Diogo Silva é campeão olímpico universitário

O brasileiro Diogo Silva conquistou nesta sexta a primeira medalha de ouro brasileira do Taekwondo na história dos Jogos Olímpicos Universitários, a Universíade 2009, que está sendo disputada em Belgrado, capital da Sérvia. Para chegar à conquista inédita Diogo venceu suas cinco lutas na categoria até 67kg. Na final, o atleta da Brazilian Taekwondo Team enfrentou um representante da principal nação do esporte, a Coreia. O combate foi equilibrado e só decidido na morte súbita. No ponto extra, o coreano Soonkil Lee recebeu dois kiongos (punição alta, duas delas equivalem a um ponto deduzido) que deram o título para Diogo. O coreano ainda protestou, alegando que o árbitro já havia parado a luta. Mas o choro não deu resultado e o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio.

Assim como nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Diogo novamente é responsável por inaugurar o quadro brasileiro de medalhas de ouro. E as coincidências não param por aí. O técnico da equipe brasileira e da Brazilian Taekwondo Team, Frederico Mitooka, foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha neste esporte numa Universíade, com o bronze na Universíade 2003, disputado na cidade coreana de Daegu.

A Campanha de Diogo em Belgrado:

  • Primeira fase: Diogo Silva (BRA) 1 x 0 Fariz Aliyev (AZE)
  • Oitavas-de-final: Diogo Silva (BRA) 0 x -1 Giuseppe Chiarella (ITA)
  • Quartas-de-final: Diogo Silva (BRA) 2 x 1 Michal Stefan Loniewski (POL)
  • Semi-final: Diogo Silva (BRA) 1 x 1 Terrence Jennings (EUA)
  • Final: Diogo Silva (BRA) 0 x -1 Soonkil Lee (COR)


  • Mirson

    só ele mesmo para conceguir lutar contra seu adversario e contra o”bRASIL” ao mesmo tempo.

    só fica aee uma pergunta:
    e quando ele,a Natalia e o Marcio pararem ou desistirem?
    ae acabou tudo?
    o Brasil não ganhará mais nada?

    é Brasil,campeão em ”desapoio”.

    frase do proprio diogo: ”O Brasil tem atletas,mas os atletas não tem Brail.”

  • Mirson

    ah ja ia me esquecendo…

    PARABÉNSS DIOGO

    xd

  • Mirson,

    Infelizmente esta é a realidade do esporte brasileiro. Mas vamos torcer pro trabalho bem feito do Fred na equipe deles dar frutos para o futuro, não só para o presente, q já está dando.

    Com o sucesso do Diogo, Natalia, Raquel, Michael e outros, esperamos q cada vez mais garotos comecem a praticar o TKD.

    Um abraço!

  • michaelsilvasoares@hotmail.com

    O primeiro a ganhar todos mais naum o UNICO… pois como vc mesmo disse, EU estou ai hehehe, Parabens maninho isso ai!

  • Michael,

    Vc vai levar a herança de títulos do Diogo. E sei q vai ainda mais longe q o nosso heroi!

    Abraço!

  • Mirson

    Michael vc é irmão do Diogo?amigo?
    Alexandre é isso ae,temos q torcer pelos moleques q vão nos defender no futuro.Vai ser dificil com esse brasil sem apoio nenhum ao esporte,eu msm ja sonhei mt em chegar pelo menos perto disso,mas percebi q no brasil,lutar bem não basta.
    abraço

  • mairson

    opa…
    foi mal Michael.
    pesquisei sobre vc…agora sei quem vc é.
    uhasuhauhua
    abraço

  • Infelizmente lutar bem não basta. Talento nós temos milhares Brasil afora, mas sem apoio fica bastante difícil triunfar no esporte no nosso país.

    Um atleta no Brasil nao pode apenas se dedicar ao esporte, precisa se preocupar com outras coisas q atletas de nações desenvolvidas não precisam perder tempo com.

  • Mairson

    Realmente.Enquanto em outras nações os atletas trenam,trenam,trenam, aqui no Brasil os atletas trenam,trabalham,trabalham,trabalham.Por isso digo:
    Brasileiro é fodão,com todas essas dificuldades ainda tem bons resultados nos esportes.xd

  • alicio

    se em 2003 a natalia ficou campeã na universiade e em media um aluno fica até 5 anos tem coisa errada ai ou ela esta repetindo muito de ano ou ela so esta na faculdade para lutar com calouros e dizer que foi invicta durante sua carreira inteira na universiade e dessa forma ela pode ser 15 anos seguida campeã pois ela é profissional de luta os outros sao alunos então a natalia tem que ser investigada

  • Alicio,

    Dependendo do curso, até é possível ficar mais de 5 anos, ainda mais para um aluno q viaja muito e deve perder muita aula e prova. Sem contar q sempre tem a chance de desistir de um curso e passar para outro.

    Mas de qualquer forma vale o seu alerta. Vamos investigar.

    Um abraço!

  • Renato cavalacanti

    Olha eu muito bonito ver diogo silva fazer o que faz, por que eu sou do RN e sou atleta de taekwondo e sei a dificuldade que tenho para participar de uma competição fora do estado, ate por que tamos com alguns acontecimentos chatos.coisa que imposibilita a nossa entrada na CBTKD.
    abraços.