Descomplicando a Luta: Os estilos do boxe, também aplicados ao MMA

"Estilos de luta", assunto decorrente do boxe, ainda gera dúvidas em muitos fãs. Como não há muita literatura sobre o tema, o MMA Brasil desvenda esse mistério aplicando também ao MMA.

Por Pedro Carneiro e Alexandre Matos

Todo lutador tem um estilo. Por mais heterodoxo que ele seja, um lutador possui um estilo. Essas características, de modo geral, são definidas pelo tipo de treinamento, altura, envergadura, potência dos golpes e também pelo instinto natural do atleta. Os gênios do esporte são aqueles que conseguem transitar em mais de um estilo para se adaptar às adversidades que surgem nos combates.

Neste artigo, que inaugura a coluna “Descomplicando a Luta”, o MMA Brasil tenta explicar quais são os estilos mais comuns e outros híbridos e derivados, usando exemplos reais de lutadores, tanto no boxe quanto no MMA, que se encaixam em cada um deles. Além disso, explicamos o que costuma acontecer quando um estilo enfrenta outro.

Estilos Básicos

São três as variações básicas de estilos em boxeadores. Algumas das três possuem variações, o que contribui para a confusão sobre o tema. Além disso, alguns atletas podem combinar dois estilos ou, como dito anteriormente, podem transitar entre os estilos para vencerem combates com mais facilidade.

Outra questão é que há níveis e intensidades. Atletas podem ter o mesmo estilo, mas possuírem um nível maior de qualidade como boxeador do que o outro. Também é possível que um possua o estilo mais enfático e enraizado no seu jogo do que o outro. Contudo, os três estilos do boxe, que também são aplicados no MMA e no kickboxing, servem como parâmetro e padronização que conseguem abranger a maior parte dos casos.

Brawler

Também chamado de slugger, o brawler é um boxeador que tem como característica principal estar sempre atacando, com grande quantidade de socos e andando em linha reta. É um estilo erroneamente estigmatizado como sem técnica e brigão, já que o lutador precisa de uma boa técnica para conseguir implantar essa movimentação sem ser rechaçado e sem ficar previsível na tentativa de aplicar os golpes. Além disso, há uma grande quantidade de lutadores geniais que eram brawlers e possuíam nítida técnica acima da média.

Exemplos:

Rocky Marciano, George Foreman, Sonny Liston, Vitali Klitschko, Acelino Popó, Robbie Lawler (do começo da carreira), Nate Diaz, Vitor Belfort (em uma fase da carreira), Maurício Shogun.

Infighter ou Swarmer

É o lutador que tem como estilo a luta na curta distância, o chamado corpo-a-corpo, usando uma pressão incessante, recheada de combinações de ganchos, uppercuts e golpes no corpo. A tática mais recorrente dos swarmers é minar a resistência do adversário variando ganchos no corpo com uppers no rosto. São raros os casos de swarmers altos, sendo um estilo predominante em boxeadores baixos e é característico em lutadores com um poder alto de absorção de golpes.

Exemplos:

Joe Louis, Joe Frazier, Jack Dempsey, Jake LaMotta, Julio César Chávez, Mike Tyson, Manny Pacquiao, Eddie Alvarez, Gilbert Melendez, Matt Brown, Cain Velasquez e Daniel Cormier.

UFC 155: Cain Velasquez vs Junior Cigano

Out-boxer

É o boxeador que tem como característica a movimentação, a velocidade, a qualidade defensiva. É o famoso jogo de “entra, golpeia e sai”, que notabilizou vários lutadores pelo estilo vistoso e trouxe a injusta crítica de “corredor” ou “fujão” para outros. Uma outra variação do out-boxer é o lutador que usa a manutenção de distância para acertar o oponente e não ser acertado. O jogo de pernas e a velocidade, tanto para defender quando para atacar, são os pontos fortes deste estilo.

Exemplos:

Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Genne Tunney, Oscar de La Hoya, Wladimir Klitschko, Lennox Lewis, Naseem Hamed, Frankie Edgar, Dominick Cruz, Stephen Thompson, Joanna Jedrzejczyk, Holly Holm, Junior Cigano, Alexander Gustafsson e TJ Dillashaw.

Estilos híbridos ou derivados

Com o passar do tempo, alguns lutadores começaram a se destacar em pontos que dificultavam a classificação em um dos três estilos básicos. Deste modo, nasceram estilos derivados dos básicos ou uma mistura entre eles.

Contragolpeador

É considerada uma subdivisão dos out-boxers, mas, pela grande quantidade de contragolpeadores em evidência nos últimos anos, alguns já o consideram um estilo independente. O contragolpeador tem predominância defensiva, com um jogo recheado de movimentação, esquivas, fintas e jogo de pernas e quadril. Ele espera a iniciativa dos adversários para encontrar brechas e ângulos que possam causar o máximo possível de dano no adversário. É um estilo no qual os reflexos, velocidade, jogos de perna e movimentação precisam estar em dia.

