Coluna do Coach: Por dentro do Team Nogueira Camp 2011

O Team Nogueira CAMP superou as expectativas em matéria de eventos de intercâmbio de MMA. O evento, que ocorreu de 15 a 25 de janeiro no Rio, teve como principal diferencial reunir inúmeros lutadores de elite do MMA mundial.

O foco principal do CAMP foi proporcionar desenvolvimento técnico de modalidades como boxe, muay thai, wrestling, grappling e trabalhos específicos para MMA a seus participantes, fora as sessões de preparação física específica, onde pude liderar alguns treinamentos e receber uma sessão de Itallo Vilardo, que prepara ninguém menos que Pedro Rizzo.

O cronograma foi semelhante à organização profissional de um lutador de elite, mas com intensidade reduzida, para que os participantes pudessem completar o CAMP sem overtraining. A assimilação técnica foi imediata, aspecto observado por Rogério Minotouro, um dos líderes do CAMP, que comandou um treino especial e turístico com corrida nas Paineiras e até uma visita ao Cristo Redentor.

Entre os grandes nomes que compareceram ao CAMP, podemos enumerar algumas estrelas do MMA mundial. Rodrigo Minotauro, por exemplo, ministrou um seminário sobre MMA, além de acompanhar os treinos, a alimentação dos atletas e a entrega dos certificados. Rafael Feijão, campeão meio-pesado do Strikeforce, comandou um ótimo treino de MMA, trabalhando clinch e ground and pound, além de dar atenção especial para os participantes fora do treinamento. Pedro Rizzo participou do Seminário sobre a Expansão do MMA no Brasil e esteve presente na entrega dos certificados, deixando sua assinatura.

Anderson Silva, mesmo com luta pelo cinturão marcada para o UFC 126, demonstrou total atenção aos participantes na entrega dos certificados, cuidando das “piadas” e “risadas” ao lado de Rodrigo Minotauro e Pedro Rizzo. Ele também deixou sua assinatura nos certificados de participação.

Além das estrelas consagradas, tivemos também a participação de feras do Team Nogueira, como, por exemplo, Thiago Jambo, lutador de excelente caráter que compartilhou sua experiência dentro do octógono em boa parte dos treinos. Além dele, tivemos a presença do campeão do GP dos meio-médios do Jungle Fight e grande promessa do MMA nacional, Erick Silva, que comandou um treino de muay thai com foco totalmente técnico para ataques dentro do octógono. Tenho certeza que Erick está no caminho certo para levantar um cinturão internacional no futuro.

Erivan Conceição e Edelson Silva comandaram um show à parte nos treinos de boxe. Dois dos principais treinadores da nobre arte das feras do MMA, eles demonstraram porque são diferenciados em sua modalidade e porque o nosso país precisa reconhecer o talento de quem trabalha pelo esporte. Foram a “cereja do bolo” no CAMP.

Em relação à minha área, na preparação física específica, demonstrei a configuração do Treino de Velocidade para MMA, Treinamento de Força para o início de um trabalho com atleta de alto rendimento, envolvendo análise de padrão de agachamento, encurtamento muscular, restrições e adaptações do atleta, além dos benefícios do Levantamento de Peso Olímpico para o lutador de MMA.

Agradecimentos especiais para os que fizeram do Team Nogueira CAMP 2011 um evento pioneiro no MMA nacional: XMEIR Los Angeles (academia de MMA e fitness), Fernando Fernandez (produtor cinematográfico), Itallo Vilardo (preparador físico), Ana Hissa (editora do Sensei Sportv), Mario Filho (editor e apresentador do Sensei Sportv), Alexandre Matos (editor-chefe do MMA-Brasil.com, Fernanda Prates (editora do MMA-Brasil.com), Vivi Ribeiro (apresentadora do canal Combate), Pedro Gama Filho (presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas), Dragos Stanica (referência em levantamento olímpico), Joselito Lazáro, Rogério Nogueira, Patrício Pitbull, Roberto Corvo, Vinicius Teixeira e todos os que estiveram presentes.

  • FeroZ

    Boa…

    Só fera.

  • Pingback: Tweets that mention Coluna do Coach: Por dentro do Team Nogueira Camp 2011 || MMA-Brasil.com -- Topsy.com()

  • Felipe Freitas

    Ia perguntar hoje pro Alexandre quando que ia ter a tua coluna de novo, nem precisei :D

    Gostaria de ter ido no CAMP, mas sou menor de idade e dependente dos meus pais =/

    • Então aguarde a terceira coluna dele! Encomendei o ponto de vista da preparação física pro Jon Jones pegar um title shot em 40 dias, emendando 2 training camps.

  • Felipe tudo tranquilo?
    O CAMP não veio para deixar vocês com vontade de treinar e não ter dado. Pelo contrário, veio para mostrar que foi a 1a Edição…

    ANOTE ai… 27 de AGOSTO TEAM NOGUEIRA CAMP 2!!!!

  • Lucas Wernke

    Parabéns pelo trabalho ae Diogo… e boa sorte para a 2ª edição.

    • Obrigado Lucas!!!

  • bruno

    ai como me torno umlutador

    • Tudo bem Bruno?
      Depende de inúmeros fatores:

      Qual a sua vivência na arte marcial? Assim não aceleraríamos alguns processos.

      O seu objetivo realmente é ser lutador? Pois a rotina de um lutador amador/profissional que almeja sucesso não é a mesma das pessoas que buscam condicionamento nas academias.

      Lembrando que ESPORTE não é SAÚDE, e sim resultado!
      Digo esporte de alto rendimento. Esta frase é mal interpretada algumas vezes.

      O que você precisar conte comigo e tentarei esclarecer algumas dúvidas!!!

      Grande abraço

  • ai comome tornar lutador

  • Pingback: Coluna do Coach: Por dentro do Team Nogueira Camp 2011 | SportSquare()