Beach Wrestling em Ipanema no sábado

Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) anunciou na sua página do Twitter que a praia de Ipanema sediará a etapa final do Circuito CAIXA de Beach Wrestling. O evento vai acontecer no posto 10, próximo à rua Henrique Dumont, a partir das 11:00h da manhã do próximo sábado, dia 16 de janeiro. Grandes nomes da luta brasileira estarão por lá, como o multicampeão Antoine Jaoude, Raoni Barcelos, Ediberto Crocotá, dentre outros. O evento distribuirá R$14.000,00 em premiação.

Para quem ainda não conhece a modalidade, é uma grande oportunidade de se inteirar, além de poder pegar uma praia depois do evento. A Luta de Praia (ou Beach Wrestling) foi reconhecida pela Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) durante o Congresso de Atenas em 2004, com o objetivo de trazer diferentes estilos de lutas praticadas em areia e torná-los mais populares. Hoje a FILA e a CBLA reconhecem modalidades de wrestling olímpicas (greco-romana, estilo livre e luta feminina) e não-olímpicas (grappling, luta de praia ou beach wrestling e pancration).

A Luta de Praia é praticada por homens e mulheres em diferentes categorias. Os homens devem apresentar-se de sungão, short, bermuda ou malha de luta (sem camisa). As mulheres devem apresentar-se de malha, maiô ou sunkini (sem camisa). Os competidores lutarão em uma área demarcada na areia por uma corda com 6m de diâmetro. O combate dura 2 minutos e haverá somente um árbitro.

Para marcar pontos e vencer a luta o lutador deve:

  • 1 ponto: tirar o adversário do círculo (se encostar na corda, conta como fora e leva o ponto), meia queda (cair na areia encostando o joelho, a mão ou outra parte do corpo diversa dos pés)
  • 2 pontos: queda completa, com o adversário caindo de costas na areia

Saiba mais sobre a modalidade acessando a área “Beach Wrestling” do site da FILA. Veja também o site e blog oficial da Confederação Brasileira de Lutas Associadas.

httpv://www.youtube.com/watch?v=NQUUDopP_nk