Demian Maia monstruoso finaliza Carlos Condit em menos de dois minutos no UFC On FOX 21

Demian Maia monstruoso finaliza Carlos Condit em menos de dois minutos no UFC On FOX 21
MMA

Sem tomar conhecimento de um dos mais violentos lutadores de todos os tempos, Demian Maia faz Carlos Condit batucar depois de 10 anos na luta principal do UFC On FOX 21. Anthony Pettis vence Charles do Bronx na melhor luta da noite.

Esse sujeito é mágico. Mais uma vez mostrando o nível estelar de seu jiu-jítsu, Demian Maia conquistou a maior vitória de sua carreira na noite deste sábado, no UFC On FOX 21, que aconteceu na Rogers Arena, em Vancouver, Canadá. Ele precisou de menos de 120 segundos para finalizar Carlos Condit e se firmar como um dos principais candidatos a desafiante dos meios-médios.

Conforme imaginado, o primeiro round tinha enorme probabilidade de mostrar controle de Demian na luta agarrada, algo que lembrasse o duelo contra Rory MacDonald. Depois de uma simulação rápida de movimentações de soco, o paulista entrou nas pernas do americano. Condit tentou negar a investida, mas acabou sofrendo a queda. Maia caiu por cima e trabalhou um pouco o ground and pound. Bem parecido com a luta contra MacDonald. Dali, Condit parecia ciente que precisava ficar ativo. Foi quando tudo mudou.

Se Demian por cima é perigoso, Demian nas costas é mortal. Condit piscou e o adversário pegou suas costas e trancou o cadeado na cintura. Se Condit tem uma guarda perigosa, ninguém dá conta de Demian nas costas. O brasileiro rapidamente encaixou o mata-leão, que começou como um esgana-galo parecido com o que finalizou Rick Story. A posição foi ajustada. Condit tentou resistir, mas quem resiste? Só restou ao ex-campeão batucar em sinal de desistência. O cronômetro indicava que apenas 1:52 haviam passado.

Demian-Maia-UFC-On-FOX-21

Com a maior vitória da carreira sacramentada, Demian começou a chorar copiosamente. Depois, com a mesma classe que demonstra lutando, ele pediu sua chance para lutar pelo título, mas não antes de Stephen Thompson. Que sujeito sensacional.

Anthony Pettis pega Charles do Bronx na guilhotina na estreia como pena

Falta de confiança, corte de peso em excesso. Muitas dúvidas foram lançadas para a estreia de Anthony Pettis no peso pena. Porém, o ex-campeão dos leves mostrou lapsos de seus grandes momentos e finalizou o bravo Charles do Bronx.

O brasileiro mostrou que estudou bem as derrotas de Pettis para Rafael dos Anjos e Eddie Alvarez e não perdeu cinco segundos para entrar nas pernas do americano e pressioná-lo contra a grade. Na luta agarrada, Do Bronx teve dois minutos de domínio, mas falhou em impor contundência ou em conquistar posições e tentar finalizações. Para piorar, ainda cedeu posição ao levar uma bela raspagem. Quando Pettis voltou ao centro, disparou diversas combinações potentes e aplicou três violentos chutes que fizeram a região abdominal de Charles adotar um tom avermelhado.

No segundo assalto, o paulista até conseguiu alguns momentos em pé, mas se viu obrigado a buscar novamente as quedas para evitar prejuízo. Porém, em pelo menos duas oportunidades, Charles derrubou deixando a cabeça mal posicionada. Era um mau presságio. Ele mais uma vez teve dificuldade em machucar Pettis no chão, voltou a falhar em ajustes de posicionamento e cedeu a raspagem para o americano. Em pé, Do Bronx novamente engoliu os melhores golpes do round.

A parada foi decidida no terceiro quando Pettis reverteu situação no chão pela quarta vez. Charles insistiu na queda e voltou a posicionar erradamente a cabeça. O “Showtime” não perdoou e encaixou uma guilhotina que deu fim ao combate com 1:49 da terceira etapa.

Paige VanZant anota o mais belo nocaute da história do MMA feminino no UFC

O primeiro round foi mais duro do que o previsto, mas Paige VanZant volta para aplicar um nocaute sensacional sobre Bec Rawlings.

