Boletim MMA Brasil: Geraldo de Freitas vai encarar Chris Gutierrez no UFC Montevidéu

Por Gabriel Camargo | 06/06/2019 07:01

Com um grande evento a caminho, o UFC tratou de começar a preencher os cards do meio de ano. Em uma semana com vários casamentos anunciados, foram destaques dessa edição do Boletim MMA Brasil o novo adversário de Geraldo de Freitas, o retorno de John Lineker e os próximos eventos na Europa.

Retornando a sua categoria de peso de origem, Geraldo de Freitas terá um novo adversário para o UFC Montevidéu. Tendo negociado anteriormente para enfrentar Alex Perez, o brasileiro teve o confronto negado devido ao desejo do atleta americano de retornar a categoria dos moscas. Dessa maneira, a organização mudou seus planos, emparelhando Geraldo com o americano Chris Gutierrez, com o MMA Brasil confirmando com exclusividade o embate. “El Guapo” estreou no octógono contra Raoni Barcelos, sendo finalizado no segundo round. Conquistou sua primeira vitória superando Ryan MacDonald, em março. Já o “Espartano” tem apenas uma luta no octógono, quando atuou em Fortaleza superando Felipe “Cabocão”.

Após mais um evento em terras europeias, o UFC se apressou e já anunciou quando irá retornar ao continente. Realizando o debute em mais um país, a cidade de Copenhague, na Dinamarca, vai receber o octógono no dia 28 de setembro, no ginásio Royal Arena, sendo o palco para o UFC On ESPN+ 18. Porém, rumores dão conta que o retorno a terras europeias será ainda mais rápido. O UFC On ESPN 5, que será realizado dia 3 de agosto, pode ser realizado em Sochi, na Rússia, sendo o segundo evento no país em 2019, além de ser o terceiro em um período de menos um ano.

O UFC San Antonio, que será realizado em 20 de julho, recebeu bons combates nos últimos dias. Pela categoria dos leves, dois atletas irão lutar buscando a recuperação. James Vick vem esbarrando quando o nível de adversário aumenta. Isso ocorreu quando sofreu duros nocautes para Beneil Dariush e Justin Gaethje porém, em sua última luta, acabou sucumbindo diante de Paul Felder, levantando muitas dúvidas sobre a real posição de “Texecutioner” na categoria. Seu adversário será Dan Hooker, que teve uma carreira bem instável no peso pena mas, ao subir para os leves, acumulou quatro interrupções. Então, teve a chance de adentrar ao top 10, mas saiu derrotado contra Edson Barboza.

A próxima visita do UFC ao Canadá, com o UFC 240, também recebeu mais alguns bom combates com atletas da casa. Vice-campeão do The Ultimate Nations, Olivier Aubin-Mercier não atravessa uma boa fase. Chegando a acumular uma sequência de sete vitórias em oito lutas, o canadense chegou a ser ranqueado no peso leve, mas duas derrotas afastaram o atleta da classificação. Mesmo sendo superado em sua última luta, Arman Tsarukyan deixou uma ótima impressão. O armênio estreou enfrentando Islam Makhachev, que teve muito dificuldade em dominar o atleta de apenas 22 anos, que vendeu caro a derrota. Outro destaque canadense é o retorno de Gavin Tucker após quase dois anos de sua dura derrota para Rick Glenn. Seu adversário será o sul-coreano Seung Woo Choi.

Uma lesão abriu espaço para um inesperada revanche no UFC Greenville. O lutador lesionado trata-se de Cody Stamann, que teve um problema no ombro e se retirou do combate que faria contra Rob Font. Assim, o brasileiro John Lineker foi chamado para entrar em seu lugar e ocupar o posto de luta coprincipal do card. O primeiro embate entre os atletas foi no UFC 198, em 2016. Desde então, Font acumula uma carreira irregular, sempre esbarrando para atletas que o elevariam de patamar. Lineker tem sofrido com algumas lesões e passou por alguns períodos de inatividade. Em sua última luta, sucumbiu na decisão diante Cory Sandhagen, em um combate bastante apertado.

Confira todos os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC On ESPN+ 12, 22/06 na Bon Secours Wellness Arena, em Greenville, Carolina do Sul, EUA

Peso galo: Cody Stamann se lesionou, e agora Rob Font enfrentará John Lineker – anunciado pelo UFC

UFC 239, 06/07 na T-Mobile Arena, em Las Vegas, Nevada, EUA

Peso galo: Melissa Gatto vs. Julia Avila – por Combate

UFC On ESPN 5, 20/7 na AT&T Center, em San Antonio, Texas, EUA

Peso leve: James Vick vs. Dan Hooker – por San Antonio Express-News
Peso galo: Ray Borg vs. Gabriel Silva – por San Antonio Express-News

UFC 240, 27/07 na Rogers Place, em Edmonton, Alberta, Canadá

Peso leve: Olivier Aubin-Mercier vs. Arman Tsarukyan – anunciado pelo UFC
Peso médio: Marc-Andre Barriault vs. Krzysztof Jotko – anunciado pelo UFC
Peso pena: Gavin Tucker vs. Seung Woo Choi – por Aaron Bronsteter

UFC On ESPN 6, 03/08 em estádio a ser definido, em Sochi, Rússia

Peso leve: Nasrat Haqparast vs. Joaquim Silva – por GNP1.de

UFC On ESPN+ 14, 10/08 na Antel Arena, em Montevidéu, Uruguai

Peso galo: Geraldo de Freitas vs. Chris Gutierrez – exclusiva MMA Brasil
Peso pesado: Raphael Pessoa vs. Cyril Gané – por Combate

UFC 241, 17/08 na Honda Center, em Anaheim, Califórnia, EUA

Peso médio: Derek Brunson vs. Ian Heinisch – por My MMA News
Peso pena: Sodiq Yusuff vs. Gabriel Benitez – por Farah Hannoun

UFC 242, 07/09 em estádio a ser definido, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Disputa de cinturão peso leve: Khabib Nurmagomedov vs. Dustin Poirier – anunciado pelo UFC
Peso leve: Teemu Packalen vs. Ottman Azaitar – por MMA Weekly
Peso meio-médio: Nordine Taleb vs. Muslim Salikhov – por Igor Lazorin