Entrevista: Chatri Sityodtong, lenda do muay thai e líder da Evolve MMA

Por Alexandre Matos | 12/01/2013 12:07

Rafael dos Anjos é um dos lutadores brasileiros que mais tem apresentado evolução em suas últimas apresentações. De todas as melhorias, o muay thai é a característica que mais tem chamado atenção em seu jogo.

Tive o prazer de conversar por e-mail com Chatri Sityodtong, fundador e líder da Evolve MMA de Singapura, equipe que tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento de Rafael como lutador. Mais do que técnico e líder de equipe, Chatri é um homem de negócios de sucesso. Sua rede de academias é considerada não só a maior mas também a melhor de toda a Ásia, veredito feito por veículos como a CNN e a Tokyo Times.

Nesta entrevista, você vai saber o que Chatri tem a dizer sobre o trabalho feito com Rafael, a parceria e amizade que estabeleceu com Renzo Gracie e, principalmente, sobre a situação atual do MMA asiático. Chatri falou do problema da máfia japonesa, do esforço feito por Victor Cui em recuperar o esporte no continente e de seus planos para ajudar na recuperação do MMA na Ásia. Você também vai descobrir quais são as principais características que o mestre observa primeiramente num lutador.

Yodchatri Sityodtong tem 41 anos e começou no muay thai ainda criança com o Kru Yodtong Senanan, no Sityodtong Camp em Pattaya, Tailândia. Chatri também recebeu a condecoração de Kru e foi nomeado como um dos quatro únicos mantenedores do Sityodtong Muay Thai no mundo.

Chatri Sityodtong, líder da Evolve MMA

Chatri Sityodtong, líder da Evolve MMA (Foto: xinMSN)

Você já trabalhou com estrelas do MMA como Rich Franklin, Shinya Aoki e Rafael dos Anjos. Qual foi o lutador que você mais gostou de treinar e por quê? E qual foi o que te deu mais trabalho?

Na Evolve MMA, nós temos sido abençoados por termos alguns dos melhores lutadores do mundo como Dan Henderson, Shinya Aoki, Rafael dos Anjos, Ben Askren, Roger Gracie e muitos outros vindo aqui. Mesmo grandes mestres como Renzo Gracie, Greg Jackson, Matt Hume e outros vêm aqui para compartilhar suas sabedorias e conhecimentos na Evolve MMA de Singapura.

Eu acredito que as qualidades espirituais de um lutador como humildade, ética, coragem, força mental, desejo e etc. são muito mais importantes que as habilidades físicas. É claro que eu também sempre olho o condicionamento atlético, o cardiorrespiratório, explosão, equilíbrio e velocidade em um lutador. Certamente, os lutadores mais especiais do mundo como Anderson Silva e Georges St-Pierre possuem tudo. Acho que Rafael dos Anjos e Shinya Aoki também estão nesta mesma categoria especial, assim como seus companheiros de equipe na Evolve Fight Team como Zorobabel Moreira, Leandro Issa, etc. Eles têm tudo o que precisam para se tornarem campeões mundiais.

Você fez um belíssimo trabalho com o muay thai de Rafael dos Anjos. Como foi trabalhar com ele? O que levou Rafael à Evolve MMA em Singapura e o que levou você a treiná-lo pessoalmente? Ele ainda está trabalhando com você?

Sim, Rafael ainda treina aqui na Evolve MMA em Singapura para suas lutas, mas eu não posso receber os créditos pela evolução dele no Muay Thai. O verdadeiro crédito vai para os diversos campeões mundiais de Muay Thai que vieram da Tailândia aqui para a Evolve MMA. Nós temos no momento 18 campeões mundiais de Muay Thai vindos da Tailândia aqui na Evolve MMA. Eles ajudam Rafael em todos os aspectos de sua trocação.

Sinto-me com muita sorte por considerar alguém como Rafael dos Anjos como um bom amigo. Primeiramente, e mais importante, fico muito impressionado com Rafael dos Anjos como ser humano. Ele é excepcionalmente humilde, com um coração enorme. Para mim, ele é um bom amigo e um parceiro de equipe na Evolve Fight Team. Quero fazer o que eu puder para ajudar sua carreira. Para te falar a verdade, Rafael dos Anjos é muito esperto porque ele se cerca com os melhores treinadores e mestres do mundo em todas as áreas. Gente como Roberto “Gordo” Correa de Lima, Rafael “Gordinho” Correa de Lima, Rafael Cordeiro e muitos outros. Rafael está sempre querendo aprender, crescer e evoluir como lutador. Eu realmente acredito que ele vai se tornar campeão do UFC no futuro.

Da esquerda para a direita: Mitch Chilson, Alex Silva, Chatri Sityodtong, Leandro Issa e Rafael dos Anjos

Da esquerda para a direita: Mitch Chilson, Alex Silva, Chatri Sityodtong, Leandro Issa e Rafael dos Anjos

Você foi formado na lendária Sityodtong Gym. Quais foram os aprendizados que você trouxe da academia para o MMA?

Com certeza, estive no Muay Thai por mais de 25 anos como aluno, lutador, professor e técnico. Eu cresci na Tailândia desde que era uma criança. Meu mestre, Kru Yodtong Senanan, do Sityodtong Camp, sempre me falou, desde que eu era criança, que “O melhor atrai o melhor. E o melhor produz o melhor. Esta é a lei irrefutável da luta”. Eu lembro desta lição até hoje em dia! É por causa disto que a Evolve MMA tem campeões mundiais de Muay Thai, Jiu-Jítsu, Boxe, Wrestling, MMA, etc. Eu recrutei apenas os melhores professores e instrutores em cada disciplina do MMA ao redor do mundo. Todos os dias eu estou cercado de campeões mundiais em todas as artes marciais. Nós temos 51 instrutores aqui na Evolve MMA e a maioria deles são campeões mundiais.

