Alerta de Boxe: Anthony Joshua e Joseph Parker se enfrentam em duelo da nova geração dos pesados

O Principality Stadium, em Cardiff, no País de Gales, será palco do segundo grande combate do peso pesado no boxe, em 2018. Após Deontay Wilder vencer uma guerra contra Luis Ortiz, no início do mês, chegou a hora de o inglês Anthony Joshua, detentor dos cinturões mundiais da IBF (Federação Internacional de Boxe) e da WBA (Associação Mundial de Boxe) fazer um duelo de invictos contra o neozelandês Joseph Parker, campeão mundial pela WBO (Organização Mundial de Boxe). A luta de unificação dos títulos será transmitida neste sábado (31) para o Brasil pelo Esporte Interativo, a partir das 14:00h, pelo horário oficial de Brasília.

Apesar de ser medalhista de ouro olímpico, dono de um cartel perfeito de 20 vitórias com 20 nocautes e de ter nocauteado uma das maiores lendas do esporte, Joshua subirá no ringue com uma certa desconfiança por conta da atuação ruim que teve contra o francês Carlos Takam, em outubro passado. Mesmo com o nocaute no décimo assalto, parte dos fãs e da mídia acreditam que Joshua poderia ter sido mais dominante contra o desafiante, que teve apenas 12 dias de preparo. Com as críticas de lado, Anthony ainda é considerado como o melhor pesado da atualidade.

Também com um cartel invicto – com 24 vitórias, 18 delas por nocaute -, Parker tem a oportunidade da vida neste sábado. Após ganhar notoriedade competindo na Oceania, Parker conquistou o cinturão da WBO em dezembro de 2016 e já concluiu duas defesas contra Razvan Cojanu e Hughie Fury, primo do ex-campeão Tyson Fury, resultados que lhe deram a terceira posição numa classificação unificada da categoria, ficando apenas atrás de Joshua e Wilder. Mesmo com o status atual, é possível acreditar que a luta de amanhã é um passo maior do que a perna para o neozelandês.

Realmente é plausível falar que Joshua é um passo maior que a perna para Parker. Joseph é campeão mundial, mas ainda não enfrentou a elite da divisão e teve muitas dificuldades contra os melhores atletas que enfrentou, como nos casos de Fury e de Andy Ruiz. É admirável a confiança de Parker, já que ele poderia encarar adversários menos qualificados, mas fez lobby para lutar contra o melhor lutador da categoria na atualidade.

Anthony Joshua vs Joseph Parker odds - ProBoxingOdds
Como o neozelandês não apresentou em suas 24 lutas nada que possa garantir uma possível vitória, o favoritismo aqui é de Joshua, que deve ter o controle das ações desde o começo, principalmente usando os contra-ataques e os jabs. Conforme o tempo passar, a expectativa é que Anthony aumente o ritmo e a intensidade dos socos, buscando um nocaute que deve acontecer lá pelo nono round.

Mesmo sem a promessa de um combate muito equilibrado, sempre é uma ótima oportunidade de ver o lutador que pode se tornar o próximo grande sucesso comercial do peso pesado. Isso sem contar que Joshua-Parker é um aquecimento para a tão aguardada luta de unificação completa entre Joshua e Wilder, ainda no final deste ano.