Conheça o “Road To Metamoris”, que classificará o campeão para o Metamoris 6 (com vídeo do 1º episódio)

Torneio "Road To Metamoris" reúne 16 grapplers pesos pesados para definir o campeão que enfrentará Jeff Monson no tatame branco do Metamoris 6.

Ralek Gracie está fazendo um excelente trabalho para promover o jiu-jítsu (o grappling de modo geral) entre os fãs de luta. O filho de Rorion Gracie, um dos fundadores do UFC, criou o Metamoris, uma liga que promove combates entre astros da luta agarrada e do MMA onde só é possível vencer por submissão – caso os 20 minutos regulamentares se esgotam, é decretado o empate, independentemente de quem deu mais passagens de guarda, quedas ou tentativas de finalização.

Nas duas últimas edições, Ralek promoveu lutas secretas, anunciadas somente no dia dos eventos. Para a próxima edição, o Metamoris 6, a novidade será a participação do vencedor do Road To Metamoris, websérie criada para dar oportunidade a talentosos grapplers de lutar no palco principal da organização.

A primeira temporada do Road To Metamoris juntou 16 pesos pesados em quatro grupos de quatro lutadores. Os competidores lutam no formato round-robin, ou seja, se enfrentam dentro dos grupos em combates de 15 minutos, valendo a mesma regra de só se poder vencer com uma submissão de qualquer tipo. Quem conquistar mais vitórias dentro de cada grupo se classifica para o quadrangular final. O campeão do “Road To Metamoris” enfrentará o bicampeão do ADCC e ex-UFC, PRIDE e Strikeforce Jeff Monson, na luta de abertura do Metamoris 6.

A competição tem outras regras interessantes para promover o jogo ofensivo além de só permitir vitórias por submissão. Caso um lutador vença um oponente que tenha mais submissões, herda as vitórias do rival recém-derrotado, possibilitando que os grupos se encerrem mais rapidamente (a herança só acontece se o ganhador tiver vencido alguma luta antes). Do mesmo modo, caso um grupo termine com todas as lutas empatadas, ou seja, sem submissões, os quatro integrantes são eliminados. A ideia do Metamoris com isso é impedir que lutadores tentem enrolar os combates por estarem à frente se houvesse sistema de pontuação.

Road-to-metamoris

A organização liberou um vídeo com o primeiro episódio do Road To Metamoris (a competição foi gravada em segredo). No capítulo inicial, houve as lutas do grupo 1, que envolveram Travis “Newaza” Warner (faixa roxa), Joseph “Moku” Kahawai (faixa marrom), Adam Wheeler (faixa preta e medalha de bronze olímpica em 2008 na luta estilo greco-romano) e Justin Colburn (faixa marrom).

No primeiro combate, Moku venceu Newaza via kimura. Em seguida, Wheeler e Colburn fizeram uma luta movimentada, mas terminaram empatados. O mesmo resultado aconteceu entre Wheeler e Newaza. Assim, com a segunda vitória via kimura, agora contra Colburn, Moku se classificou diretamente para a final, já que Wheeler, que seria seu terceiro oponente, não tinha vitória para se credenciar a herdar seus triunfos.

Confira abaixo o episódio 1 do Road To Metamoris, com os melhores momentos dos combates do grupo 1. Para assistir ao episódio completo, bem como aos próximos capítulos, os eventos ao vivo, as lutas dos Metamoris anteriores, é preciso assinar o All-Access.

  • Airton S

    Muito massa! Sou fã do Metamoris e acho inclusive que vocês não dão lá muito cabimento à referida organização aqui no site, hehe.

    Essa idéia das lutas secretas também é legal.

    • Não dá pra falar de tudo, é muita coisa pra dar conta sem ter equipe pra isso, ainda mais quando a grande maioria da audiência só quer saber de UFC.

      Eu falo do ADCC, do Mundial Pro, do Mundial IBJJF e passei a falar do Metamoris desde a 4ª edição. Queria ter alguém que pudesse cobrir o jiu-jítsu/submission pro site.

      • Gustavo Menor

        Ah se eu fosse Jornalista! ;)

        • Precisa ser não, fera! Tá na pilha?

          • Gustavo Menor

            Bora!!!!!

            • Vou te mandar um email.

              • Gustavo Menor

                Como quiser.

                Menorci@gmail.com
                Wpp 48 96299689
                E o Facebook já tem aqui, rs.

                Abs

            • Apaguei seu comentário pra não expor seu e-mail por aí e vc não acabar vítima de spammer. Já tinha pego o e-mail pelo painel de administração do site.

  • Rodolfo Rentes

    Muito legal o método de vencer apenas quem finaliza, acho que isso pode tornar o JJ atual mais eficaz e impossibilitado algum dos atletas de amarrar luta.

    • As pessoas reclamam dos wrestlers, mas nas modalidades de origem, o jiu-jítsu é bem menos dinâmico e mais “amarrável” (caralho, eu odeio essa expressão e suas variantes hahahaha) que o wrestling.

  • Pedro Lins

    a pergunta cretina é: vão liberar os episódios no youtube pra quem é muquirana e não vai pagar a assinatura pra assistir? hehehe

  • Janse Romero

    Roy Nelson está alí ? rs

  • Rafa FriAll

    Bem legal a iniciativa. O Metamoris é maneiro e estou torcendo para que eles levem o BJ Penn para fazer uma luta.