Canelo Álvarez e Callum Smith fecham acordo por luta em dezembro

Por Israel Silveira | 14/11/2020 15:37

Saúl Canelo Álvarez vem lutando bastante ultimamente, mas não nos ringues. Agora, porém, ele tem um duro adversário pela frente, já que o mexicano finalizou acordo para uma luta em dezembro contra o britânico Callum Smith. A luta será pelo cinturão mundial da Associação Mundial de Boxe (WBA) dos super-médios (76,2 Kg), em posse de Smith. Três datas principais estão sendo trabalhadas: 18, 19 ou 20 de dezembro. A informação é de Salvador Rodríguez, da ESPN Deportes.

O astro mexicano vinha em longa disputa judicial contra seu promoter Oscar De La Hoya e a emissora DAZN. Na semana passada ficou confirmado que Canelo tinha encerrado seus vínculos com ambos sem necessidade de multas ou novas disputas judiciais. Com a liberação de Saul Álvarez do seu contrato, ele se tornou um agente livre, o que facilitou negociações com outras promoções de boxe, que é o caso de Callum Smith, pertencente ao plantel da Matchroom Boxing (Eddie Hearn). A ruptura foi “sem ressentimentos” e aparentemente o próprio DAZN transmitirá o combate.

Canelo Álvarez (53-1-2, 36 KOs) está há um ano sem lutar. Seu último combate foi contra Sergey Kovalev em novembro de 2019 nos meios-pesados, com o mexicano nocauteando o “Krusher” em 11 assaltos. Desde então uma luta com Caleb Plant nos super-médios foi cogitada para diversas datas, mas um acordo nunca foi finalizado. Vale lembrar que Canelo estreou seu contrato de 11 lutas com o DAZN em uma luta nesta mesma categoria, nocauteando o pouco ameaçador Rocky Fielding e conquistando o cinturão de segunda importância da AMB. Canelo claramente tem planos de unificar a divisão dos super-médios e seu primeiro passo é enfrentando Callum Smith, que é um desafio exponencialmente mais difícil que Rocky Fielding.

Callum Smith, 30 anos, destro (27-0, 19 KOs) é o detentor do cinturão mundial da AMB dos super-médios desde 2018, quando venceu a World Boxing Super Series, derrotando o também britânico George Groves. Smith não é o mais popular dos lutadores, mas ele certamente está no topo da divisão há muito tempo. O inglês é considerado um lutador top 10 dos super-médios desde 2015. Smith também é um “gigante”, carregando 1,91m para a divisão e seria o mais alto adversário de Canelo em sua carreira até aqui.  Ele é irmão do também boxeador Liam Smith, a quem Canelo nocauteou em 2016. Então seria uma espécie de “vingança familiar”. Smith vem de uma decisão muito, muito suspeita contra John Ryder em sua última luta, já que muitos viram vitória para Ryder.

A luta será no AT&T Stadium no Texas, estádio do Dallas Cowboys e terá presença de público. Vale lembrar que para o mesmo final de semana (19 a 20 de dezembro) já teremos o retorno de Gennady Golovkin defendendo seu cinturão contra Kamil Szeremeta e também o confronto entre Ryan Garcia e Luke Campbell, todos transmitidos pelo DAZN.

Foto: Isaac Brekken (AP)