Boletim MMA Brasil: Chris Weidman deve realizar sua próxima luta no peso meio-pesado

Por Gabriel Camargo | 13/06/2019 20:33

Com um fim de semana sem UFC, as lutas anunciadas se tornaram o grande destaque da organização. Desta forma, o Boletim MMA Brasil vai mostrar um ex-campeão mudando de categoria, a invasão russa em Abu Dhabi e uma grande estreia brasileira no mês de agosto.

Em entrevista coletiva antes do UFC 238, no último sábado (08), o ex-campeão Chris Weidman finalmente revelou qual será o próximo passo que tomará em sua carreira. Seguindo os passos de vários lutadores do peso médio, o atleta também irá migrar para o meio-pesado em seu próximo embate. Ainda sem adversário definido, o americano pretende realizar a estreia em outubro, quase um ano depois de sua última apresentação. Ex-campeão da categoria até 84 kg, conquistou a cinta após destronar Anderson Silva, chegando a acumular três defesas, porém, desde então, vive fase bem aquém do seu real potencial, tendo perdido quatro em cinco lutas, que fizeram o “All-American” tomar essa decisão.

O retorno de Khabib Nurmagomedov lutando em Abu Dhabi, no UFC 242, deve trazer com ele um batalhão de lutadores russos para se apresentar na mesma noite e nos últimos dias algum deles estão conhecendo seus adversários. Dois combates no peso leve prometem entregar grandes lutas entre atletas que estão brigando por uma posição de maior destaque. Islam Makhachev, que tem um bom retrospecto de seis vitórias em sete apresentação no octógono, vai encarar Davi Ramos, que ainda não foi superado na sua categoria atual. Outro brasileiro, Carlos Diego Ferreira também terá um duro desafio ao encarar Mairbek Taisumov. Ferreira sofreu suas duas únicas derrotas no início de sua trajetória no UFC, porém vem atualmente de quatro resultados positivos, sendo o último em uma boa atuação diante de Rustam Khabilov. Já o atleta naturalizado austríaco tem uma das maiores sequências invictas no peso, enfileirando seis adversários, merecendo uma luta que o faça subir no ranking da categoria.

O UFC On ESPN+ 16, que deve ser realizado em Vancouver, no Canadá, em 14 de setembro, recebeu sua primeira luta e será um embate entre pesos pesados. Ex-campeão do M-1, o Marcin Tybura tenta voltar ao caminho das vitórias para afastar o perigo da demissão. O polonês chegou a ter uma boa fase, emendando três resultados positivos, até que foi parado por Fabrício Werdum quando realizou sua primeira luta principal no octógono. Após isso, foram mais duas derrotas em três lutas, inclusive com atuações abaixo da média. Seu adversário, o brasileiro Augusto Sakai, vive uma fase diferente. Mesmo com apenas duas lutas pela organização americana, o descendente de japoneses já tem certa experiência no MMA, com passagem pelo Bellator. Sua última atuação terminou de forma controversa, superando Andrei Arlovski em uma decisão muito duvidosa, porém, que o credenciou a obter um posto no ranking da categoria. Outro importante combate marcado para o evento será entre Antônio Cara de Sapato e Uriah Hall no peso médio.

Outros dois embates que merecem destaques tem brasileiros envolvidos. O primeiro, no peso leve, vai ocorrer no UFC San Antonio, entre o brasileiro Francisco Trinaldo, que está tentando obter mais uma sequência de vitórias no octógono, e Alexander Hernandez, que conheceu a sua primeira derrota no UFC contra Donald Cerrone. O outro atleta do Brasil será um estreante, mas muito conhecido. Um dos maiores lutadores de jiu-jitsu da história, Rodolfo Vieira vai realizar sua primeira luta na organização americana em sua sexta luta profissional. Invicto, Vieira realizou a transição para o novo esporte em 2017 e até o momento, não chegou ao fim de seus combates nenhuma vez, obtendo quatro finalizações e um nocaute. Seu adversário será o perigoso Oskar Piechota. Apontado como um Top 10 do Futuro pelo MMA Brasil, o polonês não tinha perdido em sua carreira profissional, quando acabou surpreendido por Gerald Meerschaert, em luta que estava tendo um amplo domínio.

Confira todos os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC On ESPN 3, 29/06 na Target Center, em Minneapolis, Minnesota, EUA

Peso pena: Chas Skelly sofreu uma lesão, deixando Jordan Griffin sem adversário – por Skelly em suas redes sociais

UFC On ESPN+ 13, 13/07 na Golden1 Center, em Sacramento, Califórnia, EUA

Peso palha: Livia Renata Souza vai enfrentar Brianna Van Buren, após Cynthia Calvillo se lesionar – exclusiva MMA Brasil

UFC On ESPN 4, 20/7 na AT&T Center, em San Antonio, Texas, EUA

Peso meio-médio: Rafael dos Anjos vs. Leon Edwards – por Kevin Iole
Peso leve: Alexander Hernandez vs. Francisco Trinaldo – por Cageside Press

UFC On ESPN 5, 03/08 em estádio a ser definido, em Sochi, Rússia

Peso mosca: Matt Schnell vs. Jordan Espinosa – por MMA Junkie

UFC On ESPN+ 14, 10/08 na Antel Arena, em Montevidéu, Uruguai

Peso médio: Oskar Piechota vs. Rodolfo Vieira – por The Athletic

UFC 241, 17/08 na Honda Center, em Anaheim, Califórnia, EUA

Peso leve: John Makdessi vs. Devonte Smith – por Amy Kaplan
Peso mosca: Poliana Botelho vs. Maryna Moroz – por Combate
Peso mosca: Sabina Mazo vs. Shana Dobson – anunciado pelo UFC

UFC On ESPN+ 15, 31/08 na Shenzhen Universiade Sports Centre, em Shenzhen, China

Disputa de cinturão peso palha: Jéssica Andrade vs. Weili Zhang – por ESPN
Peso leve: Scott Holtzman vs. Dong Hyun Ma – por SpoTV
Peso mosca: Luana Dread vs. Yanan Wu – por Combate

UFC 242, 07/09 na du Arena, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Peso leve: Islam Makhachev vs. Davi Ramos – anunciado pelo UFC
Peso leve: Mairbek Taisumov vs. Carlos Diego Ferreira – anunciado pelo UFC

UFC On ESPN+ 16, 14/09 em estádio a ser definido, em Vancouver, Canadá

Peso pesado: Marcin Tybura vs. Augusto Sakai – por Combate
Peso médio: Antônio Cara de Sapato vs. Uriah Hall – por Combate
Peso médio: David Branch vs. Andrew Sanchez – por MMA Junkie