Paige-VanZant-Bec-Rawlings-UFC-On-FOX-21

Mesmo mostrando mais agilidade e se movimentando mais, VanZant encontrou problemas para lidar com a agressividade de Rawlings no primeiro assalto. A australiana avançou sem medo e acertou diversos golpes contundentes nas trocas no começo do combate. Paige não demonstrou sentir as pancadas e vez a rival caçá-la. Isso foi fundamental para a jovem ler os movimentos da oponente.

Com tudo mapeado, VanZant precisou de 17 segundos para agir no retorno para o segundo round. O chute alto voador contou primeiro com a direita funcionando como um chute baixo, para tirar a atenção de Rawlings. A canhota veio em seguida e explodiu contra a têmpora da australiana.

Jim Miller vence Joe Lauzon em confronto parelho

Num duelo parelho, animado, movimentado e de final controverso, Jim Miller passou mais uma vez por Joe Lauzon.

O duelo mostrou algumas velhas características junto a outras que surpreenderam. Lauzon continuou enfrentando problemas contra canhotos, uma vez que Miller encontrou facilidade para encaixar golpes na cabeça e no corpo do rival. Apesar da coragem e determinação de J-Lau, Jim teve vantagem sempre que o combate ficou na troca de golpes em pé. Aliás, o constante avanço de Joe somado com sua defesa esburacada era um convite aos socos de Miller.

O problema é que boa parte da luta foi disputada no chão. E aqui entra a parte da surpresa, já que Miller, melhor wrestler do que Lauzon, foi consistentemente derrubado em todos os rounds e sofreu com a pressão que o oponente imprimiu por cima. No primeiro assalto, Lauzon não foi tão efetivo e, por isso, não conseguiu virar o round. No segundo, depois de uma bela queda junto à grade, ele usou um ground and pound efetivo e conseguiu a vantagem. No terceiro, tentou montar e terminou o combate com uma chave de braço encaminhada, o que fez muita gente lhe dar a vitória.

  • Marcos E

    Essa foto da Van Zant é sensacional. Não deve ser a do KO, porque ela tá muito longe e inclinada para trás. Mas é uma imagem muito plástica. O nocaute dela realmente foi o mais bonito do UFC feminino. Ela evoluiu na movimentação nessa luta, mas ainda demonstrou uma defesa bem furada.

    Agora, o Charles Oliveira e o Pettis competiram para ver quem defendia menos. Mas foi uma luta muito boa. Cheia de viradas. O Pettis nos penas tá bem perigoso.

    Incrível mesmo é o Maia ficando cada vez mais velho e arrepiando os adversários cada vez mais. Que loucura. Parece que a técnica vai ficando cada vez mais refinada e ele toma cada vez menos danos a cada luta. Com relação ao fato dele esperar a luta do Thompson, eu entendi que perguntaram para ele “o Thompson vai lutar agora pelo cinturão. Você lutaria com alguém novamente antes de disputar o cinturão, ou você prefere esperar pelo resultado entre Thompson e Tyron Woodley?”. Aí ele falou que esperaria o resultado do Woodley X Thompson. Acho que se dessem a disputa de titulo antes do Thompson ele pegaria a disputa mesmo.

    • Sim, a foto não é a do nocaute. Ela tava mais perto e acertou a perna da Bec no nocaute. E, sim, a defesa dela ainda precisa de ajustes. A menina é nova. Veja o Lauzon, que tá por aí há mais de 10 anos e não resolve a dele.

      Demian sofreu TREZE golpes contundentes nas últimas QUATRO lutas SOMADAS.

      Quanto à disputa do cinturão, ele poderia ter ignorado o que o Stann falou e ter metido que ele que tinha que lutar, mas não é perfil do Demian fazer isso (e o Thompson merece mais mesmo).

      • Guilherme Yamashita Anami

        Demian é a solução pro problema do dano neurológico a longo prazo no MMA, rs…

        Mudando um pouco de assunto, qual dos adversários recentes dele era o melhor contragolpeador na sua opinião, Alexandre? Brown e Condit são predominantemente lutadores que tomam iniciativa nas ações, correto? Seria interessante ver ele lidar com um contragolpeador habilidoso, como um Robbie Lawler, talvez…

        • IMPERADOR

          Isso mesmo: Demian Maia e o Thompson também.
          Os dois são o outro do esporte.

