ACB 86 com três disputas de cinturão é um dos melhores eventos do ano

Por João Gabriel Gelli | 04/05/2018 11:18

Depois de focar em sua expansão internacional nos últimos eventos, a organização russa ACB retorna para sua casa em grande estilo neste sábado. Mesmo depois de sofrer com uma série de lesões que tiraram combates importantes do card, o ACB 86, que será disputado em Moscou, é uma das melhores ofertas de lutas do ano até aqui, com três disputas de cinturão de bom nível e diversos outros duelos que envolvem nomes relevantes da organização.

O card terá transmissão ao vivo pelo canal Combate e pelo canal do YouTube do ACB, a partir 12:00h no horário de Brasília.

Para a luta principal está escalada a unificação do cinturão do peso pena entre o campeão linear Marat Balaev e o interino Yusuf Raisov. Esta será uma revanche do ACB 50, quando Marat conquistou o título deixado vago por Zabit Magomedsharipov ao dominar Yusuf no wrestling. Desde então, Balaev defendeu o posto contra Adlan Bataev, em combate de resultado controverso, e sofreu com lesões, o que, aos 42 anos, o motivou a anunciar que a apresentação de sábado será a última de sua carreira. Do outro lado, desde que sofreu sua única derrota na carreira, Raisov emendou três triunfos contra adversários de qualidade, como Valdines Silva, Luis Palomino e Alexander Peduson, chegando a uma nova oportunidade de se tornar o campeão linear e comprovar seu caso como um dos melhores prospectos da categoria.

No duelo coprincipal, o campeão do peso mosca Askar Askarov busca manter sua sequência dominante e defender o cinturão pela segunda vez ao encarar Rasul Albaskhanov. Invicto em nove lutas, todas por interrupção, Askarov venceu nomes como José Maria Sem Chance e Anthony Leone e declarou que irá para o UFC após este próximo compromisso. Enquanto isso, Albaskhanov já teve uma oportunidade de disputar o título da categoria, mas acertou Vellimurad Alhasov com um golpe ilegal e a luta terminou sem resultado. Após este combate, ele perdeu para Leone, mas vem de duas vitórias, sobre Ruslan Albitarov e Darren Mima.

A terceira luta por cinturão do card do ACB 86 é a que valerá o título dos meios-pesados, que está na posse de Batraz Agnaev. Ele venceu o sueco Max Nunes em sua primeira luta na organização e depois desafiou o então campeão Thiago Silva, não tendo dificuldades para sair com o triunfo por nocaute. Agora, em sua primeira defesa, o adversário será o turcomeno Dovletdzhan Yagshimuradov, que tem quatro vitórias em igual número de aparições no ACB, todas por interrupção. Este duelo chegou a ser agendado para o ACB 79, em janeiro, mas Agnaev se lesionou e Yagshimuradov nocauteou o brasileiro Luis Fernando Hulk para garantir seu posto de desafiante.

Mesmo entre os duelos que não têm um título em jogo, o card possui grandes confrontos, incluindo algumas potenciais eliminatórias. Beslan Isaev iria desafiar o cinturão meio-médio contra Mukhamed Berkhamov, mas, após uma lesão do campeão, recebeu como adversário o brasileiro Ciro Bad Boy. No peso leve, um combate de muita importância acontecerá entre o ex-desafiante Ali Bagov e Toninho Fúria, que aceitou a luta com pouco tempo de preparo depois de Eduard Vartanyan romper o ligamento cruzado anterior. O vencedor estará bem posicionado para encarar Abdul-Aziz Abdulvakhabov pelo título da categoria.

No restante do evento, vale ficar de olho no ótimo embate entre Murad Machaev e Mukhamed Kokov, no explosivo duelo entre Akop Stepanyan e Arman Ospanov, na luta entre Rasul Shovalov e Andrey Koshkin e na estreia de Georgi Karakhanyan diante de Alexey Polpudnikov.

Confira o card completo do ACB 86:

Disputa de cinturão peso pena: Marat Balaev vs. Yusup Raisov
Disputa de cinturão peso mosca: Askar Askarov vs. Rasul Albaskhanov
Disputa de cinturão peso meio-pesado: Batraz Agnaev vs. Dovletdzhan Yagshimuradov
Peso meio-médio: Beslan Isaev vs. Ciro “Bad Boy” Rodrigues
Peso leve: Ali Bagov vs. Gleristone “Toninho Fúria” Santos
Peso pena: Mukhamed Kokov vs. Murad Machaev
Peso pena: Akop Stepanyan vs. Arman Ospanov
Peso leve: Andrei Koshkin vs. Rasul Shovhalov
Peso pena: Georgi Karakhanyan vs. Alexey Polpudnikov
Peso meio-médio: Sharaf Davlatmurodov vs. Gadzhimurad Khiramagomedov
Peso médio: Muslim Magomedov vs. Asylzhan Bakhytzhanuly
Peso pena: Abdul-Rakhman Temirov vs. Denis Alagoas
Peso leve: Denis Kanakov vs. Abdul Azim Badakhshi