BJ Penn e Frankie Edgar serão os técnicos do TUF 19 e farão terceira luta na divisão dos penas

Por Alexandre Matos | 11/09/2013 21:28

BJ Penn está de volta ao MMA, ao UFC e ao TUF. De quebra, numa categoria nova, contra a última pedra em seu sapato. O Prodígio foi confirmado como um dos técnicos da décima nona temporada do reality show The Ultimate Fighter. Seu rival na empreitada e no confronto dos treinadores será Frank Edgar, o homem que lhe tomou o cinturão dos leves.

Não valerá cinturão, mas Edgar e Penn certamente atrairão as atenções no TUF e no fechamento da trilogia

Não valerá cinturão, mas Edgar e Penn certamente atrairão as atenções no TUF e no fechamento da trilogia

O TUF 19 vai ao ar nos Estados Unidos a partir de janeiro e será a segunda vez do havaiano no programa – ele foi técnico no TUF 5. Já Penn vs Edgar 3 acontecerá em abril, em evento ainda não definido. Esta será a segunda trilogia para ambos os ex-campeões dos leves: Frankie encarou Gray Maynard em três oportunidades, enquanto BJ teve Matt Hughes do outro lado do octógono também em três oportunidades.

O repórter Ariel Helwani informou a novidade na edição desta quarta-feira do programa UFC Tonight, que agora passa no canal FOX Sports 1. De acordo com o que foi noticiado, Dana White disse que confirmou o TUF e a trilogia depois que Penn lhe disse que está sedento de vontade de vencer Edgar. “Ele disse: ‘Eu posso vencer Frankie Edgar’. As duas primeiras lutas foram bostas. Eu quero esta luta novamente. Quero muito vencer este cara. É tudo o que eu quero.”

BJ Penn era o campeão dos leves indiscutível e um dos cinco melhores peso-por-peso quando foi surpreendido por Frank Edgar na luta coprincipal do UFC 112, em Abu Dhabi, o mesmo evento da nefasta luta entre Anderson Silva e Demian Maia. Por uma apertada e controversa decisão unânime, Edgar bateu Penn e ficou com o cinturão. O novo campeão concedeu revanche imediata e não deu margem para controvérsia no UFC 118, repetindo a decisão unânime, mas desta vez por larga vantagem.

De todas as informações, a mais surpreendente é a estreia de BJ como peso pena, categoria condizente com seu porte físico (1,75m de altura, o mesmo de Dustin Poirier, Erik Koch e Ricardo Lamas), mas bastante distinta do hábito de aparecer para lutar com “barriga de verme”, forma física que BJ desfilou em algumas de suas piores atuações no octógono. Penn conquistou o primeiro cinturão no UFC como meio-médio, antes de voltar aos leves e se tornar o segundo lutador da história da organização a se tornar campeão em duas categorias diferentes.

O TUF 19 inicialmente seria liderado por Edgar contra Urijah Faber, mas o ex-campeão dos leves não quis baixar para peso galo. A temporada terá pesos médios e meios-pesados disputando dois contratos com o UFC. As seletivas aconteceram em Indianápolis, junto com o UFC Fight Night 27. Participaram dos testes o ex-campeão do Bellator Lyman Good, a outra sensação irlandesa Cathal Pendred, Dhiego Lima (irmão de Douglas Lima, atual finalista do torneio dos meios-médios do Bellator) e o peruano Luis Palomino, que também passou pelo Bellator.