Exemplos:

Willie Pep, Floyd Mayweather Jr, Bernard Hopkins, James Toney, Juan Manuel Márquez, Andre Ward, Pernell Whitaker, Gennady Golovkin, Conor McGregor, Lyoto Machida, Valentina Shevchenko e Anderson Silva.

Cena recorrente da luta: direita de Floyd Mayweather explode no rosto de Manny Pacquiao (Foto: Associated Press)

Cena recorrente da luta: direita de Floyd Mayweather explode no rosto de Manny Pacquiao (Foto: Associated Press)

Boxer-puncher

Este é um estilo híbrido, muito difícil de encaixar lutadores, que podem ser facilmente considerados como adeptos de outros estilos. O boxer-puncher possui muitas características do out-boxer somadas a outras do slugger. Ele se movimenta um tanto menos frequentemente que os out-boxers e, por isso, acabam com menor capacidade defensiva. Porém, atacam com a ferocidade dos sluggers, mas sem se exporem tanto.

Exemplos:

Manny Pacquiao, Sugar Ray Robinson, Vasyl Lomachenko, Terence Crawford, Roberto Durán, Joe Louis, Archie Moore, Eder Jofre, Felix Trinidad, Terry Norris, Jon Jones, Carlos Condit e Robbie Lawler.

Nenhum boxeador me impressionou tanto na vida quanto Vasyl Lomachenko

Confrontos de estilos

Quando se confronta lutadores de estilos diferentes, tem-se algo parecido com o jogo de pedra-papel-tesoura: o estilo A se encaixa bem com o estilo B, que encaixa bem com o C, que, por sua vez, é o antídoto do A.

É muito importante frisar, no entanto, que o decorrer de uma luta envolve bastante do talento dos lutadores envolvidos, fazendo com que um estilo acabe superando outro quando a teoria aponta para o contrário. Inclusive apontamos um caso clássico dessa inversão, graças ao maior talento do vencedor.

Swarmer vs. Out-boxer

Nesse caso o swarmer é favorito, pois o out-boxer perde potência na curta distância e, com os lutadores próximos, o out-boxer é mais lento que o swarmer.

Alguns exemplos deste confronto são o primeiro duelo Muhammad Ali vs. Joe Frazier; o segundo e o terceiro Cain Velasquez vs. Junior Cigano.

Out-boxer vs. Brawler

O estilo de andar para frente o tempo todo é a refeição favorita de um out-boxer. Mais rápido, com um jogo de pernas superior e enfrentando um alvo com movimentação precária, o out-boxer precisa apenas se manter atento aos golpes contundentes do brawler, mantê-lo à distância com jabs e movimentação para cansá-lo e finalizar a luta.

Alguns exemplos deste confronto são Lennox Lewis vs. Mike Tyson, todos os confrontos Sugar Ray Robinson vs. Jake LaMotta, TJ Dillashaw vs. Renan Barão, Carlos Condit vs. Nick Diaz e Holly Holm vs. Ronda Rousey.

holly-holm-passa-o-carro-nocauteia-ronda-rousey-e-conquista-o-cinturao-no-ufc-193

Brawler vs. Swarmer

Aqui o swarmer enfrenta um grande problema, já que, para conseguir encurtar a distância, ele precisa necessariamente ir na direção em que o brawler anda. Ou seja, antes de chegar aonde quer, o swarmer será recebido com uma chuva de socos potentes.

Alguns exemplos deste confronto são George Foreman vs. Joe Frazier, Meldrick Taylor vs. Julio César Chávez.

Boxer-puncher vs. Brawler

O confronto entre um boxer-puncher e um brawler resulta em quebra-paus homéricos. Por causa disso, o brawler costuma levar vantagem por inserir maior potência contra um oponente com um sistema defensivo não tão apurado quanto o dos out-boxers.

Alguns exemplos deste confronto são Alexis Arguello vs. Aaron Pryor, Thomas Hearns vs. Iran Barkley. Um clássico exemplo do oposto é o confronto entre Evander Holyfield e Mike Tyson, quando o primeiro mostrou sua genialidade ao superar duas vezes uma luta que não lhe era favorável na teoria.

Boxer-puncher vs. Swarmer

A maior versatilidade do boxer-puncher rende vantagem contra o swarmer porque o primeiro tende a esfriar a agressividade do segundo por possuir maior poder de pegada.

Alguns exemplos deste confronto são Joe Louis vs. Arturo Godoy, Vince Phillips vs. Kostya Tszyu, Jon Jones vs. Daniel Cormier.

