Alerta de Boxe: Sergey Kovalev e Andre Ward fazem a luta mais aguardada do ano neste sábado

Habilidade contra potência é o mote do combate mais aguardado do ano, que pode colocar o vencedor de Sergey Kovalev e Andre Ward como o melhor lutador do mundo peso por peso na atualidade.

A maioria dos fãs de boxe espera ansiosamente pelo anúncio do confronto entre Gennady Golovkin e Canelo Álvarez, provavelmente a maior luta que a nobre arte pode promover nos tempos pós-Mayweather. Não há dúvida sobre o potencial deste combate, mas, no campo esportivo, há outro que me intriga ainda mais. Falo da defesa dos cinturões unificados dos meios-pesados pelo campeão Sergey Kovalev contra o desafiante Andre Ward, que acontecerá neste sábado, na T-Mobile Arena, em Las Vegas.

As credenciais de cada um já falariam por si só. O russo Kovalev é o campeão linear da categoria até 79,4 quilos (175 libras), dono dos cinturões da Associação Mundial de Boxe (WBA), Federação Internacional de Boxe (IBF) e Organização Mundial de Boxe (WBO), enquanto o campeão olímpico Ward subiu de categoria depois de varrer a dura divisão dos supermédios, na qual detinha os títulos do Conselho Mundial de Boxe (WBC) e da WBA. Além disso, são dois lutadores invictos, com 30 vitórias cada e um empate de Kovalev – é apenas a sétima disputa de cinturão entre invictos com mais de 30 combates. Porém, o que faz deste combate algo especial é o confronto de estilos e personalidades. O vencedor terá um forte caso para tirar de Román González o posto de número um peso por peso.

A Comissão Atlética do Estado de Nevada escalou o árbitro Robert Byrd para mediar o combate e os juízes Burt Clements, John McKaie e Glenn Trowbridge, todos americanos, para decidir o resultado final caso o duelo não termine por nocaute.

Treinado pelo ex-campeão mundial dos médios John David Jackson, Kovalev (30-0-1, 26 KO) se tornou o chefão da categoria ao destruir duas vezes Jean Pascal e entregar ao interminável Bernard Hopkins a maior surra de sua lendária carreira. Apenas uma luta de unificação contra Adonis Stevenson faria sentido, mas o canadense não parece disposto a colocar seu título do WBC em jogo contra a máquina de destruição.

Kovalev é um clássico bully do boxe mundial, integrante da Santíssima Trindade dos maiores pegadores da atualidade, ao lado de Golovkin e de Deontay Wilder. Com uma abordagem metódica e calma, o “Krusher” faz valer seu apelido quando vai sistematicamente demolindo seus adversários a partir da tomada do centro do ringue até encurralar a presa contra as cordas. Como cada soco disparado pelo demônio russo parece tirar parte da energia vital do oponente, Kovalev vai controlando o ritmo enquanto deixa suas presas cada vez mais vulneráveis até desconectá-las de suas consciências – há de se lembrar que o indivíduo já anotou um nocaute com um jab no corpo.

Por outro lado, Ward (30-0, 15 KO), pupilo de Virgil Hunter desde os 9 anos, é um artista da nobre arte, que divide com com Vasyl Lomachenko o posto de mais habilidosos pugilistas dos dias de hoje. Campeão olímpico em 2004 (último americano a conquistar o feito no boxe masculino), ele varreu a divisão dos supermédios, repleta de talentos, sem tomar susto contra ninguém. Ele ficou um bom tempo parado e resolveu subir de categoria nos últimos dois combates. Foram vitórias fáceis, mas contra concorrência, embora digna, nem de perto com a capacidade de destruição de Kovalev.

Ward é um fantástico lutador defensivo, com o mais notável QI de luta dentre todas as categorias de peso. O jogo de pernas, a movimentação de tronco, a noção de espaço, a velocidade e a capacidade de controlar a distância como poucos o tornam um alvo muito difícil de ser atingido. Contra Kovalev, um cidadão que costuma congelar os adversários quando acerta um soco, estas características são fundamentais. Mas Ward não é apenas um virtuoso defensor, que se expõe muito pouco, mas também é dono de ferramentas ofensivas sensacionais. O jab é executado numa frequência tão alta que atrapalha a visão do oponente, além de mantê-lo na distância ideal. Neste momento, os golpes de Andre fluem, acertando corpo e cabeça numa mesma combinação, fazendo com que o adversário não tenha base e equilíbrio necessários para gerar potência. Ou seja, o vasto arsenal ofensivo de Ward também funciona como fortaleza defensiva. Essa combinação ofensiva-defensiva faz de Ward também um terror no pocket, situação em que ele evita a pancadaria enquanto pontua sistematicamente.

Se você quer saber o quão bom é Ward, basta ver as odds acima e entender como um demolidor como Kovalev não é o favorito para o combate. Ward é, disparado, o mais técnico oponente que Kovalev já enfrentou. Porém, o russo é, disparado, o mais devastador adversário que o americano teve diante de si.

Andre Ward vs Sergey Kovalev odds - ProBoxingOdds

A potência dissipada nos punhos de Kovalev é um fator de desequilíbrio em seus combates. Mais do que nunca, Ward tem que evitar parar diante do campeão. Por conta disso, é provável que Kovalev mire a linha de cintura do desafiante para diminuir a movimentação e intimidá-lo. Além disso, o russo precisa variar os golpes para não ficar previsível diante do melhor defensor do boxe mundial, e tem que produzir volume, para não ser contragolpeado. Sergey também deve evitar o clinch, já que Ward costuma colocar os adversários no bolso nesta situação.

Ward é mais técnico e inteligente para impor um jogo que Pascal ou Hopkins não conseguiram e assim superar Kovalev nas trocas de longa distância, impedindo que o russo dispare seus canhões. Reduzindo a capacidade de Sergey machucá-lo, ou seja, minimizando a capacidade de destruição do campeão, Andre verá crescer as chances de conduzir as ações através dos rounds até ter seu nome levantado quando Michael Buffer anunciar o vencedor na decisão dos juízes, mostrando que, no mais elevado nível, a habilidade ainda supera a potência.

  • James sousa

    Andre Ward junto do Román González são meus dois lutadores preferidos quero muito ver esse duelo contra o Kovalev ,sabe se vai ter transmissão aqui no Brasil ?

    • Não achei a informação. Espero que algum canal passe. Não dá pra acreditar que vão deixar passar.

  • Pedro Carneiro

    🐏💓Ward. Essa é a luta que eu mais quero ver no boxe nos últimos tempos.

  • abner albuquerque

    quem quiser rever a luta: https://www.rapidvideo.com/?v=SHFo65Wj

  • Alex Silva

    q confronto de estilos legal, é um absurdo não transmitirem uma luta deste calibre..acho q dá Ward.