médios (até 66,7 quilos) contra Robert Guerrero, “Money” Mayweather sobe uma divisão e encontrará um duro desafio em Alvarez na busca por manter sua invencibilidade. O combate valerá a unificação dos cinturões da AMB (Floyd é o supercampeão da entidade) com o do CMB.

Gênio. Esta é a palavra que melhor define Floyd Mayweather Jr. Oito vezes campeão mundial em cinco categorias diferentes, Money é, sem dúvida, o mais talentoso lutador de sua geração. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, ele se profissionalizou no mesmo ano e desde então não sabe o que é sair derrotado de um ringue. Dono de um dos sistemas defensivos mais fascinantes da história do boxe, Mayweather ostenta em seu cartel vitórias sobre lutadores da qualidade de Oscar de La Hoya, Miguel Cotto, Shane Mosley, Arturo Gatti, Juan Manuel Márquez e Zab Judah, dentre outros grandes nomes. Apesar dos 36 anos, ainda se mantém em alto nível e disposto a encarar grandes desafios. Com todas estas credenciais, Floyd se encaminha para finalizar uma carreira brilhante e colocar seu nome no rol dos maiores pugilistas da história.

Saúl Álvarez carrega em seus ombros o peso de ser a principal estrela mexicana da próxima geração de boxeadores do país mais importante do esporte. A iminente aposentadoria de Juan Manuel Márquez deixará uma lacuna que pode ser preenchida por Canelo, e ele deverá estar ciente desta responsabilidade. Apesar de jovem (22 anos), o mexicano já possui um longo cartel e é profissional desde os 16 anos. As críticas recebidas por não enfrentar adversários de primeira linha ficaram sem razão após seus últimos combates: a vitória linear sobre “Sugar” Shane Mosley e o triunfo sobre o ótimo Austin Trout alçaram Alvarez ao posto de melhor médio-ligeiro da atualidade. O poder de lançar golpes duros com ambas as mãos e as ótimas combinações na cabeça e no tronco lastimam os rivais, que até agora não encontraram um caminho para batê–lo.

Floyd Mayweather Jr e Saúl "Canelo" Álvarez: treze anos de diferença entre os adversários

Floyd Mayweather Jr e Saúl “Canelo” Álvarez: treze anos de diferença entre os adversários

Um combate entre lutadores invictos sempre gera muita expectativa e tensão de ambas as partes. Acredito que, se este duelo acontecesse daqui a uma ou duas temporadas, as chances de vitória do mexicano aumentariam devido a maior experiência adquirida e a idade ainda mais avançada do adversário.

Canelo pode pagar caro por sua “ansiedade”, mas o fato de praticamente ter implorado para que a luta contra Mayweather fosse realizada – e ainda aceitá-la em peso combinado (até 68,9 quilos) – mostram que o mexicano está disposto a enfrentar os melhores e colocar sua invencibilidade em risco. Aliás, um fator que pode fazer a diferença em favor de Canelo é exatamente o peso, visto que ele estará cerca de cinco quilos mais pesado que o americano no momento do combate.

Isto posto, acredito no favoritismo do ianque, principalmente por ele estar na posição de lutador mais talentoso e inteligente no ringue, independentemente do rival que venha a enfrentar. Como o mesmo gosta de dizer, “no way to beat me” (“não existe maneira de me vencer”). Em realidade, até agora ninguém foi capaz de decifrar seu estilo.

Depois de tudo que foi colocado, resta-nos aguardar pelo duelo entre a experiência e perspicácia de Floyd Mayweather versus a juventude e a força de Saúl Álvarez. O resultado desta batalha? Só saberemos no dia 14 de setembro.

Dúvidas, Sugestões, Críticas? Comentem na caixinha!