Boletim MMA Brasil: Max Holloway e Kamaru Usman negociam próximas disputas de cinturão

Por Gabriel Camargo | 29/08/2019 15:29

Compensando a última edição que não teve grandes novidades, o Boletim MMA Brasil desta semana está bem recheado, com combates anunciados em praticamente em todos os eventos do UFC marcados até o fim do ano. Assim, os principais destaques são relativos às negociações das datas de defesas dos cinturões de Max Holloway e Kamaru Usman, a estreia de um ex-desafiante em uma nova categoria e o pacote de lutas do UFC Singapura.

UFC 245

A próxima disputa de cinturão do peso pena, entre o campeão Max Holloway e Alexander Volkanovski, poderá acontecer no UFC 245, em 14 de dezembro. O havaiano possui um reinado bastante agitado, sendo bastante ativo na organização. Já tem três defesas do seu cinturão, contra José Aldo, de quem tomou a cinta, Brian Ortega e Frankie Edgar. Teve sua passagem no peso leve frustrada logo na estreia, sendo derrotado por Dustin Poirier, quando teve a oportunidade de conquistar o segundo cinturão mas acabou encerrando a grande sequência de vitórias que tinha no octógono. Volkanovski está em uma ascensão impressionante, acumulando sete vitórias no UFC e com 17 invictos na carreira. O australiano colocou o seu maior nome em seu cartel na última luta, derrotando Aldo no Rio de Janeiro, carimbando sua chance de ostentar a cinta.

UFC 244

Outra data que está próxima de ser confirmada é da disputa do título dos meios-médios. Kamaru Usman possivelmente voltará a entrar no octógono em 2 de novembro, no UFC 244, dessa vez para enfrentar Colby Covington. O falastrão americano finalmente terá a oportunidade de conquistar a cinta linear do UFC, depois de ter conquistado o interino ao bater Rafael dos Anjos, em 2018, mas acabou tendo o cinturão retirado ao negar lutar contra Tyron Woodley alegando estar lesionado. Depois de ficar mais de um ano sem lutar, retornou no começo de agosto dominando Robbie Lawler por decisão unânime. Já o campeão ainda não sabe o que perder na organização americana, acumulando grandes atuações. Em sua última luta, bateu Woodley no UFC 235, se tornando o primeiro campeão africano no UFC.

O evento em Nova York também será palco de uma aguardada mudança de peso. O inglês Darren Till vai finalmente realizar a migração para a categoria dos médios. O atleta obteve sucesso em sua empreitada no meio-médio, chegando a disputar o cinturão. A tentativa terminou com Till finalizado por Tyron Woodley, e na sequência, nocauteado por Jorge Masvidal, suas duas únicas derrotas profissionais. Isso resultou no movimento do inglês para subir ao peso médio e, logo em sua estreia, vai encarar Kelvin Gastelum. O americano também passou por essa mudança, porém, está acostumado a categoria e fará a sétima luta seguida no peso. Gastelum teve a oportunidade de conquistar o cinturão interino na última luta, mas foi superado por Israel Adesanya.

UFC Singapura

A próxima visita do UFC em Singapura começa a tomar forma. Com a luta principal confirmada entre Demian Maia e Ben Askren, outras pelejas foram anunciadas. Michael Johnson pôs fim em sua passagem pelo peso pena, após ser brutalmente nocauteado por Josh Emmett. O americano vai voltar ao peso leve e encarar o irregular Stevie Ray, tentando voltar a figurar entre os melhores da divisão. A categoria dos pesados será o palco de mais duas lutas no continente, com Sergey Pavlovich e Ciryl Gané – dois dos maiores prospectos da divisão – enfrentando, respectivamente, Maurice Greene e Don’Tale Mayes. O russo é mais experiente, inclusive sendo ex-campeão do Fight Nights Global, mas ao adentrar no UFC, foi facilmente derrotado por Alistair Overeem. Em seguida, se recuperou contra Marcelo Golm e tenta melhorar seu retrospecto dentro do octógono. Também em busca da segunda vitória na organização americana, Gané tem apenas quatro lutas em sua carreira, até agora invicta. O francês tem impressionado com suas atuações, e mesmo com pouca experiência, pode ser jogado ao topo da divisão com mais algumas vitórias.

