Boletim MMA Brasil: Francis Ngannou e Junior Cigano se enfrentam no UFC 239

Por Gabriel Camargo | 04/04/2019 00:01

Foram dois longos meses, mas chegou ao fim a grande maratona que viveu o UFC. Porém, mesmo sem evento no fim de semana, o Boletim MMA Brasil vem para mais uma edição, destacando a formação do grandioso UFC 239, os últimos ajustes do UFC 237 e o novo evento principal do UFC São Petersburgo.

Com duas disputas de cinturão já confirmadas, o UFC 239 continua a ganhar grandes combates e promete ser um evento no nível da Internacional Fight Week e os últimos dias mantiveram o nível. O primeiro combate confirmado foi entre Francis Ngannou e Junior Cigano, em uma provável eliminatória pelo título da categoria, atualmente em posse de Daniel Cormier. O camaronês se recuperou da sequência negativa e vem embalado pelos nocautes no primeiro round contra Curtis Blaydes e Cain Velasquez. Também em boa fase, Cigano teve mais dificuldades em suas últimas lutas. Depois de ser nocauteado por Stipe Miocic na disputa de cinturão, o ex-campeão emendou três vitórias em sequência, que o fizeram se aproximar do título novamente.

O outro combate será entre os meios-médios Jorge Masvidal e Ben Askren. Mesmo com duas derrotas recentes, a sua última vitória contra Darren Till o fez subir bastante o ranking da categoria, passando a ocupar o quarto lugar. Despontando como o favorito, Askren tem apenas uma luta no octógono, derrotando o ex-campeão Robbie Lawler, mas é sua carreira fora do UFC que impressiona. Um posto atrás de seu adversário no ranking, Askren é ex-campeão do Bellator FC e One Championship, possuindo um cartel invicto com 19 vitórias.

O UFC São Petersburgo segue com sua maré de má sorte. Tendo vários combates alterados, foi a vez da luta principal sofrer uma alteração. Inicialmente escalado para liderar o evento, o local Alexander Volkov foi retirado do card por razões ainda não divulgadas. Dessa forma, Alistair Overeem agora enfrentará Alexey Oleinik, que fará a sua segunda luta principal em dois eventos na Rússia. O ucraniano está com quatro vitórias nas últimas cinco lutas e com esse combate pode se aproximar do top 5 da categoria com mais de 40 anos. Outro veterano do esporte, Overeem tenta uma nova sequência que o reaproxime de uma disputa de título, e essa troca pode acabar sendo benéfica para o holandês, pois se trata de um adversário mais acessível e emendar duas vitórias pode deixá-lo com mais confiança para as próximas lutas.

O tradicional pay-per-view brasileiro recebeu, ao que parece, os seus últimos combates. Inicialmente cotado para enfrentar Alberto Miná no UFC 237, ocorreram mudanças nos planos do UFC para Warlley Alves, que teve Sergio Moraes confirmado como seu próximo adversário. Os lutadores, que participaram de diferentes edições do TUF Brasil, estão buscando reabilitação, pois ambos saíram derrotados no último combate após emendar um par de vitórias dentro do octógono. Já no peso leve, outro combate entre brasileiros que foi anunciado foi entre Francisco Massaranduba e Carlos Diego Ferreira, em uma luta que deve deixar o vencedor perto do ranking da categoria ou até valer uma vaga na parte mais baixa do top 15.

O UFC Rochester contará com a presença de Neil Magny. Porém, diferente do que foi anunciado, não será contra Elizeu Capoeira, e sim outro “brasileiro”. Será Vicente Luque, que finalmente terá um desafio contra um ranqueado e a chance de enraizar seu nome no ranking da categoria. Para o americano serve como reabilitação e voltar a boa fase, pois vem de um duro nocaute contra Santiago Ponzinibbio, e antes disso tinha batido um Carlos Condit já em decadência e Craig White, que inclusive já foi dispensado do UFC.

O último destaque da semana será uma luta do UFC 238. Dando sequência nas passagens de bastão na categoria em que isso mais tem ocorrido isso, Calvin Kattar terá a chance de entrar no top 10 contra o veterano Ricardo Lamas. Com apenas uma derrota na organização para Renato Moicano, Kattar se recuperou no seu último embate contra Chris Fishgold, aumentando seu retrospecto para 11 vitórias em 12 lutas. Já para Lamas, o retrospecto recente tem sido desfavorável. Tendo disputado o cinturão em 2014, contra José Aldo, teria a chance de vingar a derrota, mas uma mudança de última hora, trouxe uma das maiores zebras de 2017, quando foi brutalmente nocauteado por Josh Emmett. Desde então, foi superado por Mirsad Bektic e derrotou Darren Elkins em sua última luta.

Confira todos os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC On ESPN+ 7, 20/04 na na Yubileyny Sports Palace, em São Petersburgo, Russia

Peso pesado: Por razões não divulgadas, Alexander Volkov saiu do embate contra Alistair Overeem, que agora enfrentará Alexey Oleinik – por ESPN

UFC On ESPN 3, 27/04 na BB&T Center, em Fort Lauderdale, Florida, EUA

Peso leve: Gilbert Durinho vs. Eric Wisely – por Combate

UFC On ESPN+ 8, 04/05 no Canadian Tire Centre, em Ottawa, Ontario, Canadá

Peso galo: Por conta de uma lesão Leah Letson se retirou do combate que faria contra Sarah Moras, que agora enfrentará Macy Chiasson – por The Chronicle Journal

UFC 237, 11/05 na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, Brasil

Peso meio-médio: Warlley Alves vs. Sergio Moraes – anunciado pelo UFC
Peso leve: Francisco Massaranduba vs. Carlos Diego Ferreira – por MMA Fighting

UFC On ESPN+ 9, 18/05 na Blue Cross Arena, em Rochester, Nova York, EUA

Peso meio-médio: Neil Magny vs. Vicente Luque – por Farah Hannoun

UFC On ESPN+ 10, 01/06 na Ericsson Globe, em Estocolmo, Suécia

Peso leve: Leo Santos vs. Stevie Ray – anunciado pelo UFC
Peso galo: Lina Lansberg vs. Tonya Evinger – anunciado por Lina em suas redes sociais

UFC 238, 08/06 na United Center, em Chicago, Illinois, EUA

Peso pena: Ricardo Lamas vs. Calvin Kattar – por ESPN

UFC 239, 06/07 na T-Mobile Arena, em Las Vegas, Nevada, EUA

Peso pesado: Francis Ngannou vs. Junior dos Santos – por ESPN
Peso meio-médio: Jorge Masvidal vs. Ben Askren – por ESPN