Apoia.se uma causa importante

Por Edição MMA Brasil | 09/03/2016 00:11

Como é de conhecimento de todos, o MMA Brasil é um projeto criado e coordenado até hoje por Alexandre Matos desde sua fundação, em 2008. Quando o site foi criado, a ideia era ajudar a popularizar esse esporte tão fascinante quanto complexo com um conteúdo único e diferente do que era praticado no mercado, que continha apenas sites de notícias, sem análise técnica.

Nosso podcast, que foi batizado pelos nossos leitores em votação pública, é o mais popular do país no segmento. Nosso play-by-play no Twitter, com placares das lutas em tempo real, foi indicado pelos próprios seguidores para fazer parte do Media Score do site MMA Decisions – somos o único site da América Latina lá. Fazemos parte do Ranking Oficial do UFC e servimos de inspiração para outros criarem projetos semelhantes, assim como referência para todos os tipos de público, desde os fãs ocasionais de luta, até jornalistas que trabalham com o esporte e nos usam como fonte.

Tudo é motivo de orgulho e prazer para todos da equipe, mas infelizmente nada disso é fácil de produzir ou se manter. O MMA Brasil não é a principal atividade profissional de ninguém da equipe. Na verdade, nosso time foi (e vem sendo) montado a partir de leitores que demonstraram interesse, conhecimento e o mesmo espírito que levou o fundador Alexandre Matos a criar o site. Todos os colaboradores trabalham pelo amor ao MMA e tiram 0 centavos desta empreitada.

As duas problemáticas maiores são o tempo e o investimento financeiro. Por isso a ideia de encerrar as atividades do site já foi ventilada várias vezes. Conseguir patrocínio pelas vias tradicionais é uma tarefa cada vez mais árdua no Brasil.

Alguns perguntam por que não diminuir o número de material ou análises, para não atrapalhar ninguém? Porque diminuir a qualidade do conteúdo nunca será uma opção. É nosso princípio editorial. Ou é BEM FEITO, ou não fazemos. E por isso somos tão consultados e copiados.

Para tentarmos minimizar este problema, lançamos uma campanha de financiamento coletivo no Patreon. A ideia foi encampada por vários leitores, mas possui alguns problemas para uma maior participação – obrigatoriedade de usar cartão internacional e pagamento em dólar são os principais.

Para tentar ampliar o escopo, abrimos uma nova campanha, agora no APOIA.SE, onde os colaboradores podem usar até boleto bancário com nosso suado real no lugar do dólar. Mal abrimos a campanha e vários ouvintes do podcast já se prontificaram a nos apoiar.

Convidamos a todos os amigos leitores que leiam o nosso projeto no APOIA.SE. Procuramos melhorar algumas partes em relação ao que era oferecido no Patreon, especialmente na parte das recompensas aos que nos ajudam.

Nada é obrigatório, o acesso ao site e seu conteúdo continua normal para todos, mas se você puder colaborar com qualquer valor que seja e nos ajudar a manter o MMA Brasil vivo e cada vez melhor, desde já deixamos o nosso muito obrigado.

EQUIPE MMA BRASIL