Estreia de Lyoto Machida e luta de GP peso meio-médio são marcadas para edição do Bellator no Havaí

Por Rafael Oreiro | 12/09/2018 15:51

Depois da confirmação da surpreendente edição do Bellator no Havaí, com sua luta principal sendo uma disputa de cinturão peso mosca entre a local Ilima-Lei Macfarlane e Valerie Letorneau, mais uma sequência de lutas relevantes foram confirmadas para o card, que acontecerá no dia 15 de dezembro em Honolulu, capital da ilha americana.

Conforme reportado pela ESPN, o brasileiro Lyoto Machida fará sua estreia na organização no evento, enfrentando o ex-campeão do peso médio da organização em Rafael Carvalho. Enquanto isso, no peso meio-médio, Neiman Gracie e Ed Ruth duelarão por uma vaga nas semifinais do torneio que acontece na categoria, segundo confirmado pelo MMA Junkie.

Depois de 24 lutas e mais de onze anos no UFC, Machida fará sua primeira luta no Bellator depois de assinar com a organização em junho. Ex-campeão da categoria dos meios-pesados, o “Dragão” vem se recuperando após uma fase horrível na carreira entre 2015 e 2017, perdendo três lutas – sendo duas por nocaute – e tendo que cumprir um ano por infringir o código antidoping da USADA. Em 2018, ele conseguiu duas vitórias seguidas sobre Eryk Anders e Vitor Belfort, botando sua carreira de volta no rumo e finalizando seu contrato com a organização de Dana White.

Seu adversário será o também brasileiro Rafael Carvalho, atleta que era detentor do cinturão do peso médio até o Bellator 200, evento no qual acabou sendo atropelado por Gegard Mousasi, perdendo o combate por nocaute técnico ainda no primeiro assalto. Ele havia conquistado seu título em 2015 ao nocautear Brandon Halsey, em luta na qual era grande zebra, e realizado três defesas desde então – vencendo Alessio Sakara e Melvin Manhoef, este em duas oportunidades.

Um dos prospectos mais interessantes da organização atualmente, Ed Ruth fez sua estreia profissional no cage circular em 2016, conquistando vitórias em todas as suas seis lutas desde então. Tricampeão da Divisão I da NCAA, o atleta da Jackson Wink MMA fez sua primeira luta na categoria até 77 quilos no Bellator 201, nocauteando Andy Murad no segundo assalto. Ele duelará contra o especialista de jiu-jítsu Neiman Gracie, outro atleta invicto e que tem seis triunfos no Bellator, sendo cinco por finalização.

O vencedor do confronto enfrentará na próxima rodada ou Rory MacDonald ou Jon Fitch, que farão combate que também terá o cinturão do canadense em jogo, e que ainda não tem data para acontecer.

O Bellator que será realizado no Havaí ainda não tem numeração definida, mas irá acontecer no dia 15 de dezembro no Neal S. Blaisdell Center, na capital Honolulu.

Bellator Havaí

Disputa do cinturão do peso mosca: Ilima-Lei Macfarlane vs. Valerie Letourneau
Peso médio: Lyoto Machida vs. Rafael Carvalho
GP peso meio-médio: Ed Ruth vs. Neiman Gracie

Editor do MMA Brasil. Carioca, flamenguista, projeto de músico que nunca deu certo e estudante de engenharia nas horas vagas. Orgulhosamente parte da "geração TUF Brasil".