  • James sousa

    depois da luta contra o Laflare tenho visto o Demian buscando mais as finalizações não apenas o controle de posição
    Charles estudou bem as últimas lutas do Pettis ,fez uma boa luta mais não pode pegar as costas nos 3 rounds e não arrumar nada como foi nessa luta

    • Sim, o Demian passou a ser mais agressivo no chão mesmo. Eu reclamei disso aqui no site e ele melhorou bastante.

    • FABIO NEVES

      Falta mais objetividade ao Charles. Perder 3 posições nas costas é sinal de falta Gameplan e de inteligência. O que está sobrando ao Demian está faltando ao Charles.

  • Paulo Josué Lemos Alves

    Que entrada de queda rápida do Demian hein!!! Depois que gruda, ou finaliza ou acaba o round, como ainda estava no começo da luta, pior para o Condit. Depois do Thompson, acho justo o próximo desafiante ser o Demian.
    É difícil ele quedar o Woodley? Sem dúvida, acho até que não será tão fácil também, quedar o Thompson. Mas quer saber? não dá pra duvidar mais do Demian. Impossível não torcer para esse cara.

    • Não dá pra duvidar mais do Demian.

    • Guilherme Yamashita Anami

      Paulo, Demian mandou muito bem mesmo, mas vejo uma luta dele com o Woodley mais ou menos assim: derrubar o atual campeão seria MUITO mais difícil do que derrubar o Condit, mas se ficar com as costas no chão e não conseguir explodir pra escapar nos primeiros segundos, o Tyron tá BASTANTE encrencado, já que deve ter pouquíssima desenvoltura jogando por baixo. No geral, devido à explosão física, background no Wrestling e poder de nocaute, acho o Woodley um casamento bem ruim pro Demian…

      • Matheus V.

        O casamento contra o Woodley é ruim mesmo para o Demian. O atual campeão tem 91% de precisão em defesas de queda e é mais forte fisicamente. A chance do Maia seria sobreviver a uma explosão ou cadenciar até os rounds finais, pois em ambos os casos o Woodley minguaria no gás.
        Por sorte o Wonderboy deve receber o TS primeiro e, ao meu ver, é bem favorito para tomar o cinturão. Sendo assim, num embate Thompson vs. Maia, o brasileiro tem mais chances pelo encaixe de jogo; a dificuldade seria encontrar o carateca no octógono, já que ele se movimenta que só uma barbaridade.

        • Lero

          Woodley minguaria, mas Demian também.
          Casamento feio mesmo para o Demian. Seria algo parecido a Shields contra o Lombard.

          • Matheus V.

            O Maia cansa fazendo isometria, o Woodley tem pouco gás mesmo, fruto daquele excesso (suspeito) de massa muscular.

          • Boa comparação.

      • Malk Suruhito

        A questão é que se não derrubar, o Demian é capaz de mochilar em pé, haha

  • Beto Magnun

    Pô Demian é uma figura e tanto. Foi emocionante ver o expressão no rosto dele logo após vencer. Merece tudo de bom e se garantirem o TS tem que dar uma de Woodley mesmo e esperar. Seria demais vê-lo como campeão nessa categoria que só tem monstros.
    Pelo que andei lendo ontem e hoje parece que as pessoas estavam esperando um verdadeiro passeio do Charlinho quando a luta fosse pro chão. Parece que ignoraram totalmente as duas lutas do Pettis contra Bendo, o garfo que ele tomou contra o Guida, e até a luta com o Dos Anjos em que o americano sobreviveu a todas tentativas de finalização. E no fim ele teve mais malicia que o Charles. Agora acho que ele deu sorte por conta do Mendes ter sido suspenso e Edgar aparentemente vai descer (só que tem o Lamas que é um casamento terrível), porque minou demais a resistência dele. É cedo pra dizer, mas se ele não se adaptar bem vai acabar não vingando na categoria. Não pra não ficar empolgado em imaginar Pettis vs Swanson ou Holloway.
    E também teve muita gente frustrada com Miller vs Lauzon. Passou longe de ser boa como a primeira luta, mas ainda assim foi um lutão. Eu curti demais embora pra mim Pettis e Charlinho tenham feito a melhor luta da noite.

