Boletim MMA Brasil: Luke Rockhold anuncia subida para o peso meio-pesado

Por Gabriel Camargo | 27/12/2018 13:58

Mais uma vez o Boletim MMA Brasil chega com as notícias da maior organização do mundo na última semana, que foi sacudida com a abrupta troca do local de realização do UFC 232 com uma semana de antecedência (!), o que deve ter movimentado o feriado de natal dos funcionários da empresa. Mas não foi só isso que rolou: tivemos confirmação de mudança de categoria de ex-campeão, luta principal anunciada e prospectos recebendo grandes desafios.

Ex-campeão dos médios, Luke Rockhold anunciou, em entrevista ao Submission Radio, que a partir da sua próxima luta passará a se apresentar na categoria dos meios-pesados. Citando a dificuldade de seus recentes cortes de pesos como principal justificativa para sua decisão, Rockhold segue o caminho de dois integrantes do top 10 de sua nova faixa de peso, Anthony Smith e Thiago Marreta, que obtiveram sucesso na empreitada. Como discutido em texto do MMA Brasil, a sua escolha se mostra acertada. Com altura compatível aos maiores rivais até 93kg, o atleta da AKA não teria desvantagens físicas e, vendo o enfraquecido top da categoria, ele terá um caminho menor a ser percorrido até receber o title shot, em comparação a sua antiga categoria, na qual não vinha atuando com frequência e sofrendo algumas derrotas nas últimas lutas.

A primeira vez que o octógono é montado na República Tcheca já tem sua luta principal, que será entre Thiago Marreta e Jan Blachowicz. Em sua melhor fase, Jan conseguiu ascender ao top 5 da categoria, muito por conta do baixo nível técnico em que ela se encontra, e vai realizar seu primeiro evento principal. Fazendo o papel de porteiro, ele irá tentar se aproximar de uma disputa de cinturão. O brasileiro Marreta também tenta se aproximar do topo da categoria. Tendo seu teto bem definido na categoria de baixo, Thiago tem se aventurado nos meios-pesados e, por enquanto, tem tido sucesso, alcançando posições que não eram esperadas quando o atleta estreou na organização. Outros dois brasileiros foram confirmados para o cardMarcos Pezão vai tentar entrar no ranking dos pesados ao duelar com Stefan Struve e Michel Trator vai enfrentar Ramazan Emeev, em combate confirmado com exclusividade pelo MMA Brasil.

Outro brasileiro com luta marcada foi John Lineker, que vai entrar no lugar de Thomas Almeida – vetado pelo Comissão Atlética – e lutará contra Cory Sandhagen no primeiro evento de 2019. Mais uma vez enfrentando um adversário fora dos principais nomes da divisão, John ficou sem opções após ser frustado com a lesão de Dominick Cruz e, para não ficar parado por muito tempo, aceitou encarar um adversário ainda inexpressivo. O combate não irá acrescentar nada ao atual cartel do brasileiro, que ficará na mesma posição com uma vitória, mas uma derrota seria catastrófica para suas intenções de disputar o título. No mesmo dia, o prospecto Gregor Gillespie terá o maior desafio da sua carreira até o momento. O americano vai recepcionar Yancy Medeiros em sua inexplicável volta ao peso leve, mesmo após boas atuações na categoria de cima. O confronto vai deixar o vencedor muito próximo de receber um desafio contra ranqueados na próxima luta.

Outro prospecto que já tem data para retornar ao octógono é Aspen Ladd. A invicta americana de 23 anos terá um duro teste e, possivelmente, uma eliminatória contra a multicampeã Holly Holm, no dia 2 de março, no UFC 235. Retornando ao peso galo após falhar duas vezes ao tentar virar campeã do peso pena, a “Filha do Pastor” tem a chance de se aproximar de uma nova chance de possuir o cinturão. Em uma categoria cada vez mais esvaziada, Ladd teve uma rápida e apressada ascenção. Com somente duas lutas na organização, a jovem beira o top 5 e não tem um aumento de nível gradual em suas adversárias, sendo emparelhada com o topo da divisão de forma descuidada.

Confira todas os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC On ESPN+, 19/01 em Brooklyn, Nova Iorque, EUA

Peso leve: Gregor Gillespie vs. Yancy Medeiros – por Newsday
Peso galo: John Lineker vs. Cory Sandhagen – por ESPN

UFC On ESPN+ 2, 02/02 em Fortaleza, Ceará, Brasil

Peso palha: Marina Rodriguez se lesionou e saiu de luta contra Alexa Grasso, que não teve nova adversária anunciada – por Marina em suas redes sociais

UFC 234, 10/02 em Melbourne, Austrália

Peso galo: Wuliji Buren vs. Jonathan Martinez – anunciado pelo UFC

UFC On ESPN, 17/02 em Phoenix, Arizona, EUA

Peso mosca: Sai Lauren Murphy lesionada, e Ashlee Evans-Smith enfrenta Andrea Lee – por MyMMANews.com

UFC On ESPN+ 3, 23/02 em Praga, República Tcheca

Peso meio-pesado: Jan Blachowicz vs. Thiago Marreta – anunciado pelo UFC
Peso pesado: Stefan Struve vs. Marcos Pezão – anunciado pelo UFC
Peso meio-médio: Ramazan Emeev vs. Michel Trator – exclusiva MMA Brasil

UFC 235, 2/03 em Las Vegas, Nevada, EUA

Peso galo: Holly Holm vs. Aspen Ladd – anunciado pelo UFC
Peso galo: Gina Mazany vs. Macy Chiasson – por Las Vegas Review-Journal

UFC on ESPN+ 5, 16/03 em Londres, Inglaterra

Peso meio-médio: Claudio Hannibal vs. Danny Roberts – anunciado pelo UFC
Peso médio: Jack Marshman vs. John Phillips – anunciado pelo UFC
Peso meio-pesado: Gokhan Saki vs. Saparbek Safarov – por Red Fury MMA