Bellator anuncia defesas de cinturão de Ryan Bader e Patricio Pitbull, além de revanche entre Lyoto e Mousasi

Por Idonaldo Filho | 13/07/2019 02:07

O Bellator, que havia oficializado a realização de um torneio com 16 lutadores no peso pena, anunciou a primeira luta da competição. Acontecerá no dia 29 de setembro, no Bellator 228, em Inglewood na Califórnia, o duelo entre Patricio Pitbull e Juan Archuleta, valendo o cinturão do brasileiro pela primeira fase do torneio, segundo informações da ESPN, que posteriormente foram confirmadas pelo evento.

Patricio Pitbull virou campeão de duas categorias no Bellator recentemente, após nocautear Michael Chandler ainda no primeiro assalto e conquistar a cinta dos leves. Campeão da categoria dos penas desde 2017, o brasileiro vem ao torneio em ótima fase como um dos principais nomes da organização e com uma sequência de quatro vitórias seguidas, que só não é maior devido a lesão que sofreu no duelo contra Ben Henderson no Bellator 160.

O desafiante de Patricio é o americano de raízes espanholas Juan Archuleta. Campeão de quatro categorias no KOTC, Archuleta assinou com o Bellator em 2017 e venceu todos os cinco duelos que realizou na organização. Sua última vitória certamente foi a mais impressionante da carreira, conquistando um nocaute assustador contra o ex-campeão dos galos, Dudu Dantas. A sequência de Archuleta é de 18 vitórias consecutivas e mais de 4 anos invicto.

A organização também confirmou a luta coprincipal para o mesmo evento: a revanche entre Lyoto Machida e Gegard Mousasi. O holandês perdeu seu cinturão recentemente para Rafael Lovato, mas logo tratou de voltar ao cage e quer vencer Machida, já que Lyoto derrotou Mousasi em 2014 enquanto ambos ainda atuavam no UFC. Era esperado que Machida fosse disputar o cinturão, por isso essa luta soa um pouco surpreendente. O brasileiro venceu em sua última luta Chael Sonnen, que posteriormente anunciou a sua aposentadoria.

Outro duelo de extrema importância anunciado pelo Bellator foi entre Ryan Bader e Cheick Kongo, valendo o cinturão do peso pesado e que vai acontecer no Bellator 226, no dia 7 de setembro em San Jose. Bader é outro que assim como Patricio é campeão de duas categorias, uma vez que é dono da cinta nos pesados e meios-pesados. Em sua última luta, Bader venceu Fedor Emelianenko por nocaute, conquistando o torneio dos pesados. Já Kongo garantiu a chance de ser desafiante com uma longa sequência de vitórias, sendo a última uma decisão em revanche contra Vitaly Minakov.

Confira as lutas anunciadas até então pelos eventos:

Bellator 226

Cinturão dos pesos pesados: Ryan Bader (c) vs. Cheick Kongo

Bellator 228

Cinturão dos pesos penas: Patricio Pitbull (c) vs. Juan Archuleta
Peso médio: Gegard Mousasi vs. Lyoto Machida