ACB anuncia compra de dois eventos russos e mudança de nome

Por Matheus Costa | 10/12/2018 17:08

Uma grande mudança foi anunciada no cenário do MMA russo que pode impactar o esporte ao redor do mundo. O Absolute Championship Berkut, mais conhecido como ACB, anunciou a compra do evento rival WFCA (World Fighting Championship Akhmat), que terá seu plantel de lutadores absorvido, além do evento Tech-Krep FC. A informação foi dada pelo site “RT” em novembro e confirmada pelo dono Mairbek Khasiev.

Através de sua conta oficial no Instagram, Khasiev oficializou a mudança, que faz de sua organização a maior no cenário atual do país. Segundo o executivo, a compra das duas organizações rivais fazem parte de um plano de realizar um grande evento russo, capaz de competir com os maiores eventos do mundo.

Além disso, o russo também anunciou pequenas mudanças na estrutura do evento, começando pelo nome. Agora, a organização se chama Absolute Championship Akhmat (ACA) e contará com Alexey Yatsenko, ex-dono do Tech-Krep FC, como presidente. Khasiev ainda afirmou que a compra do WFCA provavelmente não será a última feita, já que parte do plano de dominar o mundo do MMA é comprar organizações que foram à falência.

“Agora estamos anunciando oficialmente e desenvolvendo nossos planos. Neste ano nós compramos a organização Tech-Krep FC, e agora o WFCA. E provavelmente não será nossa última compra. Eu acho que chegou a hora de juntar alguns sólidos eventos para fazer uma poderosa organização de MMA russa, para que esta companhia se torne uma rival decente para as maiores organizações do mundo.

Eu quero afirmar que após a compra do WFCA, não teremos grandes mudanças na nossa organização. Alexey Yatsenko (ex-presidente do Tech-Krep FC) será o novo presidente da organização. Teremos uma pequena mudança no nosso nome: ACA (Absolute Championship Akhmat). Nós estávamos indecisos sobre o novo nome, pois tínhamos diferentes opiniões, incluindo sobre manter o antigo nome.

Mas eu tenho certeza que escolhemos o caminho certo ao trocar o nome e anunciar uma nova era no desenvolvimento do MMA russo. O objetivo global da ACA é se tornar a maior organização do mundo, juntando organizações que foram à falência”

O WFCA pertencia ao polêmico ditador Ramzan Kadyrov, da Chechênia, que também terá participação nesta nova fase do ACA. Desde 2015, quando Kadyrov decidiu investir no MMA, a organização realizou 58 eventos ao redor do território russo. Em seu último evento, o WFCA 54, a organização realizou sua estreia internacional, desembarcando no Bahrein.

O anúncio pegou muita gente de surpresa, já que a organização cancelou quatro eventos no segundo semestre e rumores circulavam de uma crise financeira que poderia levar o evento ao fim. Inclusive, de acordo com a reportagem do site RT, as partes negociam a compra também do evento Fight Nights Global, embora o negócio não esteja fechado devido ao valor da negociação.