Dustin Poirier consegue nocaute técnico sobre Justin Gaethje em guerra no UFC On FOX 29

Por Gustavo Lima | 14/04/2018 23:35

A luta principal do UFC On FOX 29 entregou a pancadaria que todos esperavam. Embora não tenha sido um embate tão equilibrado assim, Dustin Poirier e Justin Gaethje protagonizaram um dos melhores duelos do ano até então.

Os dois trocadores começaram a luta cumprindo com as expectativas: ambos não mediam esforços para tentar conectar golpes contundentes. Uma boa sequência de Poirier logo no início do duelo avariou o olho esquerdo de Justin, queavançava muito com a cabeça abaixada e acabava cedendo espaços que eram bem explorados pelo “Diamante” e suas combinações. Gaethje dependia de espaços eventualmente cedidos pelo oponente durante suas investida, mas Dustin mantinha muito bem o controle do duelo e não deixava que o Justin se criasse. Fiel a sua estrategia, Gaethje pouco conseguiu, saindo no prejuízo ao trocar poucos golpes aplicados por muitos recebidos.

No segundo assalto, Justin começou a avançar de maneira mais comedida, o que fez com que Poirier diminuísse um pouco o volume. Após receber alguns jabs, Gaethje enfiou o dedo no olho do oponente, o que levou Herb Dean a parar a lutar por alguns segundos para verificar o estado do lutador. Justin era um ventilador, mas precisamente parado pelo timing de Dustin, que contragolpeava e saía da linha de tiro. Dustin chegou a tentar derrubar, mas Gaethje parou a queda. Após alguns minutos de controle de Poirier, Gaethje se soltou na reta final do round, mas pouco conseguiu.

Após alguns segundos de estudo, Poirier consegue um double leg explosivo em Gaethje, que enfim cai mas volta rapidamente para a luta em pé. De volta a trocação, desta vez em um ritmo mais cadenciado e estudado, um uppercut fortíssimo de Gaethje deu indício de que o cenário da luta poderia mudar. De maneira muito parcimoniosa, Justin fechou Poirier na grade e acertou mais alguns golpes, com repertório variado entre cotoveladas, socos e joelhadas. O cansaço claramente tirou de Poirier a habilidade de conduzir com frieza ao estilo ofensivo e incisivo do oponente, levando o mesmo a sofrer com os golpes cruzados e sequências de Justin. Gaethje também se mostrou favorável ao duelo no clinch, buscando o mesmo no ultimo terço da parcial. Após um novo dedo no olho, Gaethje teve um ponto deduzido na reta final desse assalto.

No início do quarto período, um direto de Poirier rapidamente faz Gaethje cambalear numa tentativa de chute, e foi questão de tempo até que o Diamond conseguisse o nocaute técnico, socando o oponente de todas as formas possíveis em um ataque de fúria, forçando a interrupção de Herb Dean.

Paulista, patologicamente apaixonado por MMA, futebol e música.