As 5 principais estrelas do boxe atual: motivos de sobra para acompanhar o esporte

O boxe vive uma de suas melhores fases, com grandes lutadores em atividade e confrontos enormes que aconteceram nos últimos anos. Como a nobre arte é pouco difundida no Brasil, o MMA Brasil lista o perfil de cinco lutadores que você não pode perder a oportunidade de assistir.

Grandes lutadores, grandes duelos e vários gênios disputando entre si os principais títulos. Este é o cenário perfeito para um esporte de luta que está em um grande momento, não é? Precisamente, este é o contexto atual do boxe.

A teoria do “boxe está morto” é algo proferido com frequência entre alguns dos envolvidos com os esportes de combate desde os tempos primitivos. Contudo, os números atuais do boxe provam precisamente o contrário. Recentemente, houve duas grandes explosões de vendas das lutas de Floyd Mayweather contra Manny Pacquiao e Conor McGregor, as maiores marcas de venda de pay-per-view da história esportiva. Vimos também Wladimir Klitschko levar 90 mil torcedores ao Estádio de Wembley para sua última luta.

Esses dois exemplos já são suficientes para mostrar que o boxe não só não está morto, como passa muito bem. Porém, não para por aí, pois vivemos um período excelente para se acompanhar a nobre arte. Assim, como a modalidade não conta com o devido apelo popular em nosso país, o MMA Brasil vai apresentar cinco motivos pelos quais vale a pena para o fã de lutas acompanhar o boxe.

Vasyl Lomachenko (10-1, 8 KOs)

Vasyl Lomachenko vs. Guillermo Rigondeaux

O melhor lutador desta geração é o melhor que eu já vi lutar. Talvez seja a melhor introdução para o gênio nascido na Ucrânia, em 1988, uma força da natureza que possui o melhor retrospecto na carreira amadora da história (396-1, com a única derrota vingada duas vezes), com duas medalhas de ouro olímpicas. No profissional, apesar de ter feito poucas lutas, Vasyl Lomachenko já está na história por ter sido o campeão mundial com menos lutas disputadas e o que mais rapidamente chegou ao cinturão na segunda categoria.

O “Hi-Tech” é excelente em todos os fundamentos do boxe, tem fluidez tanto no ataque quanto na defesa, muita velocidade, faz as transições com perfeição, possui volume de golpes assustador. Usa e inventa ângulos como se estivesse brincando, possui um jogo de pernas extremamente rápido, esquiva como se os adversários estivessem atacando em câmera lenta e usa o pivô e os contragolpes com perfeição. É o mais perto do boxeador perfeito que o esporte pode oferecer atualmente. Por estes motivos, é quase uma obrigação para qualquer fã dos esportes de combate conciliar a sua agenda com a dos combates do campeão dos superpenas.

Gennady Golovkin (37-0-1, 33 KOs)

Gennady Golovkin vs. Canelo Alvarez

O boxeador número dois do mundo atualmente, supercampeão do peso médio pela WBA, campeão da WBC, IBO e IBF, é dono do estilo mais atrativo para quem quer ser iniciado ao boxe contemporâneo. O cazaque Gennady Golovkin possui o maior poder de nocaute da atualidade, promovendo 20 encontros em sequência entre Morfeu e os adversários no mais frio fundo da vala.

Um sujeito capaz de nocautear 20 pessoas em sequência já seria motivo suficiente para assistir os seus combates. Porém, Golovkin é ainda um boxeador técnico, com um queixo que parece indestrutível e com uma capacidade incrível de avançar sobre os ataques dos adversários para surpreendê-los com o golpe capital. O último combate de GGG contra o próximo da lista foi uma epopeia da arte de seres humanos trocarem socos.

Saúl “Canelo” Álvarez (49-1-2, 34 KOs)

Canelo Alvarez vs Amir Khan

Maior estrela do boxe após a aposentadoria de Mayweather, Canelo Álvarez possui características que atraem quem queira acompanhar o boxe. Ele é um sujeito carismático, nocauteador, agressivo, inteligente e é dono de um coração enorme. Com uma grande capacidade de controlar a luta na longa distância, ele é capaz de pressionar os oponentes com potência e velocidade. Além disso, o mexicano é especialista em trabalhar a linha de cintura dos adversários para torná-los mais lentos e propensos a receberem seus avassaladores golpes finais. Se o fã de esportes quer acompanhar o boxe, agora é o momento certo, já que a segunda luta entre Canelo e Golovkin está agendada para o dia 5 de maio.

Terrence Crawford (32-0, 23 KOs)

A vitória de Terence Crawford sobre Julius Indongo foi assustadora (Foto: Mikey Williams)

O americano Terence Crawford é o terceiro boxeador da história – o único em atividade – a possuir simultaneamente os cinturões da WBO, WBC, WBA e IBF, as quatro principais entidades que regulam o boxe profissional.

Campeão dos superleves, que abdicou do trono para subir aos meios-médios, é um lutador ambidestro que usa as duas posturas de modo muito técnico, imprime um volume alto de golpes, possui um jogo de pernas no estado da arte, com jabs mais torturantes e constantes que uma goteira pingando no topo da cabeça, cria ângulos como um mágico e controla o ritmo e a distância como poucos na história. Crawford é tão talentoso que consegue fazer com que adversários do mais alto nível se comportem como amadores.

Anthony Joshua (20-0, 20 KOs)

Achou que não teria nenhum peso pesado na lista?

Um cidadão que venceu todas as suas lutas por nocaute. Campeão olímpico em 2012 e atual campeão mundial pelaa WBA, IBO e IBF, o inglês Anthony Joshua é uma estrela em ascensão, o casamento perfeito entre agressividade e potência, que transforma essa mistura numa capacidade de avançar em linha reta com o intuito de pressionar os oponentes e impedi-los de desferir os seus ataques. Após seu último combate, contra o lendário Wladimir Klitschko, ainda foi possível notar que o jab é uma ferramenta bem usada e que o campeão possui um grande coração. A possibilidade de um confronto contra o brutal nocauteador Deontay Wilder, também campeão mundial, é uma luta que todos deveriam assistir.

Menções honrosas: Sergei Kovalev, Mikey Garcia, Naoya Inoue, Errol Spence Jr., Jorge Linares, Keith Thurman, Guillermo Rigondeaux, Deontay Wilder, Srisaket Sor Rungvisai, Adonis Stevenson e Daniel Jacobs.

Ficou faltando alguém? É só colocar na caixinha de comentários e vamos debater!