Boletim MMA Brasil: Luke Rockhold estreia no meio-pesado contra Jan Blachowicz no UFC 239

Por Gabriel Camargo | 20/03/2019 19:10

Quando parecia que essa semana seria uma das mais calmas, algumas notícias – como a que TJ Dillashaw foi flagrado em um exame da USADA – mexeram com o UFC. Para isso, essa edição do Boletim MMA Brasil conta com a confirmação da subida de peso de Luke Rockhold e os anúncios das lutas principais do UFC Ottawa e do UFC Rochester.

O principal destaque da semana fica com Luke Rockhold. Como já tinha sido anunciado há algumas semanas, o atleta americano realmente vai fazer sua estreia na categoria até 93kg, que será no evento da Internacional Fight Week, o UFC 239, contra o integrante do top 6, Jan Blachowicz, sendo essa a primeira luta a ser adicionada ao card.

Com a atual migração de alguns lutadores do peso médio para o meio-pesado, com alguns inclusive obtendo sucesso, como o ex-desafiante Anthony Smith e o provável próximo desafiante Thiago Marreta, Rockhold resolveu aderir ao movimento. Entretanto, em um patamar diferente, sendo que logo no primeiro combate irá enfrentar um lutador que vinha de sua melhor fase no octógono, tendo perdido apenas em uma eliminatória em sua última luta. Já o atleta polaco terá que voltar a vencer se tiver alguma pretensão maior em sua carreira, visto que uma derrota o afastaria ainda mais do top 5.

Outro ex-campeão que tenta retornar aos bons momentos é Rafael dos Anjos. Vindo de duas derrotas consecutivas o brasileiro foi encarregado de recepcionar Kevin Lee em sua estreia no peso meio-médio, em combate que servirá de luta principal do UFC Rochester. Com a mesma mudança que Rafael fez há dois atrás, Lee vai tentar voltar a disputar o cinturão, só que em uma nova categoria, já que sempre foi de conhecimento público a dificuldade que tinha para chegar ao peso leve, inclusive excedendo o limite da categoria em uma ocasião. Agora que acumula duas derrotas em suas últimas três lutas, ele irá realizar um corte menos brusco para tentar ter um aumento de performance e melhorar seu retrospecto recente.

Para dos Anjos, o combate serve para reposicionar o carioca na divisão, devido as frustantes derrotas frente a wrestlers que lhe custaram o cinturão interino e um lugar no top 3. O outro evento principal anunciado nos últimos dias foi o do UFC Ottawa. Nos poupando de ver cinco rounds de Elias Theodorou, o UFC está trabalhando para ter o combate entre Al Iaquinta e o ex-desafiante Donald Cerrone, como o principal da noite.

Após ter sido completamente dominado por Elizeu Capoeira e sofrer a primeira derrota no UFC, o americano Curtis Millender vai fazer um retorno rápido. “Curtious” vai se apresentar no UFC 236, contra Belal Muhammad, que após emendar uma boa sequência de quatro vitórias, acabou sendo derrotado por Geoff Neal. O vencedor do combate deve retornar com as suas pretensões de ter uma vaga no top 15, porém com a segunda derrota consecutiva, quem sair derrotado ficará em uma situação bastante complicada com a organização.

Confira todos os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC 236, 13/04 na State Farm Arena, em Atlanta, Georgia, EUA

Peso meio-médio: Curtis Millender vs. Belal Muhammad – por Farah Hannoun

UFC On ESPN+ 7, 20/04 na na Yubileyny Sports Palace, em São Petersburgo, Russia

Peso meio-pesado: Por motivos ainda não divulgados, Roman Dolidze saiu do combate contra Gadzhimurad Antigulov, que agora enfrentará Michal Oleksiejczuk – por Nolan King
Peso galo: A luta entre Movsar Evloev e Muin Gafurov tinha sido marcada, porém Gafurov, que já tinha assinado com o UFC, ainda está sob contrato com o ONE e, assim, Evloev receberá outro adversário – por Igor Lazorin
Peso leve: Rafael Fiziev vs. Magomed Mustafaev – por MMA DNA
Peso leve: Islam Makhachev vs. Arman Tsarukyan – por Igor Lazorin

UFC On ESPN+ 8, 04/05 no Canadian Tire Centre, em Ottawa, Ontario, Canadá

Peso leve: Al Iaquinta vs. Donald Cerrone – por ESPN

UFC 237, 11/05 na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, Brasil

Peso meio-médio: Warlley Alves vs. Alberto Mina – por Combate

UFC On ESPN+ 9, 18/05 na Blue Cross Arena, em Rochester, Nova York, EUA

Peso meio-médio: Rafael dos Anjos vs. Kevin Lee – por Democrat & Chronicle
Peso meio-pesado: Patrick Cummins vs. Ed Herman – por Democrat & Chronicle
Peso leve: Mike Trizano vs. Grant Dawson – por Democrat & Chronicle

UFC On ESPN+ 10, 01/06 na Ericsson Globe, em Estocolmo, Suécia

Peso leve: Nick Hein vs. Luigi Vendramini – por Combate

UFC 239, 06/07 na T-Mobile Arena, em Las Vegas, Nevada, EUA

Peso meio-pesado: Jan Blachowicz vs. Luke Rockhold – por ESPN