Alerta de boxe: Ryan Garcia vs. Luke Campbell

Por Israel Silveira | 02/01/2021 12:20

Na primeira luta importante do ano e a mais interessante do mês de janeiro, a estrela em ascensão Ryan Garcia enfrenta o inglês Luke Campbell neste sábado. A luta valerá pelo peso leve (61,2 Kg) e deve garantir uma disputa pelo cinturão do WBC para o vencedor. O card será transmitido no Brasil pelo DAZN à partir das 17:00.

Com a saída de Canelo Álvarez do estaleiro da Golden Boy Promotions, Ryan “KingRy” Garcia, 22 anos, destro, (20-0, 17 KOs) é o lutador mais quente que Oscar de la Hoya tem à disposição. Badalado nas redes sociais (7,8 milhões de seguidores no Instagram), Ryan Garcia é presença frequente em festas de celebridades e grandes eventos,. No entanto, quando o assunto é boxe ele ainda tem bastante coisa a provar. A carreira do KingRy vem sendo cuidadosamente arquitetada para que ele em breve se torne a nova cara do boxe. Neste processo, enfrentou diversos nomes suspeitos como Francisco Fonseca, Romero Duno, Carlos Morales e outros que você provavelmente nunca ouviu falar.

Garcia é muito talentoso e traz consigo um devastador cruzado de esquerda que vem destruindo diversos oponentes até aqui. Além disso, ele possui muita velocidade e potência em seus golpes, apesar de ter um estilo estranho de lutar: postura ereta, queixo exposto e mãos baixas. Contudo, nenhum de seus adversários até aqui foi capaz de puni-lo por isso. Talvez por temerem o fogo que vem do outro lado ou por não serem grandes lutadores. De qualquer forma, Garcia dessa vez tem um adversário muito capaz pela frente.

Luke Campbell (20-3, 16 KOs) vai fazer a ingrata missão de porteiro para Garcia. O inglês campeão olímpico em 2012 tem uma sólida carreira até aqui. Todavia, falhou nas duas chances de título mundial que teve contra Jorge Linares e Vasily Lomachenko. Ele fez lutas competitivas com os dois, mas foi derrotado por decisão em ambas as ocasiões. Muitos o consideram o melhor lutador da divisão dos leves a nunca ter conquistado um título. Campbell tem ótimo gás, capacidade para pressionar e encurtar a distância, mantendo Lomachenko honesto por 12 rounds.

Ryan Garcia nunca fez uma luta de 12 rounds na carreira, sendo que ele já foi arrastado para decisões em duas oportunidades contra Jayson Veléz e Carlos Morales. Estas lutas mostraram que o gás do americano não é tão de elite quanto a velocidade de seus socos. Se ele não estiver com o condicionamento em dia e não conseguir nocautear Campbell nos quatro primeiros assaltos, terá uma noite bem longa. Campbell não para de bater em nenhum momento e já levantou diversas vezes em knockdowns. Ryan é favorito, mas Luke representa vários níveis acima em termos de competição.

A luta será em Dallas, nos EUA, com presença de público. O card começará às 17:00 e o duelo principal deverá acontecer por volta das 20:00. Boa luta para começar o ano!