Boxer-puncher vs. Out-boxer

Neste confronto de estilos, quando o boxer-puncher consegue igualar a velocidade de punhos do out-boxer, ele tende a levar vantagem no duelo pela habilidade de frear a movimentação do rival com golpes potentes encaixados no tempo correto.

Alguns exemplos deste confronto são Sugar Ray Robinson vs. Kid Gavilan, Joe Louis vs. Billy Conn, Sugar Ray Leonard vs. Wilfredo Benitez.

  • Bruno Goes

    Excelente texto. Espero que continuem com a coluna, que é na verdade uma verdadeira aula. Meus parabéns ao Alexandre e ao Pedro pelo trabalho.

  • Leonardo Paz

    que texto maravilhoso, esclarecedor e simples!!
    parabens ao sr carneiro pelo otimo trabalho e muito bom texto mesmo!
    rolou ate uns exemplos de luta q da para procurar e assistir para entender melhor os exemplos!!

    • Pedro Carneiro

      Sim, e nas próximas lutas que for assistir, tenta identificar os estilos dos lutadores

  • Leo Corrêa

    Gostei. Direto e com exemplos bem claros. Sempre aprendo bastante coisa nova por textos como este.
    – valeu!

    • Pedro Carneiro

      Valeu, fera! A ideia é justamente essa!

    • Objetivo alcançado!

  • Luiz Gustavo

    Rapaz não é que uma simples conversa nos colaboradores resultou em texto no site?
    Estou mt feliz de poder conseguir diferenciar estilos e o mais impactantes é poder ver lutadores podendo fazendo mais de uma movimentação,o que demonstra enorme talento.

    • Pedro Carneiro

      Sim, a ideia é que depois de ler o texto todo mundo consiga identificar os estilos de cada lutador quando estiverem assistindo lutas. O que vai ajudar a todo mundo a ter uma leitura prévia das lutas e de quem é favorito nos palpites. hahaha

    • Um dos motivos de criarmos o grupo do Whatsapp dos colaboradores é exatamente esse, pra vocês nos ajudarem a fazer um site melhor.

  • Luiz Gustavo

    Parabens a galera toda do site q cada vez mais me impressiona.
    Missão dada,missão comprida,sr Carneiro!
    E vamo aos debates

    • Pedro Carneiro

      Aqui é o certo pelo certo como 10 e 10 são 20, meu parceiro!

  • James sousa

    é comum um lutador ter mais de um estilo ? pelo que eu vi o Pacquião é Boxer-puncher e Infighter ou Swarmer tem exemplos no MMA com lutadores com mais de um estilo ?

    • Pedro Carneiro

      Não é comum, mas também não é incomum.. hahaha. Grandes lutadores variam de estilos e usam isso como uma ferramenta pra se adaptar ao estilo do adversário ou a alguma adversidade dentro da luta. Sugar Ray Robinson era mestre nisso.

  • Binho Vianna

    Você acha que o Conor vai arriscar a base de karatê para golpear o Floyd?

    • Pedro Carneiro

      Acho difícil, mas se tratando do Conor eu não duvido de nada mais

    • Se elele fizer isso, vai sofrer.

  • Jefferson França

    Belo texto! Só quem ama a nobre arte sabe como é prazeroso ler um texto assim.
    Mas eu queria saber sobre o confronto de estilos quanto ao contragolpeador. Onde ele leva vantagem e onde leva desvantagem?

  • Luiz Gustavo

    Existe algum out boxer,q simplesmente desfila na manutenção de distancia que tenha um punch violento pra poder utilizar na curta?Alguém que consiga a clássica mistura força+habilidade na distância?Esse no caso seriam os boxers-punchers né?

  • Binho Vianna

    Segunda matéria técnica com boa explanação que vocês mandam em pouco tempo. É o diferencial de vocês.

  • Lero

    https://www.youtube.com/watch?v=2lW0ZSyI0CM
    Manual de como ganhar dum Out-boxer. (e out-kicker)

  • Tiago .

    Linda coluna rapaziada, estão de parabéns.

    Gosto muito dessas matérias com um conteúdo mais técnico, uma verdadeira aula.

  • Malk Suruhito

    Agora, Alexandre e Pedro, listem na combinação de estilos todas as lutas do Rocky, fazfavor…

  • Tonny Varela

    Matéria foda ! Obrigado MMA Brasil !

  • Luiz Gustavo

    Não sei se daria uma materia oriunda dessa…mas seria mto bom saber como derrotar oponentes q tenham caraceristicas diferentes…como por exempo como um out boxer d envergadura inferior daria com a distancia pra um cara mais longilineo…ou um brawler enfrentando alguem mais alto,deveria atacar o corpo?
    Seria otimo saber isso a respeito d vcs.

    Vida longa povo!