Por Israel Silveira | 18/12/2020 18:55

No último grande final de semana do boxe de 2020, Gennady Golovkin e Canelo Álvarez chefiarão dois cards do DAZN. Golovkin enfrentará o polonês Kamil Szeremeta defendendo seu cinturão da IBF dos médios (72,5 Kg) na sexta-feira a partir de 19:00. No sábado Canelo Álvarez fará seu esperado retorno contra o gigante Callum Smith em busca de um cinturão na quarta divisão diferente. A luta valerá os cinturões dos super-médios (76 Kg) da WBA em posse de Smith e do do WBC, atualmente vago. Vamos às prévias:

Peso Médio: Gennady “GGG” Golovkin vs Kamil Szeremeta 

Gennady Golovkin fecha o Cinco de Mayo com nocaute avassalador sobre Vanes MartirosyanCom 38 anos e em uma estranha fase da carreira, Gennady “GGG” Golovkin (40-1-1, 35 KOs) ainda é um dos leões do peso médio, mas está claro que o cazaque está em declínio. Diz-se fase estranha porque muitos olham para Golovkin como um lutador incompleto sem uma trilogia com Canelo Álvarez, que subiu de peso em busca de glórias ainda maiores.

Golovkin, após perder seus cinturões do peso médio para Canelo em uma decisão bastante apertada, assinou um contrato de 100 milhões e 6 lutas com o DAZN, com a promessa de que o “Big drama show” iria continuar. Desde então ele fez uma luta de aquecimento contra o suspeito Steve Rolls (no qual Golovkin sofreu) e um combate complicadíssimo contra o ucraniano Sergiy Derevyanchenko pelo cinturão vago da IBF, no qual muitos viram vitória para Derevyanchenko. Em outras épocas, o ucraniano seria presa fácil para Golovkin. De qualquer forma, Golovkin é o campeão e agora ele defenderá seu cinturão contra o desafiante obrigatório Kamil Szeremeta.

O polonês Kamil Szeremeta (21-0, 5 KOs) é um adversário deveras suspeito. Ele teve relativo sucesso no cenário europeu, derrotando nomes como Alessandro Goddi e Kassim Ouma. Há quem diga que Szeremeta nunca chegou a perder um round em sua carreira. De qualquer forma essa luta tem ares de mismatch. Szeremeta é bastante agressivo e gosta de investir em longas combinações, porém não tem bom punch, algo bastante problemático quando se vai enfrentar um tanque de guerra como Golovkin, que defende socos com o rosto para contragolpear com violência.

Se conseguir defender o cinturão, GGG fará história e se isolará como o lutador com mais defesas de cinturão na história do peso médio com 21, superando Bernard Hopkins. Golovkin é favorito pagando 1,03 (3000 para ganhar 100) e certamente tentará um nocaute para forçar uma trilogia com Canelo Álvarez em 2021.

Peso super-médio: Saúl “Canelo” Álvarez vs Callum “Mundo” Smith

Saúl Canelo Alvarez (Foto: Isaac Brekken/AP)Considerado por muitos o número 1 peso-por-peso do boxe, Canelo Álvarez (53-1-2, 36 KOs) está voando cada vez mais perto do sol. O mexicano que começou a carreira como meio-médio (67 Kg) vem de grande vitória na categoria dos meios-pesados (79 Kg) sobre Sergey Kovalev. Canelo teve certos problemas pela diferença de altura, mas eventualmente conseguiu superar o “Krusher”, que estava bem longe de seu auge, mas mesmo assim conseguiu causar problemas ao mexicano pelas vantagens físicas. Agora ele enfrentará um lutador igualmente difícil e que está no topo de sua carreira.

O mexicano já anunciou que pretende unificar a divisão dos super-médios e todos querem enfrenta-lo, afinal ele é a maior estrela do boxe atualmente e uma luta contra Canelo significa muito dinheiro no bolso. Este confronto vale dois dos quatro principais cinturões dos super-médios, o que deixaria o mexicano à duas lutas de unificar a divisão.

Callum Smith é o supermédio número um do mundo na atualidade

Callum Smith (27-0, 19 KOs) é o atual detentor do cinturão da WBA e considerado desde 2015 um lutador top da divisão dos super-médios. Vencedor da Wolrd Boxing Super Series, Callum é um dos lutadores melhores estabelecidos da divisão, utilizando principalmente sua altura e envergadura para punir seus adversários a partir da longa distância sem ser tocado. “Mundo” traz incríveis 1,91 m de altura e 1,98 m de envergadura para a divisão e há quem diga que ele chega para os combates pesando mais de 85 Kg. Ele vem de uma performance bastante suspeita contra John Ryder, que conseguiu encurtar a distância em diversas ocasiões e castigar o corpo de Smith, que escapou com uma decisão bastante controversa. Resta saber se a luta contra Ryder foi uma performance atípica em um dia ruim ou se Smith realmente tem essa brecha em seu jogo contra lutadores que encurtam bem.

Canelo já derrotou o irmão de Callum Smith, Liam Smith. Canelo utilizou sua movimentação para encurtar e desferir potentes golpes no corpo para eventualmente nocautear Liam Smith. Está claro que essa será a estratégia utilizada contra Callum, que é um leão completamente diferente de Liam. Canelo tem 1,75m de altura contra 1,91m de Smith e 1,79m contra 1,98m de envergadura. Se Álvarez será capaz de encurtar e golpear o corpo de Smith, saberemos amanhã, mas o mexicano já provou que é capaz de fazer isso melhor que qualquer um no boxe atualmente. Smith tentará manter Canelo longe com seus jabs e ganhar o máximo de rounds iniciais possíveis para chegar nos rounds finais com vantagem sobre Canelo e evitar ter que se abrir para tirar o prejuízo.

Canelo é favorito em 1,16 para 1, enquanto Smith rende 5 para 1. Canelo é favorito porque já provou que é especialista em encurtar e golpear o corpo, já Smith provou ter uma certa fragilidade neste aspecto, no entanto a luta é muito mais apertada do que os odds dizem. Canelo está chegando cada vez mais próximo do limite onde a diferença física com os adversários começará a cobrar seu preço, resta descobrirmos se será agora.

Preparado para esse “doblete” de boxe? Conte para nós!