Alerta de Boxe: Errol Spence Jr. vs. Danny García

Por Israel Silveira | 05/12/2020 19:00

Na noite deste sábado (5) teremos uma das lutas mais aguardadas do segundo semestre de 2020 no boxe, na qual Errol Spence Jr. fará seu retorno aos ringues contra o experiente Danny García. O aguardado confronto terá como grande atração os cinturões da IBF e WBC dos meios-médios (66,6 Kg) em posse de Spence. O combate será transmitido ao Brasil pela ESPN, com o card principal começando às 23:00.

LEIA MAIS
Palpites da Equipe MMA Brasil para o UFC Vegas 16
UFC Vegas 16: Hermansson vs. Vettori – Prévia das Principais Lutas
Seja colaborador e apoie o crescimento do MMA Brasil

Errol “The Truth” Spence Jr (26-0, 21 KOs), 30 anos, canhoto, fará sua primeira luta desde setembro de 2019. O motivo da ausência do americano nos ringues é um terrível acidente de carro que Spence Jr. sofreu em outubro de 2019, algumas semanas após derrotar Shawn Porter. Depois do ocorrido, ele passou cinco meses se recuperando, mas observando o acidente, é possível concluir que é um milagre ele estar vivo.

Spence fez sua última luta contra o já mencionado Shawn Porter e unificou os cinturões da IBF e WBC. Foi uma luta duríssima e muitos criticaram a estratégia do “The Truth” em lutar com o desafiante na curta distância, já que muitos consideram Porter o melhor lutador da divisão neste tipo de situação. O campeão, porém, diz que tentou mandar uma mensagem lutando contra o desafiante onde ele era melhor e o derrotando lá. A grande questão da luta é: o quanto o acidente vai comprometer o jogo de Spence?

Quem não tem nada a ver com os problemas de Spence Jr. é Danny “Swift” García (36-2, 21 KOs), 32 anos, destro. Um lutador que está há mais de cinco anos no topo da divisão dos meios-médios e já foi detentor do cinturão do WBC em 2016 após derrotar Robert Guerrero. García é considerado um lutador que compõe a elite da divisão dos meios-médios (formada por Crawford, Spence, Pacquiao, Thurman, Porter e García), mas ainda é integra um patamar abaixo de Crawford e Spence Jr., principalmente por ter perdido as duas principais lutas da carreira para Porter e Thurman, mesmo que tenham sido lutas bastante competitivas.

García vem de vitória sobre Adrián Granados e Ivan Rekach, ambos lutadores de menor nível que serviram para o “Swift” retomar o caminho das vitórias após ter sido derrotado por Shawn Porter. García não pode ser tratado como um “esquenta” para Spence Jr. se preparar para uma possível luta contra Terence Crawford. Muitos afirmam que é um risco desnecessário para Errol se submeter a sofrer golpes das pesadíssimas mãos de García, que é bastante técnico e ótimo contragolpeador, principalmente o cruzado de esquerda, que se conecta, manda o adversário à lona. Amir Khan, Érik Morales e Rob Salka eram grandes lutadores e todos foram vítimas do cruzado de esquerda de Danny García. Se o campeão estiver comprometido em algum grau pelo acidente, García tem ótimas chances de vencer o combate.

Se a luta fosse antes do acidente de Spence Jr. ele seria grande favorito a derrotar Danny García. Porém, dadas as circunstâncias, digamos que ele é “apenas” favorito. Spence tem ótimo jab e muita potência em golpes no corpo, o que deverá ser suficiente para fazer Danny García diminuir seu ritmo e eventualmente ser derrotado por decisão em uma luta bastante competitiva.

A luta será no AT&T Stadium e terá presença de público, com pouco mais de 10 mil ingressos colocados à venda. O combate será transmitido ao Brasil pela ESPN a partir das 23:00, com Spence Jr. e Danny García entrando no ringue por volta de 01:00 da madrugada.