Boletim MMA Brasil: Alex Oliveira enfrenta Li Jingliang no UFC Fort Lauderdale

Por Gabriel Camargo | 28/02/2019 00:03

Diferente da última edição, o Boletim MMA Brasil dessa semana vem com importantes anúncios, tais como o primeiro evento da história do UFC a ter duas disputas de cinturão interino, troca de Curitiba pelo Rio de Janeiro e o retorno do octógono à Suécia.

O principal assunto da semana foi a divulgação da luta principal do UFC 236, que será realizado na State Farm Arena, em Atlanta, Georgia, EUA. O combate reunirá Max Holloway e Dustin Poirier, para a disputa do cinturão interino dos pesos leves. O confronto, que pode coroar o “Abençoado” como mais um duplo campeão, será uma revanche da luta que ocorreu no UFC 143, em 2012. Na ocasião, o atual campeão dos penas foi finalizado em sua estreia no UFC, perdendo sua invencibilidade. A curiosidade fica pelo fato do evento já ter uma disputa por uma coroa interina, a dos médios, entre Kelvin Gastelum e Israel Adesanya, portanto, a primeira vez que um evento abriga duas disputas desse tipo no UFC. Outra revanche marcada para o mesmo evento foi entre Ovince Saint-Preux e Nikita Krylov. O ucraniano terá a chance devolver a finalização sofrida em 2014 e vencer a primeira luta depois de sua volta a organização.

Outro tema bastante abordado foi a troca do local de realização do UFC 237. Planejado para ocorrer na Arena da Baixada, em Curitiba, o evento precisou ser realocado devido a divergências no acordo financeiro entre o UFC e o Athletico Paranaense e foi transferido para o Rio de Janeiro. A cidade, que passaria em branco neste ano, foi presenteada com a presença do octógono na Jeunesse Arena, dia 11 de maio. Além do combate entre Anderson Silva e Jared Cannonier, outras duas lutas do card foram anunciadas. No peso mosca, Wu Yanan vai recepcionar Luana Dread na organização e no peso galo, enquanto Jessica-Rose Clark vai subir de peso e enfrentar a 15ª do ranking, Talita Bernardo.

Mais uma cidade que vai voltar a receber a organização americana é Estocolmo, na Suécia. No dia 1º de junho, será realizada a sexta visita do UFC ao país europeu, dois anos após o evento em que Alexander Gustafsson nocauteou Glover Teixeira no quinto round. Aliás, são as grandes as chances do ídolo local voltar a liderar o card, depois de ser superado novamente na disputa pelo título do peso meio-pesado.

O brasileiro Alex Oliveira tem um confronto encaminhado para o UFC Fort Lauderdale, dia 27 de abril – evento que seria realizado em Miami, porém foi realocado. O carismático meio-médio vai encarar Li Jingliang, em luta que gera grandes expectativas pelo alto poder de entretenimento. Cowboy vem de derrota para Gunnar Nelson, já o lutador chinês vai tentar a terceira vitória consecutiva. O card também teve dois ex-campeões com suas próximas apresentações anunciadas. Carla Esparza vai tentar evitar a terceira derrota em sequência quando enfrentar a ex-campeã peso palha do Invicta FC, Livia Renata Souza. No peso pesado, Augusto Sakai vai para a maior luta de sua carreira até o momento, encarando Andrei Arlovski, que vem de oito derrotas em dez lutas.

O UFC Philadelphia vai trazer o retorno de Ray Borg em sua nova categoria. Sem lutar desde outubro de 2017, o americano encontrou um cenário bem diferente depois de ter sido finalizado por Demetrious Johnson na disputa de cinturão do peso mosca. Com a categoria chegando perto do fim no UFC, Borg é um dos contemplados a ter a sua chance no peso galo e vai enfrentar Pingyuan Liu. O lutador chinês por sua vez, está invicto no octógono em duas lutas, porém não tem impressionado, mesmo pegando uma concorrência de baixo nível. Mais um retorno no evento, será de Josh Emmett. Presente no ranking dos penas, por conta do seu nocaute sobre Ricardo Lamas, Emmett está a mais de um ano sem atuar depois de ser nocauteado por Jeremy Stephens. Josh enfrentará Michael Johnson, que fará sua quarta lutando tentando bater esse peso, buscando o terceiro resultado positivo consecutivo.

Na tarde de hoje (27), o UFC anunciou mais uma baixa para o evento do próximo sábado, dessa vez de forma definitiva. Marlon Vera precisou se retirar do UFC 235, por conta de uma lesão não anunciada, deixando Frankie Saenz sem adversário e sem tempo da organização arrumar um novo oponente. Dessa forma, o card vai seguir com 12 lutas, sem maiores mudanças, já que o embate iria ser um dos primeiros da noite.

Confira todos os combates anunciados nos últimos sete dias:

UFC On ESPN+ 6, 23/03 na Bridgestone Arena, em Nashville, Tennessee, EUA

Peso leve: Jesus Pinedo vs. Chris Gruetzemacher – por MMAPuntope
Peso galo: Martin Day se lesionou e o novo adversário de Chris Gutierrez será Ryan MacDonald – por ESPN

UFC On ESPN 2, 30/03 na Wells Fargo Center, na Philadelphia, Pennsylvania, EUA

Peso galo: Ray Borg vs. Pingyuan Liu – por Philly Voice
Peso pena: Josh Emmett vs. Michael Johnson – por ESPN

UFC 236, 13/04 na State Farm Arena, em Atlanta, Georgia, EUA

Peso leve: Max Holloway vs. Dustin Poirier – confirmado pelo UFC
Peso meio-pesado: Eryk Anders vs. Khalil Rountree – anunciado pelo UFC
Peso meio-pesado: Ovince Saint-Preux vs. Nikita Krylov – anunciado pelo UFC
Peso galo: Montel Jackson vs. Andre Soukhamthath – anunciado pelo UFC
Peso mosca: Paige VanZant vs. Montana de la Rosa (o UFC mudou os seus planos e retirou Poliana Botelho do combate) – por Ag. Fight

UFC On ESPN+ 7, 20/04 na na Yubileyny Sports Palace, em São Petersburgo, Russia

Peso pesado: Marcin Tybura vs. Shamil Abdurakhimov – por Farah Hannoun
Peso médio: Krzysztof Jotko vs. Roman Kopylov – por ESPN

UFC On ESPN 3, 27/04 na BB&T Center, em Fort Lauderdale, Florida, EUA

Peso meio-médio: Alex Oliveira vs. Li Jingliang – por Combate
Peso pesado: Andrei Arlovski vs. Augusto Sakai – anunciado pelo UFC
Peso leve: Jim Miller vs. Jason Gonzalez – anunciado pelo UFC
Peso meio-médio: Dhiego Lima vs. Court McGee – anunciado pelo UFC
Peso palha: Jessica Penne vs. Jodie Esquibel – anunciado pelo UFC
Peso palha: Carla Esparza vs. Livia Renata Souza – por Combate

UFC On ESPN+ 8, 04/05 no Canadian Tire Centre, em Ottawa, Ontario, Canadá

Peso pena: Kyle Nelson vs. Matt Sayles – anunciado pelo UFC

UFC 237, 11/05 na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, Brasil

Peso médio: Anderson Silva vs. Jared Cannonier – por Dana White
Peso mosca: Wu Yanan vs. Luana Dread – por Ag Fight
Peso galo: Jessica-Rose Clark vs. Talita Bernardo – por Combate