Diogo Silva é campeão olímpico universitário

Por Alexandre Matos | 04/07/2009 00:15

O brasileiro Diogo Silva conquistou nesta sexta a primeira medalha de ouro brasileira do Taekwondo na história dos Jogos Olímpicos Universitários, a Universíade 2009, que está sendo disputada em Belgrado, capital da Sérvia. Para chegar à conquista inédita Diogo venceu suas cinco lutas na categoria até 67kg. Na final, o atleta da Brazilian Taekwondo Team enfrentou um representante da principal nação do esporte, a Coreia. O combate foi equilibrado e só decidido na morte súbita. No ponto extra, o coreano Soonkil Lee recebeu dois kiongos (punição alta, duas delas equivalem a um ponto deduzido) que deram o título para Diogo. O coreano ainda protestou, alegando que o árbitro já havia parado a luta. Mas o choro não deu resultado e o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio.

Assim como nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Diogo novamente é responsável por inaugurar o quadro brasileiro de medalhas de ouro. E as coincidências não param por aí. O técnico da equipe brasileira e da Brazilian Taekwondo Team, Frederico Mitooka, foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha neste esporte numa Universíade, com o bronze na Universíade 2003, disputado na cidade coreana de Daegu.

A Campanha de Diogo em Belgrado:

  • Primeira fase: Diogo Silva (BRA) 1 x 0 Fariz Aliyev (AZE)
  • Oitavas-de-final: Diogo Silva (BRA) 0 x -1 Giuseppe Chiarella (ITA)
  • Quartas-de-final: Diogo Silva (BRA) 2 x 1 Michal Stefan Loniewski (POL)
  • Semi-final: Diogo Silva (BRA) 1 x 1 Terrence Jennings (EUA)
  • Final: Diogo Silva (BRA) 0 x -1 Soonkil Lee (COR)


Fundador e editor-chefe do MMA Brasil. Colunista do site oficial do UFC. Prestes a se aposentar e virar colunista especial do próprio site.