Boletim MMA Brasil: UFC 238 recebe combates importantes

Por Gabriel Camargo | 10/04/2019 15:23

Chegando para mais uma semana, o Boletim MMA Brasil traz como principais destaques da semana os diversos anúncios para o UFC 238, algumas alterações em lutas e um rápido primeiro acerto da nova coluna do MMA Brasil.

Mais um grande evento parece estar a caminho. O UFC 238, que será realizado em 8 de junho, já conta com duas disputas de cinturão e vários combates com altas implicações nos rankings, e recebeu outras lutas importantes nessa semana. No peso galo, um provável title eliminator vai ocorrer entre Aljamain Sterling e Pedro Munhoz, que pode servir também de reserva para a disputa de cinturão que irá ocorrer no mesmo evento. Também no peso galo, o americano Jimmie Rivera vai tentar frear a ascensão do russo Petr Yan, que invadiu o top 10 ao acumular quatro vitórias em igual número de lutas no UFC, sendo a última contra John Dodson. Rivera passa por um momento instável, tendo duas derrotas nas três lutas mais recentes no octógono. Outro combate marcado para o evento é no peso palha feminino, entre a mexicana Alexa Grasso, que fará seu retorno após ser completamente dominada por Tatiana Suarez, e a polonesa Karolina Kowalkiewicz, que retornará rápido após sua última derrota perante Michelle Waterson, no dia 30 de março.

A grande notícia da semana envolveu Yoel Romero, que contraiu uma pneumonia e foi retirado da luta principal UFC Fort Lauderdale. Dessa forma, Ronaldo Jacaré vai enfrentar Jack Hermansson – membro recente do top 10 do peso médio, tendo entrado após finalizar rapidamente David Branch. No mesmo evento, a ex-campeã peso palha Carla Esparza também teve sua adversária trocada. Antes emparelhada contra Livia Renata Souza, a “Cookie Monster” vai enfrentar outra brasileira. Com um cartel invicto, em 14 lutas no MMA, Virna Jandiroba vai ter a oportunidade de se apresentar no octógono. Ostentando o cinturão do Invicta FC, Virna obteve uma defesa contra Janaisa Morandin em setembro de 2018, sua última luta. A americana vive situação oposta, acumulando atuações abaixo da média depois de ter perdido o cinturão, e atualmente vem de duas derrotas seguidas.

Um interessante combate que foi anunciado nos últimos dias foi no peso mosca feminino, entre as americanas Andrea Lee e Montana de la Rosa, para o UFC Greenville. Com duas integrantes do ranking, o duelo deve inserir a vencedora na corrida por uma chance de disputar o cinturão da mais recente categoria do UFC. Lee é ex-campeã do LFA e tem duas lutas no octógono, saindo vencedora em ambas.  A lutadora foi vítima de violência doméstica e esta será a sua segunda luta após o caso. Montana também está invicta na organização, somando três vitórias por finalização.

Os desdobramentos da mudança da luta principal do UFC São Petersburgo trouxeram o primeiro acerto da coluna De Olho no Futuro. A saída de Alexey Oleinik para enfrentar Alistair Overeem deixou Walt Harris sem adversário no UFC Ottawa. Porém, mais de uma semana depois da mudança, o UFC anunciou o substituto para enfrentar o “Big Ticket”. Este será o ucraniano Sergey Spivak, mencionado na coluna do MMA Brasil, sendo o primeiro contratado por uma das grandes organizações – com poucos dias de diferença da publicação da matéria.

Confira todos os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC On ESPN+ 7, 20/04 na na Yubileyny Sports Palace, em São Petersburgo, Russia

Peso leve: Teemu Packalen deixou a luta contra Alexander Yakovlev, que agora enfrentará Alex Leko – por Combate

UFC On ESPN 3, 27/04 na BB&T Center, em Fort Lauderdale, Florida, EUA

Peso médio: Yoel Romero deixou a luta contra Ronaldo Jacaré, que agora enfrentará Jack Hermansson – por ESPN
Peso palha:  Livinha Souza deixou a luta contra Carla Esparza, que agora enfrentará Virna Jandiroba – por Combate

UFC On ESPN+ 8, 04/05 no Canadian Tire Centre, em Ottawa, Ontario, Canadá

Peso pesado: Walt Harris vs. Sergey Spivak – anunciado pelo UFC

UFC 237, 11/05 na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, Brasil

Peso galo: Jessica-Rose Clark deixou a luta contra Talita Bernardo, que agora enfrentará Melissa Gatto – por Combate

UFC On ESPN+ 9, 18/05 na Blue Cross Arena, em Rochester, Nova York, EUA

Peso pena: Julio Arce vs. Julian Erosa – por FloCombat
Peso leve: Davi Ramos vs. Austin Hubbard – por ESPN

UFC On ESPN+ 10, 01/06 na Ericsson Globe, em Estocolmo, Suécia

Peso pena: Sung Bin Jo vs. Daniel Teymur – por Rank 5

UFC 238, 08/06 na United Center, em Chicago, Illinois, EUA

Peso galo: Aljamain Sterling vs. Pedro Munhoz – por ESPN
Peso galo: Jimmie Rivera vs. Petr Yan – por ESPN
Peso palha: Karolina Kowalkiewicz vs. Alexa Grasso – anunciado pelo UFC

UFC On ESPN+ 11, 22/06 na Bon Secours Wellness Arena, em Greenville, Carolina do Sul, EUA

Peso mosca: Andrea Lee vs. Montana de la Rosa – por FloCombat

UFC 239, 06/07 na T-Mobile Arena, em Las Vegas, Nevada, EUA

Peso meio-médio: Diego Sanchez vs. Michael Chiesa – por ESPN
Peso médio: Edmen Shahbazyan vs. Jack Marshman – anunciado pelo UFC