Boletim MMA Brasil: Robert Whittaker unifica cinturões com Israel Adesanya no UFC 243

Por Gabriel Camargo | 11/07/2019 01:38

Após o grandioso evento do último sábado (6), o UFC 239, a organização americana vai voltar a programação normal com o UFC Sacramento, que sofreu algumas alterações de última hora, além disso, destacaremos nessa edição do Boletim MMA Brasil a unificação do cinturão peso médio e o calendário para o fim do ano do UFC.

O principal destaque da semana foi a confirmação da disputa de cinturão entre Robert Whittaker e Israel Adesanya para o dia 5 de outubro, ainda sem local confirmado, mas com rumores apontando para a realização do UFC 243 em Melbourne, na Austrália, no Docklands Stadium. Atual campeão linear, o neozelandês vive uma fase brilhante após tomar a decisão de subir de categoria. Vindo de uma sequência de nove triunfos, suas duas últimas vitórias o elevaram a um patamar altíssimo, tendo superado Yoel Romero em ambas as oportunidades valendo o cinturão. Já Adesanya, com pouco mais de um ano e meio dentro do UFC, teve uma ascensão meteórica, rapidamente entrando no ranking e batendo lutadores como Derek Brunson e Anderson Silva. Com o campeão lesionado, Israel se viu envolvido na disputa pelo título interino na qual, em um dos melhores embates do ano, superou Kelvin Gastelum.

Como já está virando rotina, os eventos da organização americana tem sofrido com substituições de última hora com menos de uma semana para o evento, e com o UFC Sacramento não foi diferente. No peso meio-pesado, Mike Rodriguez tentaria emendar sua primeira sequência de resultados positivos contra Gian Villante, que acabou se retirando da luta. Dessa forma o americano, que enfrentaria um veterano de octógono, passa a enfrentar um estreante, que será John Allan. O brasileiro participou da versão nacional do Contender Series, mas acabou finalizado por Vinicius Mamute. Allan fez mais uma luta depois do programa, nocauteando Alexandre Silva, sendo contratado pouco depois do combate. No peso leve, Drakkar Klose não teve a mesma sorte de Rodriguez. O atleta, que integraria o card principal, viu Beneil Dariush se lesionar e, com pouco tempo hábil, o UFC não conseguiu nenhum novo adversário, sendo obrigado a retirar Klose do evento.

No fim de semana, a maior organização de MMA do mundo aproveitou para divulgar seu calendário para o último trimestre do ano. Em evidência ficam as duas visitas que serão realizadas no continente asiático. A primeira será em 26 de outubro, o UFC On ESPN+ 20, que será realizado na cidade de Kallang, em Singapura, voltando para o país após um ano da última edição. A Coreia do Sul também voltará a receber o octógono após quatro anos da primeira visita. O UFC On ESPN+ 23 será sediado na cidade de Busan, no dia 21 de dezembro, fechando o calendário do UFC em 2019. O Brasil também teve a sua edição de São  Paulo confirmada para o dia 16 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera.

O UFC San Francisco deve receber um intrigante duelo no peso pena. Claramente em fim de carreira e tendo sinais de decadência física, o outrora top 5 Cub Swanson terá mais uma oportunidade de vencer dentro do octógono. Duas grandes sequências de vitórias aproximaram Cub da disputa de cinturão em outros tempos, mas este período parece ter ficado para trás. Quatro derrotas seguidas tiraram Swanson do ranking da categoria, com o americano amargando apresentações ruins, sendo amplamente dominado pela nova geração. Mais uma vez servindo de porteiro, Cub irá encarar Kron Gracie. O brasileiro possui apenas cinco lutas em sua carreira, tendo finalizado todos os seus adversários, incluindo Alex Caceres em sua estreia no UFC. Mesmo ainda invicto, a inexperiência pode acabar pesando frente a um adversário veterano e, no fim, a peleja vai valer mais para mostrar o nível de deterioração do americano do que o atual grau de evolução do Gracie.

Como já era o esperado, o UFC Shenzhen vai contar com um dos lutadores da casa mais famosos dentro do MMA. Estamos falando de Li Jingliang. O chinês vai realizar a segunda luta seguida em seu país, tendo ganhado bônus de performance em todas as vezes que lutou na China. Seu adversário será Elizeu Capoeira. Vindo de incríveis sete vitórias no peso meio-médio, o brasileiro novamente recebe um adversário que não o elevará no ranking da categoria, sendo que Capoeira já ocupa a 14ª posição. Apesar disso, o embate gera expectativa pelo alto grau de entretenimento que ambos os lutadores podem proporcionar. O evento vai ocorrer no dia 31 de agosto.

Confira todos os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC On ESPN+ 13, 13/07 na Golden1 Center, em Sacramento, Califórnia, EUA

Peso leve: Beneil Dariush se retirou do combate contra Drakkar Klose – por MMA Junkie
Peso meio-pesado: Gian Villante se retirou do combate contra Mike Rodriguez, que agora vai enfrentar John Allan – por Wrestling Observer

UFC 240, 27/07 na Rogers Place, em Edmonton, Alberta, Canadá

Peso pena: Hakeem Dawodu vs. Yoshinori Horie – por TSN

UFC On ESPN 5, 03/08 na Prudential Center, em Newark, New Jersey, EUA

Peso meio-médio: Mickey Gall vs. Salim Touahri – anunciado pelo UFC

UFC On ESPN+ 14, 10/08 na Antel Arena, em Montevidéu, Uruguai

Peso mosca: Ashlee Evans-Smith se retirou do combate contra Taila Santos, que agora vai enfrentar Ariane Carnelossi – por Dama de Ferro MMA

UFC 241, 17/08 na Honda Center, em Anaheim, Califórnia, EUA

Peso galo: Manny Bermudez vs. Casey Kenney – por MMA Junkie

UFC On ESPN+ 15, 31/08 na Shenzhen Universiade Sports Centre, em Shenzhen, China

Peso meio-médio: Elizeu Capoeira vs. Li Jingliang – por Combate
Peso mosca: Mark De La Rosa vs. Kai Kara-France – por MMA Junkie

UFC 242, 07/09 na du Arena, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Peso leve: Edson Barboza vs. Paul Felder – por MMA Junkie

UFC On ESPN+ 17, 21/09 na Mexico City Arena, na Cidade do México, México

Peso palha: Carla Esparza vs. Alexa Grasso – por La Afición

UFC 243, 05/10 na Docklands Stadium, em Melbourne, Austrália

Disputa de cinturão peso médio: Robert Whittaker vs. Israel Adesanya – anunciado pelo UFC
Peso pesado: Yorgan De Castro vs. Justin Tafa – por MMA Junkie

UFC On ESPN+ 19, 12/10 na Chase Center, em San Francisco, Califórnia, EUA

Peso pena: Cub Swanson vs. Kron Gracie – por ESPN