Estádio sueco recebe Alexander Gustafsson vs Anthony Johnson por eliminatória para o título

Por Alexandre Matos | 12/11/2014 14:24

Enquanto tenta os últimos ajustes para confirmar um evento na Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, ou na Allianz Parque, arena que está prestes a ser inaugurada pelo Palmeiras, o UFC anunciou sua próxima incursão em um estádio.

A também belíssima Tele2 Arena, em Estocolmo, capital da Suécia, será palco do UFC On FOX 14. A novidade foi confirmada por Dana White, que ainda anunciou que a luta principal do evento será travada entre o dono da casa Alexander Gustafsson e o americano Anthony Johnson, respectivamente números 1 e 3 do ranking oficial dos meios-pesados do UFC. O vencedor da batalha enfrentará o sobrevivente do encontro entre o campeão Jon Jones e o desafiante Daniel Cormier, que medem forças no dia 3 de janeiro, no UFC 182.

O confronto entre Mauler e Rumble estava sendo especulado há algum tempo, mas o UFC precisou esperar até que Johnson fosse liberado das acusações de violência doméstica pelas quais respondia. A Comissão Atlética de Nevada, durante a audiência de outubro, julgou que o americano estava liberado e o UFC imediatamente deu sequência ao contrato com o lutador, que estava suspenso desde que as notícias das agressões vieram à tona.

Além deste duelo, que já pagaria o ingresso do evento, o UFC On FOX 14 deve ter nos próximos dias a oficialização de mais um confronto épico para seu card. Na sessão de Perguntas & Respostas do último UFC Fight Night 55, em Sydney, Matt Brown disse que pegará o belga Tarec Saffiedine neste evento na capital sueca.

Satisfeito? Peraí que tem mais. Horas depois do anúncio inicial, veio a conhecimento público que a luta coprincipal do UFC On FOX 14 terá o armênio-iraniano-holandês Gegard Mousasi medindo forças com o lendário Dan Henderson. O combate, também de enorme potencial explosivo, marca o retorno de Hendo à divisão dos médios desde a derrota para Jake Shields, na disputa do cinturão do Strikeforce, em 2010.

Com três confrontos destas proporções, promessas de quebra-paus antológicos, os matchmakers do UFC dão mais uma bola dentro na maior plataforma de exibição da organização. Depois dos erros nas duas primeiras edições da série UFC On FOX – a primeira com apenas uma luta e a segunda com três duelos enfadonhos -, Joe Silva e Sean Shelby se esmeraram em escalar uma enormidade de duelos explosivos na TV aberta americana.

A Tele2 Arena faz parte do complexo Stockholm Globe City, localizado no bairro de Johanneshov. O estádio tem capacidade para 30.000 pessoas em jogos de futebol do Hammarby IF e do Djurgårdens IF, equipes da primeira divisão sueca, e é vizinho ao Ericsson Globe, ginásio que foi palco das três incursões do UFC no país escandinavo: UFC On FUEL TV 2 (Alexander Gustafsson vs. Thiago Silva, em 2012), UFC on Fuel TV 9 (Gegard Mousasi vs. Ilir Latifi, em 2013) e o UFC Fight Night 53 (Gunnar Nelson vs. Rick Story, em 2014).

Confira abaixo uma galeria de fotos da sensacional Tele2 Arena, que certamente estará lotada no dia 24 de janeiro:

Fundador e editor-chefe do MMA Brasil. Colunista do site oficial do UFC. Prestes a se aposentar e virar colunista especial do próprio site.