Aprendo muito sobre luta com todo mundo aqui. Acredito que os grandes lutadores de MMA precisam ter fortes bases em Muay Thai, Jiu-Jítsu, Boxe e Wrestling para ter sucesso. Claro, trabalho de grade e transições também são fundamentais para o sucesso no MMA. Eu não sou o cara mais esperto, então é por isso que trabalho com os melhores em cada área. Eu acredito muito em me cercar com os melhores do mundo.

Como nasceu sua parceria com Renzo Gracie?

Renzo e eu somos bons amigos. Eu o considero uma das maiores lendas das artes marciais da história. Para te dizer a verdade, Renzo é uma lenda tanto dentro como fora do ringue. Ele é um dos mais extraordinários seres humanos que eu já conheci na minha vida. Ele doa muito para todo mundo. Sua generosidade de espírito é incrível.

De qualquer maneira, para responder sua pergunta, eu treinei em Nova York por mais ou menos três anos na academia de Renzo. Recebi minha faixa azul de jiu-jítsu em 2007. Naquele tempo, Rafael “Gordinho” Correa de Lima era o diretor de programas na academia de Renzo. Gordinho foi um dos que implementou o Renzo Gracie Jiu-Jitsu Program na Evolve MMA de Singapura. Acredito que Gordinho é um dos melhores professores de jiu-jítsu do mundo. Ele também é um ser humano notável e um artista marcial incrível.

Na sua opinião, quais foram os fatores determinantes para a derrocada do MMA asiático?

Historicamente, o MMA asiático existia estritamente no Japão e era conduzido principalmente pela máfia japonesa. Quando algo é conduzido pela máfia, naturalmente fica muito difícil conseguir apoios de TVs e patrocinadores do mainstream para apoiar o esporte. Acho que esta foi o fator principal para a queda do MMA japonês.

Recentemente você disse que esta próxima década seria chamada de “O Ressurgimento do MMA Asiático”. Também falou que 2013 vai marcar um grande ponto de mudança para a explosão do MMA no continente. Você está envolvido com algum projeto neste sentido?

Eu tenho em minhas mãos vários projetos agora, especialmente quando se trata de MMA asiático. Você pode dizer que eu estou fortemente envolvido em todas as áreas da indústria do MMA asiático, desde academias até mídia, equipamentos, etc. De fato, estou lançando duas novas empresas relacionadas ao MMA neste ano de 2013. Com certeza é um momento empolgante para o MMA asiático.

Shinya Aoki também faz parte da equipe Evolve MMA

Shinya Aoki também faz parte da equipe Evolve MMA

O que você acha do movimento que o CEO do ONE FC Victor Cui está tentando fazer para unir e reerguer o MMA asiático?

Para mim, Victor Cui é o Rei do MMA Asiático. ONE FC agora tem cerca de 90% do mercado do MMA asiático e é exibido em 500 milhões de lares aqui na Ásia. É a maior organização da Ásia, de longe, agora. Victor unificou todo o continente asiático sob o ONE Fighting Championship. Cada organização doméstica e cada equipe de luta assinou exclusivamente com o ONE Fighting Championship. E é claro que ele também assinou com todos os melhores lutadores e campeões da Ásia.

Como a Evolve MMA está agindo ou pretende agir em prol do ressurgimento do MMA asiático?

Meu plano é continuar abrindo academias pela Ásia. Porém, eu acredito em qualidade. Eu não quero abrir várias academias se a qualidade for baixa. A Evolve MMA foi ranqueada como a número 1 da Ásia por todos os principais websites asiáticos de MMA como o MMA Mania, The Fight Nation, Asian MMA, Combat Asia, Samurai Life e todos os demais sites asiáticos de MMA. Eu acredito em artes marciais de verdade. Eu quero que a Evolve MMA represente sempre as artes marciais de verdade no mais alto nível, com todas as aulas sendo ministradas apenas por campeões mundiais.

Além das suas obrigações como técnico e dono e gerente da Evolve MMA, você também está envolvido em várias outras atividades de negócios. Como você gerencia para ter tudo sob controle? Que a porcentagem do seu tempo é dedicada à atividade de treinador atualmente?

Com certeza, é sempre um desafio gerenciar meu tempo. Eu estou envolvido em diversos negócios na Ásia como mercado imobiliário, mídia, esportes, etc. Mas eu tenho feito artes marciais há mais de 25 anos. Eu ainda treino quase todo dia na Evolve MMA com nossos lutadores profissionais e campeões mundiais. Na Evolve MMA, temos uma enorme equipe de treinadores. Por exemplo, Heath Sims, que foi o técnico de Dan Henderson nos últimos 15 anos até se juntar à Evolve MMA, é o colíder da Evolve Fight Team. Ele foi wrestler da seleção olímpica americana e tem mais de 15 anos de experiência como técnico de MMA. Ele e eu trabalhamos juntos com todos os outros técnicos na Evolve MMA para preparar nossos lutadores profissionais. Eu falo com todos os nossos técnicos quase todos os dias sobre o progresso de cada lutador da Evolve Fight Team. E quando temos lutas, Heath e eu definimos o plano de jogo geral e a estratégia. E, claro, ambos ficamos nos córneres de nossos lutadores também.