    • Lero

      Pettis vs McGregor nos penas seria um lutaço. Pena que seja bem difícil. Mas se vimos Bendo vs Patricio Pitbull, essa luta não é tão doida não.

  • FABIO NEVES

    A pergunta que fica é: O Demian de ontem teria vencido Anderson Silva?
    Outra: Mesmo o macaco instruindo o Charles a ficar nas costas e não ceder a posição, ele, totalmente no modo automático, sequer arroxou o cadeado, mesmo com o pettis de língua para fora.
    Acho que aquele chute na linha de cintura desestabilizou totalmente o rapaz.

    • Marcos E

      Ah, se o Demian pega o Anderson hoje… acho que o Anderson ia passar uma vergonha das grandes. …. … ou seja, ia ser como qualquer uma das lutas do Anderson depois que perdeu o cinturão!

      • IMPERADOR

        Eu queria que essa lista acontecesse. Demian passearia.
        Mas e impossível: Anderson vai ladeira abaixo e o Demian nas cabeças da categoria dele. O mundo da voltas…

        • Se o Demian perder a disputa do cinturão, provavelmente com 39 anos, não terá mais o que fazer (a não ser que perca uma disputa altamente acirrada e controversa). Aí caberia pedir uma revanche contra o Anderson.

    • O Demian atual é favorito contra o Anderson atual. Inclusive eu acho que o Demian poderia pedir essa luta caso perca a disputa do título.

      Sobre a sua pergunta, acho que o Anderson teria vencido do mesmo modo.

  • Danilo

    Cara, que atuação de gala do Demian, simplesmente sensacional. O Renato Rebelo colocou muito bem ontem no twitter:
    “Dar cabo de um dos mais violentos meio-médios já vistos sem desferir um soco sequer é mágico. Demian tem o dom de transformar 2016 em 1993!”
    E a classe que o Condit mostrou na derrota também foi muito maneiro. Grande sujeito. Respeito.

    Sobre a luta co-principal, cara, foi muito vacilo do Charles pegar as costas 3 vezes e nas 3 deixar o Pettis sair com o mesmo movimento. O Showtime não foi o matador de outrora, claro, o corte de peso deve ter pesado, então dava pro Do Bronx ter conseguido alguma coisa em alguma das chances que teve se tivesse tido mais calma e foco nas posições. Enfim, agora é esperar pra ver o que o Pettis vai arrumar quando tiver mais acostumado com o peso e com um pouco mais de confiança.

    Sobre VanZant x Rawlings nem tem muito o que falar, o nocaute foi o mais lindo do MMA feminino até agora. E como já foi dito aqui, VanZant precisa trabalhar sua defesa, mas como é muito jovem tem tempo de sobra.

    E sobre J-Lau x Miller não posso opinar muito pois acabei perdendo o terceiro round, mas tava dando luta empatada até então.

  • Fenando

    Nos dias de hoje vc ganhar de um dos maiores atletas do UFC só no Jiujistsu, é só o Demian mesmo.

    Lembrou as lutas do Rickson.

    • Lero

      Mas o Dominick Cruz na transmissão da Fox está falando como o Demian tem adotado muitas coisas do wrestling para o seu estilo de jogo. Tipo, o cara melhorou o que já era bom.
      Se o GSP decide voltar contra o Woodley para o UFC NY vai ser foda… Ai não tem outro jeito que cassar Demian vs Wonderboy no mesmo card.

      • Mas o jiu-jítsu tem muita coisa do wrestling também, especialmente pros caras que não ficam só puxando pra guarda.

    • E não levar um soco sequer de um cara que manda adversário pro hospital até quando perde.

  • Fernando Tassoni

    Quando o predador leva a presa para seu habitat…

    • Latinboxer

      Genial! Que desenho maneiro.
      Além da excelente arte, a sacada foi ótima.
      Parabéns!

      • Fernando Tassoni

        Vitória por constrição. E muito obrigado!