Outros destaques

O peso meio-médio Carlos Condit vai continuar a lutar e tentar encerrar a sua sequência atual de cinco derrotas em sequência. O ex-campeão interino enfrentará Mickey Gall, que voltou a vencer na última luta, no UFC Washington. A semana fica marcada pelo alto número de atletas que mudaram de divisão, sendo James Vick um deles. O americano vai realizar a estreia no peso meio-médio contra o porradeiro Niko Price, no UFC Tampa. O último destaque fica com Mark Madsen, atleta dinamarquês medalhista de prata olímpico na luta greco-romana. Madsen tinha lutado MMA profissionalmente duas vezes entre 2013 e 2014, mas fez a transição para a nova modalidade em 2018. Mark vai enfrentar Danilo Belluardo, frente aos seus compatriotas no UFC Copenhague.

Confira todos os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC On ESPN+ 15, 31/08 na Shenzhen Universiade Sports Centre, em Shenzhen, China

Peso pena: Movsar Evloev vs. Zhenhong Lu – por Red Fury MMA

UFC 242, 07/09 na du Arena, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Peso leve: Don Madge vs. Fares Ziam – por MMA Junkie

UFC On ESPN+ 17, 21/09 na Mexico City Arena, na Cidade do México, México

Peso mosca: Alex Perez se retirou do combate contra Sergio Pettis, sendo substituído por Tyson Nam – anunciado pelo UFC

UFC On ESPN+ 18, 28/09 na Royal Arena, em Copenhague, Dinamarca

Peso leve: Mark Madsen vs. Danilo Belluardo – anunciado pelo UFC
Peso galo: Jack Shore vs. Nohelin Hernandez – anunciado pelo UFC

UFC On ESPN+ 19, 12/10 na Amalie Arena, em Tampa, Flórida, EUA

Peso meio-médio: James Vick vs. Niko Price – por Mike Heck
Peso meio-médio: Miguel Baeza vs. Hector Aldana – por Futures MMA
Peso leve: Thomas Gifford vs. Brok Weaver – por Weaver no programa “Helwani Show”
Peso leve: Luis Peña vs. Matt Frevola – anunciado por ambos os lutadores em suas redes sociais

UFC On ESPN+ 20, 26/10 na Singapore Indoor Stadium, em Kallang, Singapura

Peso leve: Michael Johnson vs. Stevie Ray – anunciado pelo UFC
Peso pesado: Sergey Pavlovich vs. Maurice Greene – anunciado pelo UFC
Peso pesado: Ciryl Gane vs. Don’Tale Mayes – anunciado pelo UFC

UFC 244, 02/11 no Madison Square Garden, em Nova York, EUA

Disputa de cinturão peso meio-médio: Kamaru Usman vs. Colby Covington – por Combate
Peso médio: Kelvin Gastelum vs. Darren Till – por MMA Junkie 
Peso médio: Krzysztof Jotko vs. Edmen Shahbazyan – anunciado pelo UFC
Peso meio-médio: Lyman Good vs. Chance Rencountre – por Newsday

UFC On ESPN+ 21, 09/11 na CSKA Arena, em Moscou, Rússia

Peso meio-pesado: Klidson Abreu vs. Shamil Gamzatov – por Combate
Peso meio-pesado: Ed Herman vs. Gadzhimurad Antigulov – por Combate

UFC On ESPN+ 22, 16/11 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, Brasil

Peso pena: Duda Santana vs. Leah Letson – por Combate

UFC On ESPN 7, 07/12 na Capital One Arena, em Washington, DC, EUA

Peso meio-médio: Carlos Condit vs. Mickey Gall – anunciado pelo UFC
Peso pena: Bryce Mitchell vs. Matt Sayles – anunciado pelo UFC

UFC 245, 14/12 na T-Mobile Arena, em Las Vegas, Nevada, EUA

Disputa de cinturão peso pena: Max Holloway vs. Alexander Volkanovski – por Gadiel Notelovitz‏
Peso meio-médio: Matt Brown vs. Ben Saunders – por Las Vegas Review-Journal