Boletim MMA Brasil: UFC anuncia retorno à China no fim de agosto

Por Gabriel Camargo | 23/05/2019 14:17

Para a edição desta semana do Boletim MMA Brasil, o destaque é o retorno do UFC à China. Além disso, tratamos das mudanças no embate principal do UFC Minneapolis e de vários brasileiros com lutas marcadas.

Como dito, o destaque da semana vai para a confirmação da próxima vez que o octógono sera montado em terras asiáticas. Como está virando tradição, o país escolhido foi novamente a China, que receberá pelo terceiro ano consecutivo um card do UFC. A cidade escolhida foi Shenzhen, localizada na província de Guangdong, que receberá o UFC On ESPN+ 15, realizado no dia 31 de agosto. Shenzhen é a terceira cidade visitada pela organização na China continental – os eventos anteriores foram realizados em Beijing e Shanghai, além dos eventos em Macau. Nenhuma luta foi anunciada para o card até o momento.

Restando um pouco mais de um mês para a realização do UFC Minneapolis, a organização americana enfrentou um problema para a luta principal do evento. O ex-campeão Tyron Woodley sofreu uma lesão na mão e foi obrigado a se retirar da revanche contra Robbie Lawler – na primeira luta, Woodley nocauteou o adversário e conquistou o título. Dessa forma, os planos do UFC precisaram sem alterados, já que, até o momento, não foi encontrado nenhum adversário para Lawler, mesmo com os vários pedidos de lutadores da categoria. Assim, o combate entre Junior Cigano e Francis Ngannou, que seria no UFC 239, passa a ser o duelo principal do dia 29 de junho, antecipando-o em uma semana. O embate entre os pesos pesados deve definir o próximo a disputar o cinturão, que hoje está em posse de Daniel Cormier, passando a ser disputado em cinco rounds.

Após ficar alguns dias sem adversário por conta de uma lesão sofrida por Markus Maluko, Deron Winn recebeu um novo oponente, o também estreante Bruno “Blindado” Silva. Após um bom início de carreira, acumulando quatro nocautes em suas primeiras lutas profissionais, Winn participou do Golden Boy MMA, no qual superou o ex-UFC Tom Lawlor e recebeu o chamado da maior organização do MMA mundial. Já Blindado tem uma carreira mais extensa, participando inclusive das eliminatórias para o reality show The Ultimate Fighter Brasil 3, quando foi derrotado por Vitor Miranda. Vindo de quatro vitórias seguidas, Bruno impressionou nas duas últimas, ao nocautear o ex-campeão do Bellator Alexander Shlemenko e Artem Frolov, conquistando o cinturão da organização russa M-1 Global. O combate vai ocorrer no UFC Greenville.

O UFC San Antonio, mesmo sem luta principal definida, recebeu muitos combates nos últimos dias. O mais relevante vai acontecer no peso galo, reunindo duas atletas em momentos distintos. Raquel Pennington surpreendeu a todos quando emendou uma boa sequência de quatro vitorias e teve sua chance de disputar o cinturão, posição que não era imaginada em seu início na organização. Porém, acabou amplamente dominada por Amanda Nunes e, logo depois, sucumbiu diante de Germaine de Randamie. Sua adversária será Irene Aldana, que teve um começo complicado no UFC, mas acumula três triunfos consecutivos, aumentando as esperanças sobre uma possível renovação na categoria. No peso pesado, os ranqueados Aleksei Oleinik e Walt Harris foram novamente pareados, enquanto Andrei Arlovski e Ben Rothwell farão uma revanche do embate ocorrido em 2008. Teremos ainda Greg Hardy, que vai encarar Juan Adams.

Outro evento que está tomando forma é o UFC 240. Uma das prováveis últimas lutas no peso mosca no UFC vai ocorrer entre os brasileiros Deiveson Figueiredo e Alexandre Pantoja. O “Deus da Guerra” conheceu a primeira derrota profissional em seu último embate, enquanto Pantoja tentará a quarta vitória seguida. Ainda no mosca, mas no feminino, as ranqueadas Lauren Murphy e Mara Romero Borella vão medir forças buscando se consolidar no top 10 da categoria, que também terá a veterana Alexis Davis, tentando retornar às vitórias, defendendo sua posição na classificação do UFC contra a brasileira Viviane Araújo, que desce de peso após nocautear Talita Bernardo em sua estreia no octógono, no UFC 237.

Confira todos os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC On ESPN+ 12, 22/06 na Bon Secours Wellness Arena, em Greenville, Carolina do Sul, EUA

Peso médio: Bruno Blindado vs. Deron Winn – por MMA Fighting

UFC On ESPN 3, 29/06 na Target Center, em Minneapolis, Minnesota, EUA

Peso pesado: Junior Cigano vs. Francis Ngannou – por ESPN
Peso meio-médio: Tyron Woodley lesionou a mão e se retirou da luta contra Robbie Lawler – por ESPN

UFC On ESPN+ 13, 13/07 na Golden1 Center, em Sacramento, Califórnia, EUA

Peso meio-pesado: Gian Villante vs. Mike Rodriguez – por Farah Hannoun
Peso pena: Andre Fili vs. Sheymon Moraes – por Combate.com

UFC On ESPN 4, 20/7 na AT&T Center, em San Antonio, Texas, EUA

Peso pesado: Walt Harris vs. Aleksei Oleinik – por Express News
Peso pena: Alex Caceres vs. Steven Peterson – por Express News
Peso galo: Raquel Pennington vs. Irene Aldana – por Express News
Peso meio-pesado: Sam Alvey vs. Klidson Abreu – por Express News
Peso galo: Mario Bautista vs. Jin Soo Son – por Express News
Peso galo: Domingo Pilarte vs. Felipe Cabocão – por Express News
Peso pesado: Andrei Arlovski vs. Ben Rothwell – por ESPN
Peso pesado: Juan Adams vs. Greg Hardy – por ESPN

UFC 240, 27/07 na Rogers Place, em Edmonton, Alberta, Canadá

Peso meio-médio: Erik Koch vs. Kyle Stewart – por Farah Hannoun
Peso mosca: Gillian Robertson vs. Sarah Frota – por MMA Fighting
Peso mosca: Lauren Murphy vs. Mara Romero Borella – por Combate.com
Peso mosca: Alexis Davis vs. Viviane Araújo – por Combate.com
Peso mosca: Deiveson Figueiredo vs. Alexandre Pantoja – por Combate.com

UFC On ESPN+ 14, 10/08 na Antel Arena, em Montevidéu, Uruguai

Peso mosca: Rogério Bontorin vs. Raulian Paiva – por Combate.com

UFC 241, 17/08 na Honda Center, em Anaheim, Califórnia, EUA

Peso galo: Raphael Assunção vs. Cory Sandhagen – por ESPN

UFC 242, 07/09, em estádio a ser definido, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Peso galo: Khalid Taha vs. Bruno Bulldog – por MMA Fighting