Ben Askren fará luta de aposentadoria contra Shinya Aoki no ONE Championship: Immortal Pursuit

Por Matheus Costa | 04/09/2017

A despedida de Ben Askren do MMA já tem data marcada para acontecer. Conforme anunciado pelo fundador da academia Evolve MMA e C.E.O. do ONE Championship Chatri Sityodtong em sua conta oficial no Facebook, o campeão dos meio-médios colocará o cinturão em jogo pela última vez contra o ex-campeão dos leves Shinya Aoki na luta principal do ONE Championship: Immortal Pursuit. Além disso, Chatri aproveitou para anunciar a revanche entre a campeã peso-átomo Angela Lee e a ex-desafiante Mei Yamaguchi como luta coprincipal.

Em nota, o oficial comentou sobre a decisão de Ben Askren e sua aposentadoria aos 33 anos de idade, já que o norte-americano irá pendurar as luvas e se tornará um executivo da organização em um cargo administrativo, independentemente do resultado do confronto. Confira a nota traduzida:

“Eu estou muito feliz em anunciar duas lutas pelo cinturão para o ONE Championship: Immortal Pursuit em Cingapura no dia 24 de novembro: Ben Askren vs. Shinya Aoki e Angela Lee vs. Mei Yamaguchi. Angela e Mei aceitaram fazer aquela que será a maior revanche da história das artes marciais asiáticas. Além disso, pela primeira vez na história do ONE, dois atletas da mesma equipe vão se enfrentar pelo cinturão mundial naquela que será uma luta feroz entre dois grandes tubarões brancos. Shinya Aoki e Ben Askren decidiram colocar tudo em jogo. Vencendo ou perdendo, essa será a última luta de Ben. Ele tomou a decisão de se aposentar após essa luta para se tornar um executivo no ONE. Você não vai querer perder esse mega evento em Cingapura!”, afirmou Chatri Sityodtong.

Ex-campeão do Bellator e do ONE Championship, Ben Askren colocará em jogo a sua invencibilidade contra o japonês Shinya Aoki. Em 17 lutas, Askren somou 16 vitórias e uma luta sem resultado após uma polémica com o brasileiro Luis Sapo. Com vitórias dominantes sobre Douglas Lima e Andrey Koreskhov na carreira, Askren defendeu o cinturão dos meio-médios pela quarta vez no último sábado (2), quando derrotou Zebaztian Kadestam por nocaute técnico na luta principal do ONE Championship: Shanghai.

Especialista de Jiu-Jitsu, Shinya Aoki tentará encerrar a fase negativa de sua carreira. Desde que perdeu o cinturão dos leves ao ser nocauteado Eduard Folayang na luta principal do ONE Championship: Defending Honor em novembro de 2016, Aoki não retornou mais ao MMA para competir. Sua última aparição foi em luta de grappling contra Garry Tonon, que acabou finalizando o japonês de 34 anos com uma chave de perna no ONE Championship: Dynasty of Heroes.