Por Israel Silveira | 17/10/2020 11:30

Na luta mais esperada do segundo semestre, Vasiliy Lomachenko enfrentará o jovem Teofimo López. A luta definirá o campeão absoluto do peso leve (61,2 Kg), tendo em vista que vale os cinturões da AMB, CMB (campeão de franquia), OMB em posse de Lomachenko e o cinturão da FIB de López. A luta será no MGM Grand Garden Arena em Vegas, na “Bolha” da Top Rank. Aqui está o que você precisa saber:

Quem é Teofimo López?

Teofimo López, 23 anos, destro, tem cartel invicto de 15 vitórias (12 KOs) e é o lutador número 2 do peso leve de acordo com a The Ring Magazine. “Él Brooklyn” conquistou o cinturão da Federação Internacional de Boxe após destruir o experiente Richard Commey em apenas dois rounds. López é uma estrela e forte candidato a superastro em pouco tempo, tendo em vista sua habilidade, tamanho e poder de nocaute.

López fez um arriscado movimento em sua carreira e fez de tudo para que a luta com Lomachenko acontecesse, algo que outros astros do boxe evitaram no início de suas carreiras. Ele tem boas vitórias sobre Richard Commey, Edis Tatli e Diego Magdaleno, mas lutar com o ucraniano é um salto gigante no nível de adversários. “Él Brooklyn” está desafiando o melhor peso-por-peso do boxe que pode aplicar a surra de uma vida inteira.

Seu pai, que também é seu agente (ao melhor estilo Lavar Ball e Lonzo Ball), já se envolveu em confusão com Lomachenko em um hotel ao dizer (de acordo com Loma): “Teofimo vai arrancar sua cabeça.”. López já anunciou que não gosta de Lomachenko e não nutre nenhum respeito por ele. Pode ser tudo trash talk, mas o ucraniano certamente não gostou nada da maneira que a luta foi promovida.

Lomachenko não se mostra tão dominante nos leves

Lomachenko, 32 anos, canhoto, tem cartel de 14 vitórias (10 KOs) e 1 derrota. O ucraniano considerado o melhor amador de todos os tempos tem 1,70 de altura e estreou no boxe profissional no peso pena (57 Kg), subindo rapidamente para os super-penas (59 Kg) até chegar no peso leve (61,2 Kg). “Loma” conseguia bater 57 Kg com relativa facilidade, o que já dá uma ideia de que ele é realmente pequeno para o peso leve. Isso ficou ainda mais evidente nas cinco lutas que Lomachenko fez nesse peso: todos seus adversários eram maiores que ele.

Adversário Desvantagem de altura (cm) Desvantagem de envergadura (cm)
Jorge Linares 3 7
José Pedraza 4 13
Tony Crolla 4 0
Luke Campbell 5 14
Teofimo López 3 8

Lomachenko sofreu um knockdown contra Jorge Linares, sofreu muitos golpes contra José Pedraza e Luke Campbell o fez andar para trás em diversos momentos. No entanto, o ucraniano é o melhor do boxe em fazer ajustes ao longo da luta e seu jogo ofensivo tem tanto volume que acaba afogando seus adversários e impedindo-os de estabelecer qualquer ritmo.

López: juventude e punch; Lomachenko: experiência e técnica

“No-Mas-Chenko” certamente hoje é um lutador muito mais “vencível” do que era há 5 anos, mas ele ainda faz parte da elite da elite do boxe. O ucraniano deverá circular em volta de Teofimo López durante todo o confronto até que ele diga “No Más”. Loma tem um arsenal muito grande de golpes, principalmente as variações cabeça-corpo.

López, por sua vez, tentará “sujar” o combate de todas as formas. O arsenal dele é muito mais limitado que o de Loma e seus melhores golpes são o overhand de direita e o cruzado de esquerda, ambos sempre lançados com muita velocidade e violência. Se ele conectar um desses golpes de forma limpa, Lomachenko deve ir à lona.

A questão da luta é se López entenderá os ângulos de Lomachenko antes de sofrer um duro castigo. Lutar com Loma é incrivelmente frustrante para os adversários porque a partir de certo momento eles simplesmente param de encontrá-lo. Se López tiver a força mental para aguentar a pressão do ucraniano será um grande confronto. Se López se frustrar no começo do combate, ele acabará humilhado.

A luta tem todos os ares de Mayweather-Canelo. Mayweather o veterano experiente de 36 anos e número 1 peso-por-peso, Canelo a futura estrela de 23 anos. Canelo foi derrotado, mas nem por isso deixou de ser um superastro no futuro. López deverá ser derrotado, mas tudo indica que ele é o futuro do peso leve de uma das mais duras divisões do boxe.

Transmissão e horário

A luta até o momento não tem transmissão confirmada para o Brasil. O card principal iniciará às 23:00 e Lomachenko e López devem entrar no ringue 00:30 da madrugada de sábado para domingo.

O card principal trará também os meios-médios-júnior Arnold Barboza e Alex Saucedo e os super-médios Edgar Berlanga vs Lanell Bellows.

Empolgado para a peleja? Conte-nos o seu palpite para essa luta nos comentários!